10 março 2014

Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe, de Benjamin Alire Sáenz

Comecei a ler Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe com a certeza que iria gostar do livro e cheia de expectativas, apesar de não saber muito sobre o livro. E Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe não só se provou melhor do que eu esperava e meu primeiro favorito do ano como também o livro mais lindo já li.

A história se passa nos anos 80 e conta a história do Aristotle, Ari é um garoto introspectivo de 15 anos que está confuso e deprimido, mas ele não sabe exatamente o porquê dele estar assim. E tem o Dante, que tem uma personalidade totalmente oposta a do Ari, mas mesmo assim quando eles se conhecem, tornam-se melhores amigos. É complicado falar sobre a história deste livro, mas ela é basicamente sobre a vida de um garoto de 15 anos que está se descobrindo e descobrindo os mistérios a sua volta.

Uma das melhores coisas deste livro é a escrita, ela é simples, mas ainda assim é tão linda e poética. Benjamin Alire Sáenz escreve de uma maneira viciante que te prende no livro desde o começo e te faz se importar de verdade com os personagens.  

É um livro que eu não conseguia parar de ler porque ele é muito viciante, mas ao mesmo tempo eu não queria termina-lo porque sabia que iria sentir falta dos personagens e da história. Este é sem duvida um livro que eu estou ansiosa para reler.

Outra coisa que me surpreendeu e me deixou ainda mais encantada pelo livro é que os personagens e os relacionamentos são muito reais. O Aristotle é um personagem bem real, ele tem falhas, duvidas e ele é até um idiota ás vezes, mas isso não nós faz odiar o personagem e apesar disso ele é de longe um dos meus personagens favoritos. A amizade do Ari com o Dante é uma das amizades mais lindas que já vi, o modo que ela se desenvolve e afeta eles é simplesmente lindo e adorável em muito momentos. É um livro em que eu gostei de todos os personagens e achei todos muito bem construidos.
 
Um diferencial deste livro e uma das coisas que mais gostei foi a relação dos personagens com seus pais. As relações familiares neste livro é algo muito poderoso. Tanto os pais do Ari quanto os do Dante são muito presentes na história, bem diferentes e ótimos pais.

O final é muito bonito, não decepciona e me deixou com uma sensação de felicidade. Este foi o primeiro livro que li em inglês e achei a leitura bem fácil. A capa é muito linda, ela é ainda mais maravilhosa pessoalmente e tem tudo a ver com o livro. Este livro vai ser lançado aqui no Brasil em abril pela editora Seguinte, então assim que o livro ser lançado, comprem ele!

Enfim, este é um livro que me marcou muito e virou um dos meus livros favoritos da vida, este é sem dúvida um livro muito especial que eu recomendo para todos, é um livro apaixonante que me fez rir, quase chorar e que vale muito a pena.

Título: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers 
Páginas: 368

7 comentários:

  1. Oi :)

    Se não me engano a Intrínseca irá publicar esse livro este mês e você não tem noção na minha empolgação, ficarei aguardando. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Yara
    li nao me lembro aonde, que esse livro será lançado pela cia.
    A sinopse me lembrou muito vagamente As vantagens de ser invisivel. Fiquei muito curiosa, ainda mais por você ter tido que foi o favorito da vida, então a expectativa agora é grande.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Yara! Que delicia de resenha, fiquei totalmente encantada pela maneira que você falou da história, não vejo a hora de ter este livro aqui, a Seguinte vai lançar em breve, assim logo mais irei me encantar também.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser bom.
    Vou anotar a dica.

    bjos

    http://blog.vanessauseroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara, eu nunca tinha visto nada sobre o livro, nem sabia que seria lançado por aqui. Fiquei curiosa pela história, do modo como você comentou, mas estou um pouco frustrada com essas histórias de adolescentes, que têm sido bem superficiais ultimamente. Pelo jeito, este é um pouco diferente, tomara que eu tenha oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu reconheci a capa e conferi que no catalogo da Seguinte a sinopse. A capa é muito linda e o fato do livro ser emocionante me despertou o interesse. Quando lançarem por aqui, vou procurar ler sim. Gostei da resenha. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. Tô levemente desesperada por esse livro!

    ResponderExcluir