04 dezembro 2014

O Começo de Tudo, de Robyn Schneider

Ezra Faulkner é o garoto mais popular da escola e é o capitão do time de tênis da escola. Até que em um acidente de carro, por causa de um motorista irresponsável, sua perna é destruída e com isso, ele perde sua namorada, vida social e sua carreira no esporte. 

Quando Ezra se vê sozinho, ele é acolhido e tratado normalmente pelo Toby, que era seu melhor amigo na infância e com quem ele não falava há muito tempo já que ambos seguiram caminhos completamente diferentes com Ezra sendo o garoto mais popular e Toby como o nerd. Ezra então passa a frequentar a mesa dos nerds.

O livro é narrado pelo Ezra e a escrita da Robyn Schneider é muito fluida e agradável, a leitura é rápida e envolvente. O começo de tudo é um YA que se destaca, no livro temos momentos muito divertidos, muito sarcasmo e ironia, mas também tem mudanças necessárias e desconfortáveis, vários obstáculos e questionamentos dos personagens. O livro consegue ter uma sintonia muito bem feita entre esse humor e o drama, é aquele típico livro sobre o período da adolescência com uma cadeia de eventos interessante, mas ele é bem realista em vários momentos e apresenta diversos altos e baixos proporcionados pela vida.

Apesar de eu ter amado o livro, ele não é perfeito! Os personagens de Robyn Schneider são incríveis, mas em alguns momentos eu senti que ela errou a mão e acentuou um pouco demais os estereótipos. Esses tais estereótipos quando muito presentes e convenientes me irritam, mas os senti sendo usados de maneira mais suave neste caso, porém o livro se sairia melhor sem eles. Outra coisa que me incomodou um pouco foram alguns acontecimentos que me pareciam bem forçados, e isso talvez exija um pouco de suspensão de descrença dos leitores.

Uma das partes mais legais do livro para mim são os personagens porque os adolescentes são adolescentes e não são chatos! Apesar de alguns estereótipos, os personagens são bem legais e facilmente qualquer um pode se identificar com um deles ou com cada um. Ezra é um personagem cativante e é interessante ver o desenvolvimento dele durante o livro.

O grupo de nerds com os quais o Ezra começa a fazer amizade são bem legais e eu fiquei o livro todo querendo fazer amizade com eles. Deste grupo, os personagens que mais impactam a vida de Ezra são o Toby e a Cassidy. O Toby é um personagem bem divertido e cortês. A Cassidy, o interesse amoroso do Ezra, é a misteriosa garota nova da escola e eu gostei bastante dela, ela é divertida e toda a aura de mistério criada em torno dela é bem interessante.

Outra coisa que eu adorei no livro é que ele é cheio de referencias pop e do mundo nerd! O final é bom, ele pode desagradar vários leitores, mas para mim foi um bom fechamento para um bom livro.

O começo de tudo me divertiu muito durante a leitura, tem uma escrita despretensiosa, personagens bacanas e uma estória sincera. Recomendo muito a leitura a todos, principalmente aos leitores que gostam de YA e John Green.

Título Original: The Beginning of Everything
Autora: Robyn Schneider
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

8 comentários:

  1. Oi Yara! Adorei saber seu ponto de vista, após ler a resenha formei uma nova opinião sobre o livro, fiquei muito animada, gosto de tramas com personagens adolescentes, mas muitas vezes os mesmo são cansativos e fúteis, mas aqui você cita que são bem legais e isso é positivo.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, e agora fiquei com uma vontade enorme de conhecer a escrita de Robyn.
    Adorei sua resenha, muito bem detalhada. E seu blog é lindo!
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas parece ser bem bacana e os comentários sobre ele são interessantes.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tenho esse livro aqui em casa
    Mas me falta tempo para ler
    Tem muitos na lista, mas gostei bastante da resenha
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente AMO esse livro. Foi um dos melhores que li esse ano.
    O Ezra é o meu amorzinho. E adoro o Toby. A Cassidy achei meio blé, mas gosto dela mesmo assim.
    Adoro o sarcasmo, a ironia, o humor, a catástrofe, tudo.
    Sim, tem esteriótipos, mas não chegaram a me incomodar. :)


    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. É muito difícil achar uma obra perfeeeeeita em todos os detalhes, mas pelo menos essa agradou você e em alguns pontos desagradou, o que acho normal. Mas fiquei bem curiosa para conhecer o livro

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Lembro desse livro quando lançou, mas acabei nem dando bola. Gostei da sua resenha e até me interessei pelo livro. Gosto de YA nesse estilo, e realmente, pela sua resenha a trama me pareceu algo que o John Green escreveria. Fica anotada a dica para futuras leituras.

    Beijos!
    http://leituradavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me interessei muito por esse livro, mas ainda não pude começar a leitura. Sua resenha é a segunda apenas que leio dele e as duas que li falam muito bem da leitura. Espero poder ler nas férias <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir