23 julho 2015

Não Sou Uma Dessas, de Lena Dunham


Lena Dunham é mais conhecida por ser criadora, roteirista e protagonista da série Girls da HBO. Comecei a ler Not That Kind of Girl sem saber o que esperar, tudo que tinha em mente era que estava na vibe de ler biografias e que poderia aprender algo com a Lena e de fato, aprendi.

A autobiografia fala de suas impressões, histórias e sentimentos de quando era criança até os dias atuais. O livro é dividido em partes como Amor e Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e a Big Picture. Nunca vi nenhum dos filmes da Lena Dunham, só vi a série Girls, mas posso dizer que mesmo antes de ler sua biografia, gosto muito Lena Dunham apesar de nem sempre concordar com o que ela diz.

Uma coisa que dá para se notar mesmo na série Girls é que a escrita de Lena Dunham é muito sincera e fala de vários assuntos com aparente naturalidade. Uma das coisas que gostei muito no livro foi justamente essa sinceridade! A escrita da Lena é bem simples e agradável, parece que estamos lendo seu diário, ela é bem honesta durante todo o livro e não tem pudores, ela fala com tranquilidade sobre assuntos como estupro, morte e sexualidade.

Mesma a leitura sendo muito agradável, me senti bem confusa conforme Lena Dunham ia contando suas histórias, ela está falando de uma história e então falava sobre outra coisa que parecia fugir um pouco do assunto proposto por ela. Além disso, em várias partes, ela é um pouco egocêntrica demais.

Porém, além de egocêntrica, Lena também é muito criativa e o livro é bem divertido. Ela faz listas bem divertidas, conta história bem legais e fala sobre suas experiências sem medo de se expor. Gostei muito quando ela fala mais sobre seus sentimentos, sua dieta e principalmente sobre a aceitação do corpo. Ela fala muito sobre descobrimento do corpo, relacionamento com garotos, amizades e sexualidade, e tudo isso de uma maneira divertida.


Assim como Yes Please da Amy Poehler, eu ouvi ao audiobook narrado pela própria Lena Dunham e foi uma experiência muito legal e que tornou o livro ainda mais divertido e pessoal. Me identifiquei em alguns momentos e histórias e acho que muitas pessoas também podem se identificar com os sentimentos dela.

O livro tem suas falhas, mas suas qualidades conseguem ficar acima das falhas, afinal Lena Dunham e seu livro são interessantes. É um livro que recomendo, principalmente para mulheres, mesmo as mais jovens.


Título Original: Not That Kind of Girl
Autora: Lena Dunham
Editora*: Random House
Páginas: 288

* Lançado no Brasil pela editora Intrínseca

3 comentários:

  1. Oie Yara =)

    Acredita que eu nunca vi o seriado Girls? Não sei a temática dele não me atrai muito...
    A meninas que trabalha comigo leu esse livro e curtiu bastante, eu confesso que não é o tipo de leitura que me chama a atenção, mas não deixa de ser interessante.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Conhecia o livro de vista, ele cahama atenção pelo nome da autora Lena que é o apelido da minha mãe RSrs e pela sua resenha pude saber mais desse livro ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Conheci a Lena através do seu livro e depois fui assistir a série. Gostei de ter lido essa 'biografia' antes, vi muita coisa da vida da Lena em algumas cenas de Girls. Não sei se achei ela meio egocêntrica, mas confesso que também sou ás vezes, então a perdoo por isso. haushau' Gostei muito do livro e do que ela quis transmitir nos narrando suas histórias, algumas bizarras, e escrevendo-as num tom de conversa, o que deixou a leitura mais confortável <3
    Que bom que gostou da leitura, mesmo com as falhas do livro.

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir