21 janeiro 2012

Em Chamas (Jogos Vorazes #2) - Suzanne Collins


TítuloEm Chamas (Catching Fire)
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN9788579800641
Páginas: 413

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

Contém spoilers de Jogos Vorazes.

Bom, contém o aviso de spoiler de Jogos Vorazes, mas a sinopse já é um baita spoiler do livro anterior haha; Mas, vamos ao que interessa. Começando a resenha super perdida em palavras e por outro lado também tentando encontrar palavras suficientes para elogiar o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes. Se em Jogos Vorazes, eu não conseguia parar de ler por uma curiosidade que vai consumindo, Em Chamas então, atropelei o livro rs, mas é sempre aquela história de “só mais um capitulo”.

Esse livro, como em Jogos Vorazes é escrito em primeira pessoal, narrado pela Katniss. E eu devo dizer que a Katniss ainda é a minha heroína/personagem preferida, mas teve momentos nesse livro que eu realmente fiquei com raiva dela, seja pelos seus pensamentos ou ate mesmo por algumas ações dela, porque apesar dela ter ganhado os jogos vorazes, ela ficava toda hora reclamando. Eu gostei bastante do enredo e dos personagens novos que apareceram e principalmente dos desenvolvimentos de alguns dos personagens.
O livro começa com a Katniss e o Peeta já no Distrito 12, depois de serem vitoriosos na septuagésima quarta edição dos jogos vorazes, já na Aldeia dos Vitoriosos. O livro começa meio lentinho, meio que parado, mas ai quando a ação começa, não para mais. A sequência de fatos é uma coisa fascinante e que deixa o leitor sem fôlego, o que já é proporcionado pela narrativa que é incrível.

Não tenho o que reclamar deste livro, eu o achei superior a Jogos Vorazes, mas ainda assim eu prefiro Jogos Vorazes (Dá para entender? Haha). E eu também tenho que falar que aconteceu uma coisa com o Cinna, o estilista da Katniss (Ah, isso não um spoiler tão grande, certo? E eu estou me segurando de verdade para não falar o aconteceu de fato rs) que me deixou muito triste, bom o meu primeiro sentimento foi de revolta e ai depois eu simplesmente fiquei triste, porque ele é um personagem que eu gosto muito, e eu também achei muito interessante o modo como ele passou de estilista á o único amigo de Katniss na Capital.

E o final? Surpreendente. Apesar de eu esperar uma coisa mais ou menos assim, eu meio que fiquei bastante surpresa e impressionada  com o final, e logo depois de ler o final, só uma coisa me ocorreu na mente, eu preciso ler o próximo livro! Não imaginava que ficaria assim tão sedenta para ler o próximo. Como puderam perceber, esse livro é super recomendado, aliás, a trilogia é super recomendado, apesar de não ter lido Mockingjay (A Esperança, no Brasil), mas eu tenho certeza de que não vou me decepcionar. 


3 comentários:

  1. Legal a sua resenha, eu particularmente adoro a Katniss e apesar de tudo eu entendo as atitudes dela, afinal passar pelo que ela passou não é nada fácil, né?

    Eu também prefiro Jogos Vorazes ainda haha' Mas A Esperança é muito bom também viu *-*

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro embora eu ainda prefira o primeiro.. não sei porque mais o JV - que é o inicio de tudo - me chocou mais sabe.. Claro que Em chamas também é bom mas se eu fosse escolher o meu preferido seria JV.
    Agora só digo uma coisa. Prepare-se porque Mockingjay é tensão do início ao fim. Eu também achava que não iria me decepcionar e todo mundo dizia que era péssimo e tal. Não nego que a autora foi genial mas eu sinceramente não gostei do livro..
    Mas vou esperar pra ler sua resenha e ver o que você achou :)

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI Yara, aqui é a Jooh de Uma menina leitora, aceito sim a parceria, vou colocar seu banner no meu blog e vc faz o mesmo, ok? Muita sucesso para seu blog...bjs!
    http://umameninaleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir