08 fevereiro 2012

O Beijo das Sombras (Academia de Vampiros #1) - Richelle Mead


Título: O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Classificação: 4/5
Páginas: 319

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


Bom, o que falar desse livro?  Primeiro tenho que começar a dizer que a mitologia sobre vampiros usada neste livro é super diferente das que eu estou acostumada (não que eu conheça muita, mas diferente haha). Bom, primeiro você tem que ficar cientes que existem dois tipos de vampiros na história: Os Moroi (vampiros do “bem”) e os Strigoi (vampiros do ”mal”), e também os dampiros (Dhampir) que são meio vampiros e meio humanos.


Surpreendente! Essa foi a palavra que apareceu na minha cabeça assim que terminei de ler “O Beijo das sombras” , como já disse antes, ele é um livro com uma mitologia sobre vampiros muito diferente da conhecida e acho que isso já me deixou muito encantada com esse livro. Tudo que conseguia pensar era o quanto esse livro é bom, e fiquei tipo “PORQUE NÃO LI ESSE LIVRO ANTES?”. Mas, sou obrigada a dizer que ele não é um livro super maravilhoso, ai perguntam, então porque toda essa agitação? E eu respondo por que esse livro é muito bom. É porque esse livro como todo livro, tem lá seus defeitos, mas os defeitos não estão em numero maior que as qualidades, na verdade estão em um numero quase inexistentes, mas mesmo os defeitos devem ser comentados e eu só achei um defeito neste livro, que é: A história, apesar de ser muito boa e original, é arrastada.

O livro é em primeira pessoa, narrado pela Rose Hathaway. A história é super original, mas ao decorrer do livro, ela meio que se arrasta e é meio lerda, não sei se isso é feito para criar um suspense a mais ao livro, mas isso foi a única coisa que me desagradou neste livro. Bom, na história, o enredo e a sequência de acontecimentos me deixaram intrigada e muita curiosa porque você fica se perguntando por que isso está acontecendo, o que te deixa preso ao livro e ai fica difícil parar de lê-lo haha. Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a narrativa, a Richelle Mead escreve de um jeito tão simples e tão sensacional ao mesmo tempo, o que me fez gostar ainda mais do livro e o que torna a leitura tão gostosa. A história e a narrativa da Richelle Mead formaram uma “dupla” tão boa que se torna impossível parar de lê-lo.

Os personagens desse livro são incríveis! Eu amei a Rose, a achei uma personagem forte e muito bem construída que eu acho que ao longo da série vai ter um desenvolvimento que vai chegar a deixar o leitor orgulhoso haha. Gostei muito da Lissa e do Christian, são personagens tão fofos que te fazem torcer por eles desde o momento em que aparecem. Assim como adorei a Rose, adorei o Dimitri, ele é um personagem incrível, além disso, ele e a Rose formam um dos casais mais lindos de livros que já li.

O final é surpreendente. No final, tudo é revelado e jogado na cara do leitor, ai nessa hora você entende porque aconteceram certas coisas, descobre quem é quem de verdade. Enfim, fiquei muito surpresa com o final e adorei o final.

É uma leitura super recomendada que te proporciona uma leitura fácil, mas ao mesmo tempo viciante e que te deixa boquiaberta com o final e com algumas partes. E em minha opinião, você pode tanto amar tanto quanto odiar esse livro, porque ao mesmo tempo em que vi criticas negativas, já vi muitas positivas, mas é claro que existe um meio termo haha, mas, eu sou uma das pessoas que amou e eu recomendo muito esse livro.



6 comentários:

  1. olá!!!
    confesso que já estou um pouco cansada de vampiros, mas como tu gostou tanto e tua resenha ficou ótima, talvez eu dê uma chance para ele!!!

    beijão
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  2. Eu adoooooro essa série! Adorei ela pelos personagens e pela diferença na mitologia usada . Eu gosto de coisas diferentes =D

    Corra para ler o resto da sérieee!


    Bjs

    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Também me veio na cabeça SURPREENDENTE quando li esse livro. Ele é ótimo, assim como toda a série. É um livro de uma fantasia muito usada nos dias de hoje, porém, com uma ideia diferente. Enfim, eu adorei. Todos os personagens me chamaram atenção de alguma forma, hehe.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Garanto que a série só melhora. Depois do terceiro, fiquei viciada.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Olha, eu não sei bem como opinar porque nunca tive a chance de ler esta série, embora todos comentem de forma positiva sobre a mesma, e eu geralmente adoro conferir livros com essa temática. Ainda não me senti impactada, mas quem sabe um dia eu leia, não é? :) Em todo caso, sua resenha está ótima! Além de bem escrita, explana de forma clara sua opinião... adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, comprei os três primeiros livro dessa série já faz um bom tempinho, porém até o momento ainda não tive tempo de lê-los. Sua resenha me deixou bem curiosa, gosto bastante quando a narrativa e a estória são boas.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir