01 abril 2012

Jogos Vorazes


Este post contém alguns poucos spoilers do livro Jogos Vorazes.

Apesar de eu não me achar à pessoa exata “criticar” um filme, isso porque ás vezes eu não consigo escolher as palavras certas ou até mesmo analisar no sentido técnico, mas eu tento haha (não que eu seja a pessoa exata para resenhar um livro, é que quando falo de livros, as palavras simplesmente fluem haha), mas gosto muito de assistir e falar sobre filmes e posso até dar algumas dicas, mas, apesar disso tudo hoje eu estou aqui simplesmente para expressar a minha humilde opinião sobre o filme Jogos Vorazes, porque além de eu estar louca para falar o que achei do filme, que tipo de fã eu seria se não comentasse sobre o filme haha?

Aproveite e leia a resenha da trilogia: Jogos VorazesEm Chamas e A Esperança.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman.
Duração: 142 min. Direção: Gary Ross Distribuidora: Paris Filmes.
Sinopse: Jogos Vorazes se passa um futuro distante, depois da extinção da América do Norte, quando sua população é dividida em 12 distritos.
Todos os anos nas ruínas de onde outrora fora a América do Norte, a nação de Panem força cada um de seus doze distritos para enviar um menino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes. Parte entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os Jogos Vorazes são um evento televisionado em que os "Tributos" devem lutar um contra o outro até que um sobrevivente permanece.
Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.



Com muita expectativa e felicidade fui assistir Jogos Vorazes no dia da estréia, e preciso dizer que apesar de algumas coisas no filme que me irritaram bastante, sai da sala de cinema bem feliz e devo dizer que eu amei o filme. O filme é muito bom e uma das melhores adaptações cinematográfica que já assisti, mas ainda assim, claro, o livro é superior ao filme (oh, really?).

Apesar de eu ser muito fã da trilogia e ter amado o filme, tenho que ser sincera e dizer que o filme peca em alguns pontos. Um desses pontos, em minha humilde opinião e como muitas pessoas comentaram também, são os efeitos especiais que pareceram muito mal feitos e até mesmo rápidos, como se fosse para ninguém perceber. E o que me decepcionou bastante também foi as cenas de morte, confesso que esperava bem mais sangue e violência nas cenas de morte, mas gostei bastante de algumas das cenas, mas a que eu mais gostei mesmo foi a cena da morte da Clove, que foi mais ou menos como imaginei.


Várias pessoas reclamaram que a câmera treme muito, e realmente treme, mas confesso que gostei da câmera tremendo, eu acho que essa tremedeira da câmera até deu um ar mais real ao filme. O filme foi bem explorado, bem direto e deu para todo mundo entender no quesito político, o que, em minha opinião, era o que devia mesmo ser mais explorado. E um dos prazeres que esse filme proporcionou também foi nós vermos além da Katniss, como por exemplo, o levante que teve do Distrito 11(não tenho certeza, mas acho que é no 11 haha), já mostrando o que virá no próximo filme. Já no assunto dos personagens, acho nem preciso dizer nada sobre a atuação perfeita da Jennifer Lawrence, se eu tinha alguma dúvida dela como Katniss, a atuação dela me deixou de queixo caído e provou que ela foi a escolha perfeita para Katniss. Como o Cinna é um dos meus personagens favoritos, fiquei muito feliz com a atuação Lenny Kravitz. E o Woody Harrelson como Haymitch também não decepcionou, provando o quanto é talentoso. Resumindo tudo, achei o elenco escolhido ótimo, dando destaques é claro aos que citei a cima, ao Stanley Tucci e á química entre a Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, que confesso que vendo os vídeos, pensei ser inexistente, mas ao assistir o filme, levei uma sambada na cara e vi o quanto estava errada haha.


A relação da Rue com a Katniss no filme é bem curta, mas acho que passou a emoção desejada e fiquei tão triste com a cena do filme quanto fiquei com a cena do livro. Bom, resumindo é um filme ótimo e eu estou mais do que ansiosa para assistir Em Chamas, que em minha opinião o filme será ainda melhor. E pessoas que não assistiram ao filmes ou não leram o livro, leiam o livro e assistam o filme, vale realmente à pena. E vocês, já assistiram? Gostaram?




Happy Hunger Games! And may the odds be ever in your favor!

15 comentários:

  1. Devo ser a unica pessoa na terra que ainda não assistiu >: mas dessa semana não passa!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu ainda não li o livro e por isso tenho evitado ler sobre o filme e assistir trailer e reportagens, mas como está muito na mídia, essa minha tentativa tende a falhar. UAHAUAUHUAUHA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Ei, assisti o filme este final de semana e acho que posso dizer que minha opinião se assemelha com a sua. Gostei, de maneira geral, da adaptação, acho que não foi muito frustrante, pelo menos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eu gostei bastante do filme, não pude aproveitar tanto por causa da gritaria dos fãs, mas pretendo assistir novamente para dar um parecer mais crítico (porque na hora a emoção falou mais alto rs)
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não li seu post porque não quero nenhuuuuuum spoiler nem do filme, nem do livro. Estou esperando o meu chegar e quero ser surpreendida u-u HUAH.
    Minhas expectativas para os dois estão bem altas; espero gostar!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Esse filme\livro só ta me deixando ainda mais ansiosa pra ver ou ler rs.
    Não se fala em outra coisa há não ser nesse filme, pretendo ver logo!
    Tem post novo no blog, dá uma passadinha lá? ^^
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oiii *-* haha, eu tbm assisti na estréia e AMEEEI! Hahaha, eu concordo com você em alguns pontos (principalmente dos efeitos especiais), mas a questão do sangue e violência (que com certeza deveria ser maior pra ser igual no livro -mas é adaptação né) eu entendo que não poderia ter tanta porq se não teriam que aumentar a classificação indicativa e isso não faria a bilheteria ser tão alta, HIAUSEHIAUHSE. Fato que eles não fazem os filmes para deixarem os fãs felizinhos e sim por dinheiro então é compreensível, rs. Mas só o que me deixou boladinha (kkk) mesmo foi a mudança do final, você saaabe do que eu to falando, ashoeiashease . os dois fatores lá que eles tiraram ç_ç rs. Mas enfim.. supero... rs

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Você foi perfeita ao julgar o filme... não tenho nem mais o que comentar...
    Mas eu não gostei do Peeta... achei ele tão sem sal..
    E o final, parece que eles correram muito, não... esperava muito mais do final do filme =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, então eu li o livro e assisti o filme e tenho que dizer que saí da sala de cinema de boca aberta, sem palavras. O filme é ótimo? Sim. Em comparação com um livro? Não consigo montar uma opinião a respeito. Eu simplesmente não consigo comparar os dois, é possível isso? Mas acho que faltou muitas cenas e diálogos interessantes no filme, o que é compreensível é claro.
    Enfim, adorei a postagem!
    Quando puder, dá uma passadinha lá no blog.
    Beijos.
    http://serietrinita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii...
    Não li os livros e não vi o filme... e nem vou querer saber de JV tão cedo.
    Sim, não quero saber, tipo pq virou modinha, assim que a poeira baixar, mais baixar bem eu vou correr atras do tempo perdido :)
    Beiijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito do filme! Não li o livro, mas por causa das resenhas que li, acabei por saber a base do enredo antes de ver o filme.
    E posso dizer: eu gostei muito! Algumas partes me irritaram, como as cenas tremidas, mas fora isso... gostei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei o filme! Lógico, o livro quase sempre é melhor, o que acontece nesse caso, mas ainda assim devo dizer que é uma das melhores adaptações cinematográficas que já vi. A autora trabalhando como roteirista só podia dá nisso; fiquei tão feliz por não terem estragado o livro =)
    Concordo com você, a Jennifer é perfeita como Katniss e também gostei da escolha de todos os outros atores para seus respectivos personagens. Mas sinceramente, não senti falta de sangue, muito pelo contrário, acho que o filme foi muito bem sucedido em mostrar todo o horror sentido, sem precisar apelar para cenas muito chocantes - digo muito, porque chocante em si ele já é, por tratar-se de adolescentes matando uns aos outros - mas entendo o seu ponto de vista.
    Agora estou louca para ler Em Chamas, será um dos próximos com certeza. Também gostei muito da química entre a Jen e o Josh!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ei!

    Eu também adorei o filme *-* Não tinha amaaado o primeiro livro, mas assim que saí do cinema corri para ler o segundo - e não me arrependi nem um pouco!
    A atriz que fez a Katniss também me surpreendeu. Eu não tinha curtido muito ela, mas não poderiam ter arrumado uma Katniss melhor! *-*
    Enfim, estou louca louca para ver Em Chamas (que parece que será lançado só em novembro do ano que vem :/) *o*

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não li tudo porque ainda não li os livros e pretendo fazer isso em breve! Mais gostei muito do post...
    Quero assisti também o filme, mais o tempo tá curto!!!! Tá todo mundo adorando. Preciso ir logo!!!! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li o livro mas não consegui resistir e vou ao cinema hoje a noite mesmo.. quero muito assistir! Mas assim que assistir, vou ler o livro e depois voltar e assistir outra vez.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir