05 agosto 2012

O Hobbit - J.R.R. Tolkien


Título Original: 
The Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: 
WMF Martins Fontes
Páginas:  297
Nota: 5/5



Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.


Essa é sem sombras de dúvidas, umas das resenhas mais difíceis que eu já escrevi e tenho quase certeza de que não conseguirei mostrar ou explicar o quanto eu adorei esse livro. Vale ressaltar também que eu nunca havia lido nada do Tolkien, e depois de ler O Hobbit, eu percebi o que estava perdendo até então

"Numa toca no chão vivia um hobbit..."

Há vários pontos que destacam O Hobbit como um dos meus livros favoritos, e um deles é o enredo da aventura de Bilbo Bolseiro, que é fantástico. O livro é cheio de vários acontecimentos, há muitas aventuras, perigos, momentos de tensão e o livro ainda por cima é muito divertido por ter um lado cômico também. Outra coisa que me agradou muito foi a narrativa do Tolkien, antes eu estava bem receosa quanto a isso, mas a escrita do Tolkien é incrível, flui de uma maneira muito natural e muito envolvente. Mas ao mesmo tempo em que a estória é genial, o livro é escrito de uma maneira bem simples.

O personagem principal é o Bilbo Bolseiro, e eu devo dizer que eu adorei o Bilbo, ele é um fofo e no começo da aventura ele é muito relutante e está sempre querendo voltar para a sua confortável casa, mas durante a aventura com os 13 anões e Gandalf,  ele se torna o herói do livro e encontra o anel, que mais tarde desencadearia outra grande aventura em O Senhor dos Anéis, e tudo isso porque ele saiu de sua zona de conforto. Gostei muito dos outros personagens, dos 13 anões, do Gandalf e tantos outros.

"Há muitas coisas boas em você do que você sabe, filho do gentil oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida carta. Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouro, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!" - 281

Eu recomendo muito esse livro, sem hesitar, é uma estória cheia de aventuras que é cheia de seres da Terra-Média como trolls, orcs, wargs e elfos. É uma aventura imperdível, uma estória espetacular com ótimas descrições de cenários, rica em detalhes e com situações engraçadas, e, por favor, não dispensem essa leitura só por ouvirem dizer que a narrativa do Tolkien é cansativa (eu pelo menos, já ouvi muitas pessoas falarem isso) porque ela é longe de ser cansativa, pelo menos neste livro.

Este livro se tornou umas das minhas melhores leituras deste ano. A narrativa é bem fluente e gostosa de se ler, me arrisco a dizer que é como se o Tolkien estivesse conversando com o leitor. Bom, este livro está mais do que recomendado para todos, principalmente para quem gosta de livros de aventuras.

28 comentários:

  1. Tô bem curiosa com esse livro. Gostei bastante de Senhor dos Anéis!

    ResponderExcluir
  2. oi querida,
    uma duvida: O Hobbit precede o Senhor dos Aneis ou é depois?
    tenho muita vontade de ler os 2, ou melhor, os 4 hehehe
    boa semana.
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dud's Sparrow, então, a estória de O Hobbit acontece antes dos acontecimentos de O Senhor dos Anéis. Em O Hobbit, mostra como o Bilbo encontrou o anel, mas já vi pessoas que leram O Senhor dos Anéis e depois leram O Hobbit e isso não influenciou na leitura. Ainda não li O Senhor dos Anéis, mas estou louca para ler, quanto a O Hobbit, eu recomendo que leia sim :D
      Beeijos.

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler! Eu comecei a ler O Senhor dos Anéis uns anos atrás e não gostei, achei a narrativa muito parada e detalhista demais, daí não consegui sair dos primeiros capítulos, mas quero tentar de novo,e quando tiver oportunidade quero ler O Hobbit.
    Beijos
    territorio-pop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, ficou ótima e olha que não faz o meu gênero de leitura, mas me atiçou a curiosidade :D

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, confesso. Mas até hoje ainda não tinha criado coragem. Porém a sua resenha me deixou mega curiosa, nunca li nada desse autor e tenho grandes expectativas em relação as obras dele. Pretendo ler esse livro o mais rápido possível. Enfim, ótima resenha:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  6. A reseeenha ta mtmto booa amre, paraabeens!
    mais não gosto mtmtto desse gênero de leitura! prefiro romances e mtmtmtmta magiaa! :D uui adoro! bjbjssss boa semana :D

    blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro, mais morro de vontade e sua resenha só fez aumentar.
    Ai meu bolso hahahahahaha
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Realmente, falam muuuuuuuito bem desse livro! Acho que eu tenho algum problema mental, mas enfim. Tinha comprado a coleção inteira do Tolkien numa promoção e acabei dando pro meu namorado, pois não conseguia ler de jeito nenhum. Mas, quem sabe um dia, eu consiga, pois dizem que é incrível! *O*

    Seguindo aqui!

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Eu sempre vi resenhas positivas para esse livro e para os outros do Tolkien, mas eu realmente não gostei de Senhor dos Anéis e acho melhor nem tentar esse. Mas quem sabe um dia, né? Nunca diga nunca q Enfim, que bom que super gostou, cinco estrelinhas *-* Adorei a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro que tivesse a ver com o Senhor dos Anéis, mas amo a história pelos filmes que são demais.

    Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sempre tive bastante vontade de ler algo do Tolkien, mas não tinha coragem de começar pelos Senhor dos Anéis, porque né.
    Mas agora que você resenhou Hobbit, parece que a leitura fluiu bem para você, então ach oque vale a pena arriscar. Sei que são livros bons, mas o problema é que eu tenho medo de abandoná-los se tiverem a narrativa arrastada.
    Parabéns pela resenha,
    beijos

    Andressa
    Um dia a cada Livro
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  12. Hey
    Ah tenho super vontade de ler os livros
    Sou apaixonada pelos filmes... e estou ansiosa pelo Hobbit.

    Deve ser magnifico ler ... dá para imaginar direitinho haha

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    ainda não li nenhum livro da série O Senhor Dos Anéis, nem a trilogia de O Hobbit, mas tenho muita vontade de ler! Depois da sua resenha, ficou claro que eu preciso ler logo todos eles! *o*

    Sou encantada por esse universo só de assistir os filmes, imagina só quando eu ler os livros, né?! -rs

    Resenha Maravilhosa! :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Preciso ler este livro, parece ser tão legal . Que estou querendo muito.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Yara, eu sempre vejo resenhas positivas sobre os livros do autor, mas tenho certo receio de ler e não gostar, então acabo deixando de lado. Acho que posso estar perdendo uma bela obra também, mas vou deixar para o momento certo ;)
    A resenha ficou ótima.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de livros de aventura, mas acabo nem lendo muitos deles :/ Claro que me interessei por O Hobbit, ainda mais depois de uma resenha toda positiva dele, e já que eu também não li nada do Tolkien até agora, seria um ótimo começo, pensei que teria algum impedimento de ler esse livro por que não li os livros de O senhor dos anéis.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  17. Eu estou querendo encontrar esse livro de qualquer jeito, mas os livros do Tolkien são tão carinhos, viu? :/ Eu queria ler mais livros nessa temática, mas está difícil, viu?
    Mas a dica já está mais do que anotada!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara, os livros do Tolkien realmente são carinhos, mas eu recomendo que você sempre dê uma olhada no submarino porque eles estão sempre fazendo promoções muito boas dos livros do Tolkien. Esse livro, por exemplo, eu paguei apenas dez reais.
      Beeijos!

      Excluir
  18. Acredita que tenho O Hobbit faz mais de um ano e ainda não li? Preciso ler antes que saia o filme!


    Olá!
    Estou passando no seu blog para divulgar o meu livro que será lançado agora em Agosto 2012! Quero me desculpar pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Infelizmente, nós, autores nacionais, ainda somos desvalorizados! Mas estamos sempre na luta e, se Deus quiser, esse fato será revertido!
    Gostaria de convidá-lo(a) a conhecer minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. É um romance voltado para a literatura jovem.
    Se puder, por favor, seria de grande ajuda que adicionasse ela em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Agradeço de coração pela sua atenção e tenha um ótimo dia! Já estou seguindo o seu blog com muito carinho!

    ResponderExcluir
  19. Curiosa demais para conferir o enredo... e tem o filme vindo por aí. :B
    Adorei demais! Nada realizar uma leitura que te deixe sem palavras... *o*

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu definitivamente tenho um desejo de ler toda a estória de O Senhor dos Anéis. Desde Harry Potter que não leio algo que me deixe atenta o tempo todo, que me faça devorar cada página ansiosamente e acho qe o J.R.R. Tolkien é capaz disso.

    Abraço; Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  21. Oi, Yara!
    A sua resenha está ótima e concordo com absolutamente tudo que você disse. Esse livro é incrível, é impressionante a capacidade que o Tolkien tinha de narrar maravilhosamente bem. A aventura não para, e logo após algum acontecimento incrível e surpreendente, seguia-se outro igualmente incrível e surpreende (quem consegue isso? Pouquíssimos autores), um escritor único e gênio - o homem criou até mesmo uma novo idioma, gente. Pode? haha
    Também discordo com o pessoal que diz que a narrativa do Tolkien é lenta, já ouvi muito isso da mesma forma que você. Para mim não poderia ser mais ágil e agradável. Acho que vai de cada um mesmo, mas sinceramente não consigo entender. O livro é maravilhoso e mal posso esperar para ver o filme no fim do ano! o/
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. O primeiro livro do Tolkien que eu peguei para ler foi O Silmarillion. Óbvio que eu não consegui chegar na metade e desisti. Aí minha amiga me disse que era o livro mais difícil dele. AGORA que ela me conta isso.
    Sua resenha super me animou a ler outra coisa dele, uma leitura mais leve. Vou tentar O Hobbit, principalmente que o filme sai no fim do ano ^^
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
  23. nem sei quantas vezes assisti a trilogia do senhor do anéis, mas sou muito fã.
    meu irmão tem os livros e pretendo lê-los logo.
    Adorei a resenha, realmente o Bilbo é uma graça.
    Resenha - Dança das Garotas Mortas - Rachel Caine.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro, mas pelo que puder ver deve ser bem legal mesmo! Sò de você falar que foi uma das melhores leituras do ano, já me deixou louca para ler!^^
    Beijinhos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ei Yara!

    Nossa, eu tenho uma preguiiiça de ler os livros do Tolkin... Eu amo épicos, mas tenho sérias dificuldades para ganhar ritmo na leitura :/
    Mas, sério, depois dessa sua resenha fiquei doida para ler! Assim que eu terminar as leituras dos livros que tenho aqui, pegarei O Senhor dos Anéis emprestado do meu irmão e começarei *-*

    Ah, eu vou na Bienal só no dia 19! Ouvi dizer que tem umas promoções muito boas nesse dia, e é o único dia que minha mãe pode ir comigo, senão eu teria que ir sozinha :/
    Isso, o livro do Stephen King que eu morro de medo é A Coisa mesmo! Cruzes, morro de medo de palhaços, rs #vergonha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  26. Ganhei essa obra no meu aniversário de uma amiga muito especial e estou louca para lê-la.
    Se possível, adoro as criações do Tolkien sem nem mesmo tê-las lido.
    Assim que terminar a leitura do momento, irei ler, pois essa resenha me deixou com mais vontade.

    Beijos. :3

    ResponderExcluir