18 setembro 2012

A Seleção (The Selection #1) - Kiera Cass


Título Original: The Selection
Autor: Kiera Cass
Editora: 
Seguinte
Páginas: 357
Nota: 2,5/
5

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.


Eu não sei ao certo como começar esta resenha, então irei começar falando que a capa deste livro é linda e que ela é o principal motivo de eu ter me interessado pelo livro logo de inicio. O livro foi uma grande surpresa para mim porque apesar da estória parecer ser muito boa e a capa ser linda, comecei a ler este livro sem expectativa nenhuma, o que deu muito certo, mas, é claro, teve coisas nos livro que me incomodaram um pouco.


Um dos maiores pontos positivos para mim, sem dúvidas, é a narrativa. A narrativa da Kiera Cass é muito envolvente, simples e direta. Eu nunca tinha lido nada parecido antes, então achei a estória bem original e envolvente, a parte distópica do livro ás vezes deixa há desejar um pouco, mas está bastante presente no livro, principalmente quando somos apresentados as catas, no livro, a sociedade é totalmente divida, existindo assim oito castas, sendo que as castas de número 4, 5, 6, 7 e 8, são as inferiores. Esse sistema de castas foi bem apresentado e eu o achei muito interessante, porém acho que isso poderia ter sido mais explorado.

Outra coisa que poderia ter sido bem mais explorada são os ataques dos rebeldes. O palácio é cheio de glamour, mas ás vezes acontece ataques de rebeldes ao palácio, só que isso é muito mal explorado e mal explicado, veja bem, esses ataques aconteciam, de certa forma, só para botar medo nos personagens e nos leitores porque nada acontecia de fato (e isso não é spoiler, certo?)

"- Eu devia saber que se umas das garotas fosse desobedecer a uma ordem seria você."

Quantos aos personagens, eu gostei deles, mas em certos momentos no livro, eu me irritei com todos porque todos eles têm seu próprio momento de burrice no livro. O livro é narrado em primeira pessoa, pela America. A America é uma personagem muito carismática, gostei muito do fato, de que quando ela foi para o castelo, apesar de ficar encantada com as coisas de lá, principalmente com a comida, ela não se deixou levar por causa disso, sabe? Ela não aceita esse sistema pelo qual a sociedade vive, mas guarda isso para ela. Eu gostei muito do Aspen, porém, em certos momentos, eu o achei muito orgulhoso, mas ele é tão fofo e legal que não dá para resistir haha, Quanto ao príncipe Maxon, bom, ele é um personagem adorável, eu simplesmente acho muito difícil alguém não gostar dele.

O final foi um dos pontos negativos do livro porque o final dele fica muito em aberto, muito incompleto. Eu entendi o que a autora quis fazer, que provavelmente foi nós deixar loucos pela continuação (e ela conseguiu haha), mas acho que ela poderia ter feito isso de outra forma.


"- A única pessoa que já abracei é minha mãe. Estou fazendo certo? - perguntou.  

Eu ri.
- É difícil errar um abraço."

No geral, o livro A Seleção é muito bom, uma leitura muito agradável e rápida, achei ele o típico livro que nós lemos para entretenimento. Com certeza vou continuar a ler está série, principalmente, porque estou muito ansiosa para saber como a autora vai desenvolver a estória, saber as escolhas da America e porque o próximo livro aparentemente vai ter mais ação (tem que ter!). Enfim, recomendo o livro, é uma ótima leitura com uma estória muito boa que me fez soltar vários suspiros ao decorrer da leitura.

23 comentários:

  1. Yara, eu não consegui gostar do Aspe. O romance dele coma America não me convenceu em momento nenhum :s Eu dei quatro estrelas só por causa do final, em aberto demais, mas adorei o livro em si. Acho que a editora Seguinte vai conseguir fazer um ótimo trabalho com a versão oficial do livro D


    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  2. Apesar do que não te agradou nele ou o que ele desejou a desejar, ainda quero lê-lo sim *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha só me deixou ainda mais com vontade de ler esse livro!
    Gostei dele desde o início, ao ver a capa.
    Agora, depois de saber mais ou menos o que vu encontrar nas páginas, descobri que preciso dele! rs

    Ótima resenha, parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  4. "Quantos aos personagens, eu gostei deles, mas em certos momentos no livro, eu me irritei com todos porque todos eles têm seu próprio momento de burrice no livro." Adorei essa frase xD

    ResponderExcluir
  5. Olá :)
    Apesar dos pesares ai na sua resenha, eu tenho muita vontade de ler esse livro. Começando pela capa ser totalmente linda, né? Vamos combinar UASHAUHSAUHS Personagens burros me irritam demais .-. Todos estão sendo assim ultimamente, qual é o problema dos autores? Enfim, adorei a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que estou louca para ler esse livro, como você também foi a capa que me conquistou. E adorei a sua sinceridade na resenha, vou começar a lê-lo sem expectativas altas demais, caso contrario é certo que vou acabar me decepcionando.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Apesar de parece um livro bom tem vários pontos negativos... A capa realmente é lindas, mas ainda tenho minhas dúvidas sobre se leria.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. oi querida,
    gostei da resenha. Os pontos negativos são os que eu geralmente detesto nos livros, tipo as características dos personagens. Porém, essa temática pra mim é totalmente novidade, então ainda estou curiosa com o livro hehe
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogsot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sinceridade na resenha, mas mesmo com os pontos negativos que citou ainda tenho muita curiosidade em ler rs.
    Achei ele bem parecido com Delírio.
    Resenha - Garota Replay
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha Yara!
    Quero muito ler esse livro.

    E Parabéns pela parceria com a Novo Conceito a Greice me contou ontem, quando chegou da escola e eu fiquei muito feliz, por vc ter conseguido ^^
    Parabéns mesmo, você e o blog merece.
    Agora você vai entender o pânico de todo parceiro da NC. Espere e verá.
    Beijos
    bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser fantastico
    To com muita vontade de ler e a capa é maravilhosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Yara, eu também compraria esse livro só pela capa - se pudesse.
    Mas eu gostei de sua resenha, e acho que os pontos fracos nem são tão fracos assim. Fiquei ainda mais curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito da sinopse e da história desse livro, me chamou muito a atenção! Pena que estou em época de provas e leituras da faculdade, estou adiando quase todas as minhas leituras :'( vida triste..

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  14. Eu sabiiia! Tinha que ter coisas negativas no livro, e eu estava esperando por isso! É que eu já tinha visto a capa e a sinopse por aí e me encantei, foi amor à primeira vista. Mas pensei "não pode ser tão perfeito, esse livro TEM que tem algum defeito". Haha. Mas ok, tudo isso compensa pelo que você descreveu da America, e eu leria só por causa dela - já cansei de personagens principais chatas D=
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Hey
    Adorei a resenha.
    Ah eu acho que no mínimo esses livros/séries devem responder parte da proposta, né?
    Isso ajuda muito a pessoa a continuar a ler..aí deixa sem respostas, às vezes até desanima para a continuação...

    Ótima resenha

    Tenha uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Yara, não sei se leria esse livro. :\ Não sei, a premissa é até bem interessante, mas não consegui sentir vontade de conferir a fundo o enredo. Quem sabe um dia? Bem, em todo caso, gostei muito da sua resenha. Bem sincera e clara... chato quando o final de um livro não nos agrada, não é? Uma pena.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Só por essa capa linda já fiquei louca pra ler esse livre, mesmo com os pontos negativos que você citou, mas apesar disso o livro parece ser bom né?
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  18. Eu amei muito essa capa, esse vestido é lindo, mas eu ainda não sei se estou tão ansiosa por ler, eu tenho um pé atrás com distopias então estão na dúvida por enquanto viu...

    Beijos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  19. Eu gostaria de ler esse livro, mais não sei o que esperar dele, algumas pessoas falam bem e outras não. mais enfim a capa é linda mesmo. e eu gostei da proposta do enredo. Beijos.
    http://umlugarnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Yara!

    Esse é um livro que não pretendo ler... Principalmente devido ao fato de ser uma série. Não estou conseguindo dar conta de tantas séries. Então comecei a selecionar quais vou conseguir acompanhar coisa e tal.

    Eu também compraria esse livro só pela capa, pois é linda!! hehe

    Adorei a sua resenha! Principalmente a parte em que você fala sobre os personagens... "me irritei com todos". Hauauhauha!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  21. Eu estou muito curiosa pra ler esse livro e sabe o que é mais legal? Ler uma resenha sua, porque eu simplesmente adoro como você destrincha o livro e pega todos os detalhes e os expõe com a sua opinião, você é muito boa nisso. Parabéns.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que li sobre o livro e fiquei curiosa, mas não com tanta vontade sabe. Mas vou anotara dica, esse livro parece ser bom, como você disse, pra entreter.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  23. Ei Yara!

    Realmente, o que me fez querer ler o livro também foi essa capa divina aí. Mas sinceramente, depois de saber que te desapontou nesses pontos e, pior, é uma série, no máximo acho que lerei só este primeiro livro, rs. Porque, olha, de séries eu estou FUGINDO hahahahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir