12 setembro 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi


Título Original: Shatter Me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: 
Novo Conceito
Páginas: 304
Nota: 3.5/
5

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.


Quando fiquei sabendo do lançamento de Estilhaça-me, eu fiquei super curiosa em relação ao livro, mas o tempo passou e a minha vontade também. Mas, eis que me surge a oportunidade de ler este livro, enfim, para a minha surpresa, eu adorei o livro! Eu adoro distopias porque adoro conhecer novas sociedades e a critica social, que geralmente tem nessas estórias, então, de um modo ou de outro, estava animada para ler este livro.


Um dos grandes pontos positivos do livro, sem dúvida, é a narrativa. A narrativa da Tahereh Mafi é muito fluida, envolvente e simples, uma narrativa que faz você não querer parar de ler, tanto pela estória e tanto pelo quanto é fluida e você simplesmente vai virando as páginas e nem percebe. Achei a estória bem construída e interessante, em certos pontos achei um pouco clichê, mas não é nada que atrapalhe.  Porém, achei o desenvolvimento da estória muito lento e confesso, senti falta de mais ação no livro, a estória é muito interessante e podia ter tido bem mais ação, e só tem mais ação da metade ao final do livro.

Umas das coisas que incomodou no livro é que a autora foca muito no romance. Não que o romance seja um problema, muito pelo contrario, ele foi muito bem desenvolvido e até eu que não sou uma pessoa romântica, adorei. Mas, o problema é que ela se focou demais nisso, se esquecendo ás vezes da parte distópica da estória, e essa parte distópica acabou não sendo tão boa assim.

Quanto aos personagens, bom, eu gostei da Juliette, mas em algumas partes ela me irritou bastante por ficar sentindo pena de si mesma, tudo bem, eu sei pelo o que ela passou, mas mesmo assim achei que ela só passou de “vitima” para uma personagem forte um pouco depois da metade do livro. Tem também o Adam, o “mocinho” da Juliette, eu gostei muito dele, mas houve partes que eu simplesmente não conseguia acreditar nele por ele ser perfeito demais haha, mas mesmo assim, gostei do personagem. E ainda temos o vilão, o Warner, que é um dos chefes do Restabelecimento, e ele se tornou um dos meus vilões favoritos! Eu não o achei tão malvado assim, mas achei-o muito doente e em certas partes, me pegava torcendo para ele haha. Agora, não sei se é porque eu tenho uma queda por vilões ou não, mas eu o achei um personagem muito bem desenvolvido e carismático haha. Achei que a Tahereh Mafi poderia ter explorado mais o Adam e o Warner, mas acredito que ela vá fazer isso nos próximos livros, porque Estilhaça-me é apenas o primeiro livro de uma trilogia.

O final foi bem legal e deixou um gostinho de quero mais, e eu nem preciso dizer que eu estou louca para ler a continuação. Achei o livro no geral, muito bom, mas com algumas ressalvas, é claro. O livro é um pouco introdutório demais ás vezes, mas isso é compreensível porque como disse antes, é apenas o primeiro livro de uma trilogia e isso não chega a incomodar. Enfim, recomendo esse livro, principalmente para quem gosta de romances. É livro muito bom, uma leitura que pode te surpreender, enfim, recomendo.

20 comentários:

  1. lembra aquele seriado lost girl e a vampira do X-man.
    rs

    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Yara, eu já li várias resenhas desse livro, e várias delas tiveram uma posição mais neutra, como a sua. Não gostou muito, nem desgostou, embora haja pessoas que se encaixam mais nos extremos. Eu ainda espero ler esse livro, quem sabe eu goste?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aiiin, eu comprei esse livro já á uns 2 meses e ainda não tive coragem de ler.
    Mas depois de ler sua resenha, fiquei super ansiosa...

    Beijos e já estou seguindo...

    Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  4. Yara, vou confessar que comprei esse livro toda desesperada para lê-lo e, quando comecei, me arrependi demais. Ainda não acabei a leitura porque acabei largando. Não me envolvi com a estória nem com os personagens, então nem sei se vou acabar de ler :C

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse em casa, mas ainda não li... sério que foca demais no romance? Que pena D:

    ResponderExcluir
  6. Li, gostei e aprovei demais esse livro. Engraçado você falar que simpatizou com o vilão, porque eu também e vi resenhas falando a mesma coisa...ele chama muito atenção mesmo.Louca para a continuação.
    Beijos!
    Paloma Viricio_ Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gosto muito desse livro, li ele assim que saiu (o que faz um tempinho) e não me lembro tão bem... mas com certeza me lembro do Warner, sou Team Warner!!! hehehe
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li e gostei bastante. Lembra X-men... kkkk

    bjooos

    http://devotedforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! Vc curtiu o livro???
    Meu eu sou a única pessoa nesse mundo que não gostou desse livro?? Estou esperando pelo lançamento do segundo pra ver se esse sentimento muda :x
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  10. Foi a primeira distopia que li, e amei! O caso do livro focar no romance não foi problema pra mim. haush' <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Já vi em várias resenhas que a personagem principal chega a irritar um pouco e acho que isso está confirmado pelo fato de você também ter se irritado um bocadinho com ela, mesmo assim, se eu tiver a oportunidade de ler esse livro, eu leria.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  12. Já li tantas resenhas desse livro que fiquei com vontade de ler só pelas opiniões, porque a sinopse do livro não tinha me interessado tanto assim. Quando tiver oportunidade, vou ler pra ver se gosto do livro e do vilão :D kkkk
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  13. Aff, já li esse livro faz um mês e até hoje eu ainda comento com minha amiga sobre os personagens.
    Eu fiz uma resenha lá no blog, e no meio da resenha eu disse que uma coisa que nunca tinha acontecido antes, aconteceu: eu gostei do vilão (Vê se pode uma coisa dessa?), eu não sei o que ele tem, que eu acabei me apaixonando por ele.

    ResponderExcluir
  14. Oi Yara,
    Ah eu quero tanto esse livro!
    Eu amo distopias, romance bem construído tbm é sempre bem vindo e claro essa capa TÃO linda me encanta *-*
    Gostei bastante da sua resenha, gostei da sinceridade ;)
    Só deu mais vontade de ler!!!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  15. Oi, flor!

    Estava (e ainda estou) muito afim de ler essa obra. Mas não sabia desse foco todo no romance da protagonista (?) ._. ...isso me deixou com um pé atrás, hein! Também não gosto muito de direcionamentos exagerados, ainda mais quando estamos falando em distopias, onde as pitadas de ação são de extremos valor. Mas enfim... ainda assim darei uma chance a história.

    Adorei a resenha!

    Um abraço.
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. olaaaaaaaaaaaaaaaaaa, deve ser mtmtto bommm!!!
    mais acho que tbm vou me irritar com ele! nao curto
    pessoas que se fazem de vitima tbm D:
    sadokaskdasd, mais enfim to louca pra ler agora

    ResponderExcluir
  17. Estou louca para ler este livro.
    Participei de diversas promoções para ganha-lo, infelizmente não ganhei nenhuma.
    Pretendo comprar em breve
    Seguindo o blog.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é muito bom, eu gostei demais. A narrativa da Tahereh é simplesmente genial, uma das melhores, e a história é muito interessante, apesar de, no fim, ter caído em um tema mais batido. Estou super ansiosa pela continuação. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Também considero o livro, num geral, muito bom. Essa coisa de não ter muita ação, eu acredito que se deva pelo fato de esse ser o primeiro livro de uma trilogia. Então, a autora se prendeu mais na narrativa, explicando detalhes, e acho que nos próximos livros ela vai focar mais na ação.
    Sobre o vilão, já vi muita gente dizendo que, mesmo não gostando por ele ser vilão, acharam que ele é uma pessoa boa no fundo. Acho que Warner foi o melhor personagem do livro, por ter essa coisa de bom e mau ao mesmo tempo. É impossível não ter uma quedinha por ele, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ei Yara!

    Assim como você, eu também fiquei doida quando lançou Estilhaça-me! Embora não esteja mais tão louca por ele, cada vez que vejo uma resenha positiva, quero ele na minha estante hahaha
    Todo mundo fala bem da escrita da autora (que eu não consigo decorar o nome haha), o que só me deixa com mais vontade de ler Estilhaça-me. É a primeira vez que vejo alguém falar que a história evolui de forma lenta, e acho que isso me atrapalharia um pouquinho.
    Adorei a resenha ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir