21 novembro 2012

Clube da Luta - Chuck Palahniuk


Título Original: Fight Club
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Páginas:  272
Nota: 5/5


Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. 



Essa é uma das resenhas mais difíceis que eu escrevi, não só pelo motivo de eu ter gostado muito deste livro, mas também porque é difícil falar dele sem soltar nenhum spoiler, mas fiquem despreocupados porque nesta resenha não terá spoilers. Esse, sem dúvidas, é um livro muito interessante que já me conquistou logo nas primeiras páginas e que durante a leitura, ele pode fazer você refletir sobre sua visão de vida e da sociedade.

"A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta."

O livro conta com uma estória muito original, mas daí como se isso não bastasse, tem um pequeno porém, porque mais original que a estória, é o modo como ela é contada, o livro se desenvolve ao decorrer da leitura de uma forma muito singular. A narrativa é bem diferente. O jeito como o Chuck Palahniuk escreve é lindamente diferente e envolvente, eu me senti na cabeça do protagonista, tal protagonista com seus delírios, suas crises de insônia e os pensamentos, por ora, confusos.

Algumas pessoas falam que acharam o livro meio pesado, eu discordo, eu acho que é um livro que todos poderiam e ás vezes, até deviriam ler porque ele faz um critica muito forte a sociedade, hábitos de consumo, a futilidade e sobre este mundo capitalista. Mas, apesar de tudo isso, o livro é divertido, ele tem um humor negro muito gostoso.

O desfecho que o autor dá a estória também é muito, muito bom, não digo surpreendente porque já tinha assistido ao filme, então já fica a dica, leiam o livro primeiro. O livro não é uma violência gratuita, é um livro para ser lido e pensado. Ele tem uma critica interessante e divertida sobre a sociedade, um enredo incrível e cheio de reviravoltas, e é incrível ir lendo o livro e ver cada ponta se encaixando perfeitamente.

Agora, gostaria de fazer uma coisa que eu acho que nunca fiz em resenha nenhuma que é comentar um pouco mais sobre a edição. Essa edição da LeYa é muito legal porque tem um prólogo do Chuck Palahniuk e este prólogo é incrível! Ele contra como foi a repercussão do livro e conta uma estória sensacional de um cara que trabalhava em um dos restaurantes mais luxuosos de Londres. Mas, também tem uma coisa muito ruim nesta edição, que é a revisão, que está horrível, pois tem erros de português que são grotescos, mas eu meio que ignorei isso na hora de dar a nota porque o livro é incrível, mas ainda assim, merecia uma revisão melhor.

Sem dúvida nenhuma eu super recomendo este livro, não só para alguém que está procurando uma leitura mais diferente e/ou interessante, mas para todos. É uma leitura para se sentir e ser pensada, é um livro lindamente escrito e que vale muito a pena ser lido.

14 comentários:

  1. Esse livro é mesmo muito bom, e o filme ficou bem fiel!

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano acho que assisti o filme sobre esse livro. Amei demais!
    O livro parece ser ainda melhor.
    Escolhido Pelos Leitores - Loucamente Sua.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Yara, eu já tinha ouvido falar algo sobre a história, mas nunca tinha me despertado o interesse. Agora, com sua resenha, fiquei mega curiosa! Adoro livro que têm um fundo de crítica, e esse parece muito interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Yara!
    Confesso que esse livro nunca chamou a minha atenção, inicialmente achei a capa bem feia e quando li a sinopse também não me interessei, porém adorei a sua resenha, e achei muita bacana você falar sobre essa edição do livro. Sinceramente fico louca da vida com revisões mal feitas.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. A trama realmente é original. Vi apenas o filme em uma aula da faculdade. Queria demaiss ler o livro!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  6. Ai caraca, meu coração chegou a parar agora, rs. É o livro que eu mais gosto, um dos que mais reli e um dos melhores filmes de livros. Adoro o Chuck, o Clube da Luta e o Terrorismo Poético.
    :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto resenhas positivas sobre esse livro mas nunca tive muita vontade de ler... isso atá assistir ao filme.

    beijos, Me visita?
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Yara, às vezes é válido lermos obras que tratem de assuntos mais séries e críticos. Como bons leitores, devemos expandir os nossos horizontes, e dar essa oportunidade a nós mesmos. Não importa se a leitura irá demorar um pouco mais a ser concluída, o importante é o que ela irá nos acrescentar e o que nos trará, como uma nova percepção de mundo, por exemplo. Tenho muita vontade de ler esse livro, e fiquei muito feliz por ver uma resenha do mesmo aqui.
    Ótimos comentários... foi só uma pena mesmo a revisão da obra não ter sido bem feita. :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muuuuito louca para ler esse livro.
    Eu nunca consigo comprar, sempre acontece alguma coisa.
    É um complô do universo para eu não ler kkk
    Mas, eu leio, ainda esse ano rsrs
    Adorei sua resenha :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. E com livro na casa da Greice e não peguei para ler.
    Na verdade, morro de vontade e sua resenha só aumentou essa vontade, mas é tenho tanto coisa para ler, que fica difícil escolher um livro para começar hehehe.
    Parabéns pela ótima resenha Yara.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  11. Ei Yara!

    Desde que meu namorado assistiu ao filme, e eu descobri que tinha o livro, sou louca para ler. Realmente tem uma história muito bacana e, mesmo eu já sabendo todos os spoilers (meu namorado adora me contar essas coisas hahaha), ainda assim quero muito lê-lo.
    Acho muito bom ler livros que criticam a sociedade, que realmente está em um estado quase que irreparável. Adorei a resenha ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  12. Agora mesmo é que vou querer ler esse livro, muitoo legal memso.
    Tenho bastante curiosidade e sua resenha me despertou mais vontade de ler-lo ainda.

    Primeira vez por aqui e gostei muito. sigo ;D


    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Yara.
    Eu não nunca tive interesse por esse livro; tinha uma ideia completamente errada dele, pelo que posso perceber, e fiz bem em parar pra ler a tua resenha, pois em fez ver algumas coisas. Fiquei com vontade de ler (nada do tipo nossa, vou ter um filho se não ler urgentemente esse livro) mas me deixo curiosa sim. :D

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir