09 novembro 2012

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson


Título Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas:  272
Nota: 4/5


Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.



Acho que uma das coisas mais legal de se acontecer durante ou depois da leitura é percebemos o quanto o livro nós surpreendeu, no bom sentindo, claro. E Garotas de Vidro foi um livro que me surpreendeu bastante, foi o tipo de leitura agonizante que eu gosto e pelo fato do livro abordar temas como anorexia e bulimia, a leitura se tornou ainda mais interessante.

Bom, comentei que a leitura foi meio agonizante e isso porque a narrativa é em primeira pessoa, e a Lia tem uma obsessão enorme com o seu corpo e com o peso perfeito, então é uma narrativa angustiante porque ela faz de tudo para ficar cada vez mais magra. Eu gostei da escrita da autora, porem fiquei pensando durante a leitura: “é bom, mas poderia ser melhor”.  A narrativa da Laurie Halse Anderson é bem peculiar e isso me causou uma sensação de estranheza no inicio, mas depois a narrativa fica bem envolvente e apesar daquela sensação que disse logo acima e do tema tratado ser mais pesado, a narrativa é tão leve e simples.

Uma das coisas mais legais do livro é que ele mostra bastante também como a família da Lia reage e se comporta diante disso, tem todo um drama familiar presente o que gerou uma tensão muito boa no livro. O ritmo do livro é meio parado, porém dá para ler o livro numa boa graças à narrativa que é bem ágil. O enredo é bem surpreendente ao decorrer do livro o que é um ponto positivo para porque a estória tinha tudo para ser mais clichê e não foi.

O desenvolvimento de alguns personagens, como da própria Lia é bem lenta, mas visível, o que é bem interessante de se observar. Quanto ao final, bom, eu o achei bem corrido, ele poderia ter sido mais bem explorado e bem melhor desenvolvido.

O livro tem algumas ressalvas, mas eu acho que todo mundo devia ler um livro assim algum dia para ver como é a realidade de uma garota que possuí um distúrbio, é um tema interessante e pesado, e a Laurie Halse Anderson conseguiu apresentar e construir uma personagem com distúrbio e apresentar a sua estória de uma forma plausível. Enfim, recomendo muito este livro, é uma leitura mais tensa, mas que ao mesmo tempo é muito envolvente.

24 comentários:

  1. Pensei bastante em comprar esse livro pelo fato de ter um tema muito polêmico, mas não me chama tanto a atenção não.
    A capa é linda.
    Escolhido Pelos Leitores #10
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ei Yara!

    Eu sempre achei que a leitura fosse mesmo ser meio para e agonizante. Mas, como você disse, é um livro que eu leria com certeza porque é muito interessante saber como um distúrbio desses afeta a vida de uma pessoa.
    Mesmo me achando "gorda" de vez em quando, comida é uma coisa que eu não consigo abandonar HUSUHAUHS ♥ comida HSHUASUHAUH

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro legal ^^
    Achei o tema muito interessante, nunca li um livro que a pessoa tem um disturbio ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá parabéns pela resenha, e realmente deve ser um livro bem complicado de se ler principalmente sobre esse tema...

    tem meme pra você lá no blog :D
    beijos da Mari
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gosto desse tipo de livro que demonstra uma coisa pesada, como esse assunto. Esse foi um livro ótimo pra mim, porque me senti envolvida com a personagem e, ao contrário de ti, não estranhei a escrita da autora em nenhum momento. Gostei tanto que li em dois dias, se não me engano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não tenho muita vontade de ler esse livro.. não sei, acho o tema interessante mas tenho aquela impressão que não vai me agradar. Não gosto muito de dramas.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. OI Yara!

    Concordo quando diz que todo deveriam ler um livro assim, pois é uma realidade que está ai, nos corredores. Quando eu terminei de ler, eu fiz uma busca, eu fiquei pasma com a quantidade de blogs que incentivam a Ana e a Mia, até apelidos elas tem, é uma blogsfera tão grande quanto a literária, e isso é triste. tenho vontade de ler um outro livro da autora Speak, que traz um tema polêmico tbm, eu vi o filme e gostei muito.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Effy! É por isso mesmo que eu acho que todos deveriam ler este livro ou um parecido, é porque isso é uma realidade muito presente e muitos acham que é besteira, e na verdade não é. Ah, eu também tenho muita vontade de ler Speak.
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu sou doida para ler esse livro.
    Apesar de ver as opiniões a respeito dele bastante dividas, eu ainda tenho curiosidade de ler :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tenho esse livro, mas gostei muito da sua postagem.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. quero ler este livro, mas ao mesmo tempo nao sei se vou me identificar com a estoria, tenho medo de detestar ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. tenho medo de ler este livro e me decepcionar mto, pq nao acho q a estoria seja do jeito q vai colar em mim ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não tenho muito interesse nesse livro porque não gosto muito do estilo, apesar de eu ter lido várias resenhas favoráveis à ele. Não gosto de livros que envolvam drama, pelo menos não muito.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho vontade de ler mas ainda não deu tenho a impressão que vou tervontade entrar no livro e bater na menina.kkk. mas deve ser bom.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Yara, concordo quando você diz que o tema é interessante. Ainda não li este livro mas também não descarto a ideia. Acho que vivenciar a problemática através desses personagens seria algo muito válido e enriquecedor... enfim, adorei a resenha.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Yara!
    Esse livro realmente deve ser bem agonizante de se ler, mas concordo com você que é algo que todo mundo deveria ler um dia. É algo que nos dá um choque de realidade, sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Esse é um ótimo livro, mais de todos os livros desse tipo que eu li o que mais mexeu comigo foi Absurdah.
    Peça para Greice :)
    ótimo resenha Yara ^^
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  17. Li, adorei e também me surpreendi com esse livro. E isso também acho que todos deveriam ler esse livro para ver como essas meninas sofrem.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  18. baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah ontem mesmo, tava vendo esse livro pra comprar!
    parece ser mttmo bom; e eu to curiosa! ainda mais que eu também nunca li livro que a personagem sobre distúrbios! :O

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Esse livro me chamou e muito a atenção assim que lançou. ainda não tive a oportunidade de ler, mas concordo com você, acho um livro que todo mundo deveria ler, seja pra ajudar, caso você tenha o problema, seja pra também saber identificar casos semelhantes.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  20. Bem, eu gosto muito de histórias meio polêmicas e tensas e nem sei porque ainda não li este livro já que tenho ele aqui em casa esperando na estante...vou ver se leio até o final do ano!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  21. Não é do estilo de livro que mais gosto de ler, mas tenho certa curiosidade sobre ele. Também pretendo lê-lo, e espero não me decepcionar. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  22. Esse livro me fez pensar muito,adorei ele,um pouco dramático demais,mas com uma bela lição de vida!
    Sua resenha está otima.Parabéns!!!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Mds que capal linda, estou super ansiosa pra ler *.*

    ResponderExcluir