22 dezembro 2012

O Livro do Cemitério - Neil Gaiman

Título Original: The Graveyard Book
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 336
Nota: 5/5

Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. Este é o cartão de visitas de O Livro do Cemitério, mais nova obra do cultuado britânico Neil Gaiman. 
Com um começo sombrio e violento, diferente do seu habitual, o escritor inglês provoca arrepios no leitor. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor. 
Com ternura e talento, Gaiman narra as aventuras de Ninguém pelos caminhos do cemitério. Entre lápides e covas, junto a velhos fantasmas, almas penadas e até mesmo uma feiticeira enforcada, o leitor acompanha o crescimento de Nin, desde um pequeno bebê, até um jovem adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando Ninguém descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas. 
Ninguém e seus companheiros de cemitério são personagens adoráveis e mesmo os mortos são cheios de vida e alegria como raramente se acha em outros livros. Mais uma vez com o acompanhamento de luxo das belas (e sombrias) ilustrações de seu velho colaborador Dave Mckean, Gaiman apresenta um livro estupendo. E fica claro porque é um dos mais badalados escritores da atualidade. Com toda justiça.

Comecei a ler este livro com a expectativa lá em cima porque eu sempre quis ler uma obra do Neil Gaiman, e surpreendentemente, o livro conseguiu superar as minhas expectativas. O Livro do Cemitério é um livro encantador, simples, sombrio e ingênuo.

A estória toda é muito boa e simples, os pais e a irmã do personagem principal são assassinados por um homem chamado Jack e esse personagem principal – um bebê - consegue escapar e acaba parando num cemitério e vai acabar sendo adotado e sendo criado pelos fantasmas desse cemitério, e os fantasmas dão a este bebê o nome de Ninguém Owens. Eu adorei essa premissa do livro, é o tipo de livro que me chama a atenção na hora e que desde a primeira página já me encanta.

A narrativa do Neil Gaiman é muito fluida, muito gostosa de ser lida e super envolvente. Os capítulos do livro são bem individuais, cada capitulo tem uma trama nova e diferente do capitulo anterior, e sempre apresentando um momento da vida de Nin – apelido do Ninguém Owens -, ou seja, o livro é desde que Nin era um bebê até ele se tornar um adolescente.

As ilustrações de Dave McKean são maravilhosas, sério, uma mais linda que a outra. Com certeza, as ilustrações só tornaram o livro mais singular e criativo.

Eu adorei o Nin, ele é muito carismático, fofo e inteligente, e muito fácil de amar, sério, não acho que uma pessoa seja capaz de não gostar do Nin. Uma coisa que é legal de ressaltar é que em momento algum, mesmo quando o Nin era criança, o Neil Gaiman não deixou o Nin infantil demais, o Nin simplesmente parecia uma criança, ele era inteligente, responsável e ingênuo, mas ainda assim uma criança. Todos os personagens, assim como o Nin, foram muito bem apresentados ao leitor e muito bem desenvolvidos ao decorrer do livro. Além de eu ter adorado o Nin, os outros personagens que eu mais gostei foram a Srta. Lupescu, o Silas e a Liza Hempstock.

O desfecho do livro foi incrível e muito emocionante. A estória toma rumos muito criativos e singulares ao decorrer do livro, com certeza é uma estória muito diferente das demais. O final foi meio clichê, porém foi muito fofo, singelo e bonito. Acabei a leitura deste livro admirada pelo Neil Gaiman e querendo ler o quanto antes seus outros livros.

Enfim, o livro é incrível, com cenários espetaculares (que não se limitam somente ao cemitério), uma estória profunda e encantadora e com personagens fantásticos. E nem preciso dizer que o livro se tornou um dos meus favoritos. O livro trata de temas mórbidos, mas de uma maneira leve, o livro é sim infantil, porém, é muito inteligente. Enfim, recomendo este livro para todos, principalmente para quem estiver curioso para ler algo do Neil Gaiman, o livro é um encanto e eu recomendo para todos lerem, não importa a idade. 



16 comentários:

  1. Eu também tenho vontade de ler algo deste escritor e gostei muito da premissa deste livro. Os infanto - juvenis são os meus preferidos e confesso que temas mórbidos também. Vai para lista de desejados.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Poxa, ainda não li nada do autor mas já estava com vontade, agora mesmo que li essa resenha... gosto de cemitérios e quero saber como o autor fez pra desenrolar essa estória.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Yara!

    Sempre tive vontade de ler algo do Neil, e me encantei pela história d'O Livro do Cemitério! Achei muito legal o enredo, realmente muito interessante. O fato de ser um livro infanto-juvenil não me incomoda também, gosto de livros assim, rs.

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o escritor
    Mas pelo que parece, estou perdendo bastante

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me lembrou muito o livro O Substituto.
    Achei o título bem interessante, nunca tinha ouvido falar dele.
    Caixinha de Correios #09
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Yara!

    Como já comentei aqui, pretendo em breve ler O Mistério da Estrela deste autor. Pela sua resenha percebi que vou gostar bastante da narrativa dele.

    Parabéns pela resenha!

    bjus e feliz natal;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Até hoje só li 1 livro deste autor que foi uma HQ de Msr. Punch, mas este "O livro do Cemitério" é sem dúvida o que mais quero ler, e de preferência em 2013!

    Vanessa - Blog do Balaio

    Feliz Natal!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada do autor e confesso que esse livro me fisgou,achei a sinopse surpreendente...louco pra ler agora.
    Aproveito e desejo um Feliz Natal!!!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Yara, eu tenho um livro do autor que parece ser totalmente fora da casinha, achei que todos os livros dele fosse nesse estilo - pelo visto me enganei, que bom. rsrs
    Gostei da premissa desse livro também, quem sabe eu leia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro...
    Depois dessa sua resenha eu fiquei com vontade.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Yara, desde que comecei a seguir teu blog minha lista de livros desejados aumentou um tanto! rs
    Com este não é diferente, mais um título que fiquei curiosíssima para ler!

    Um beijo,
    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ih, achei o tema meio sombrio. Acho que não o leria. hahahaha
    Mas que bom que gostou. É tão legal quando a gente lê o livro e se encanta enormemente, né?

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  13. Olá Yara!
    Passando rapidamente para desejar um "Feliz Natal" atrasado e um ótimo 2013!
    Tudo de bom, maravilhoso e ótimo para você nesse novo ano! ^^

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  14. Yara, te indiquei para um meme lá no blog!

    ResponderExcluir
  15. Sabe por que eu quero ler esse livro Yara? Por causa do autor e só. É claro que o enredo super me atrai, mas a curiosidade que eu tenho de ler um livro do Gaiman acaba comigo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Olha vc me fazendo gastar, sua maldosa ^^
    Não conhecia o livro mais me interessei bastante, ótima resenha.
    Me ganhou.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir