16 fevereiro 2013

Condenáveis - Leonardo Torres

Título Original: Condenáveis - Uma História de Filho e Pai
Autor: Leonardo Torres
Publicação Independente
Páginas: 145

Ele descobriu que o pai havia sido preso através de um programa de TV. No início, sentiu culpa e vergonha por acreditar ser filho de um criminoso. Depois, raiva e aversão. Tudo o que queria era distância. Policial civil conhecido pelo combate ao tráfico de drogas, o pai foi acusado de venda de armas e repasse de informações sigilosas a traficantes procurados no Rio de Janeiro. Era a chamada Operação Guilhotina, que ocupou os noticiários nacionais em 2011. Estudante de Jornalismo, o filho tinha pânico que os colegas de trabalho descobrissem sua ascendência. Nunca pensou em visitar o pai na cadeia ou em telefonar para ele após sua libertação. O filho condenou o pai e, neste livro, explica o porquê.



Nunca tinha lido um livro que trata de relações familiares e agora reconheço que também não é fácil falar sobre um, principalmente quando essa relação familiar, a relação de pai e filho não é tão saudável e a estória é verídica. Apesar de nunca ter lido algo parecido antes e de ter ficado receosa no inicio, posso dizer que tive uma boa surpresa e achei o livro muito bom.


Leonardo Torres expõe em uma narrativa ágil os momentos de sua infância e adolescência, centrando em momentos com o próprio pai e ao decorrer do livro, Leonardo nos mostra o porquê não gosta do pai. Enquanto estava lendo o livro parecia que estava lendo o diário pessoal do autor, parecia que o autor conversava conosco através de sua narrativa. O livro é dividido em partes e oscila entre passado e presente o que nos proporciona a oportunidade de conhecer melhor os personagens e entender o lado do Leonardo.

O livro é narrado em primeira pessoa e é muito bem escrito, ágil e flui muito bem, prende o leitor do inicio ao fim. A narrativa é cheia de sentimentalismo, ela nos passa o que o autor quis nos passar de uma forma muito verdadeira.

O livro me proporcionou reflexão e identificação porque eu também cresci com um pai ausente, e muitas vezes entendi perfeitamente os sentimentos descritos no livro, os sentimentos do Leonardo. Leonardo nos traz seu lado da estória de uma maneira verdadeira e muito corajosa. É um livro tocante e muito bem escrito.

Adorei conhecer a história e o lado do Leonardo. É um livro complexo, um desabafo sincero e um livro que todos deveriam ler, independente da idade, além de proporcionar uma ótima leitura, o leitor pode se identificar porque problemas familiares são reais e estão sempre presentes. Gostei muito do livro e recomendo a todos, principalmente para quem gosta de livros biográficos e de dramas familiares. Parabenizo o autor por ter tido a coragem de expor seus sentimentos desta forma tão corajosa.


12 comentários:

  1. Com certeza é um tema complicado, se eu estivesse no lugar dele e tivesse a certeza de que meu pai era culpado eu ficaria receosa em falar sobre isso para alguém, mas eu visitaria e ligaria para ele.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e achei muito interessante a forma como o autor fala dos problemas do país e das relações familiares.
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Yara!

    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha percebi que ele conta uma história bem intensa.

    Familia é sempre um problema =/ vc nunca vai encontrar uma que não tenha algum problema... e realmente escrever e ler sobre o tema é bem complica.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e uma ótima semana!
    ;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. oi querida,
    gosto de livros com temas familiares pois sempre nos mostra visões diferentes. Fiquei bem curiosa com este!
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara! Achei o tema do livro bem intenso, traz um assunto que sempre gera polêmica, família. Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Opa...muito bom! Vejo sempre resenhas positivas desse livro.Entrevistei o autor e achei bem simpático. Ainda leio a obra dele algum dia.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Oi! Yara eu li o livro e gostei muito...
    É um livro intenso, ainda mais quando o tema é com pai né...?!
    Parabéns pela resenha
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Não tinha visto sobre esse livro ainda, mas parece ser bem interessante. Gostei. Boa a sua resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. A resenha ficou muito boa
    Mas esse livro não me chamou muita atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Yara! Não conhecia o livro, mas achei muito interessante por ser baseado em uma história verídica. Elas sempre me deixam curiosa, assim como essa. Apesar de não curtir biografias, me interessei nesse livro e um dia quero ler.

    Beijos, Ma Petit!

    ResponderExcluir
  11. Olá flor!
    Não conhecia o livro mais gostei da sua resenha :)

    Beijos
    @blogscl
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha,adoro livros baseado em fatos reais,mas esse não me chamou mt atenção.. sl n curto mt esse tipo kaosakoska;. Conheci seu blog hj e ja estou seguindo,vou sempre acompanhar seus novos posts:D
    Adoraria que vc retribuisse se gostasse ;) Bjs
    expressandosemmedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir