05 abril 2013

Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1), de Cassandra Clare

Título Original: City of Bones
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 



Acho que uma das sensações mais legais que existe é encher um livro de expectativa e esse livro corresponder as suas expectativas e até a fazer mais, ultrapassar essas expectativas. Cidade dos Ossos foi assim para mim, ele é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais e meu primeiro livro favorito do ano.


A cada resenha que eu lia de Cidade dos Ossos, a minha expectativa aumentava muito, mesmo que involuntariamente e então chegou a hora de ler o livro e ele se mostrou um livro melhor do que eu imaginava. Cidade dos Ossos é um livro envolvente, eletrizante e fez uma coisa que há muito tempo um livro não conseguia que é me deixar mega animada com a estória e torcer freneticamente pelos personagens.

A estória do livro é muito boa, a Cassandra Clare criou um mundo cheio de mitos e criaturas, têm vampiros, lobisomens, demônios e os caçadores de sombras, a trama e esse mundo me cativaram tanto que eu não queria mais parar de ler o livro. O começo do livro é um pouquinho lento o que pode desanimar um pouco a leitura, mas eu acho que mesmo essa parte, é essencial porque é ai que a Cassandra Clare nos apresenta o começo de uma estória cheia de reviravoltas e depois que passa essa parte, a estória é cheia de ação.

Apesar de a estória ser eletrizante e diferente, tem alguns clichês, o que pode incomodar muitos leitores, mas a Cassandra consegue colocar um “algo a mais” a este clichê e trabalha-lo de uma forma tão boa, dar um ótimo desenvolvimento para estória e mais uma narrativa que não perde o ritmo que nos encontramos totalmente interessados e instigados pela estória, mesmo com esses clichês.

A escrita da Cassandra Clare é bem envolvente e em alguns momentos detalhada, mas nunca cansativa. A narrativa consegue te deixar totalmente imerso neste mundo de caçadores de sombras. Outra coisa que eu não posso deixar de comentar é o romance, que apesar de tudo, eu gostei muito, o achei bem sutil.

Mesmo que tenha me irritado um pouco, eu adorei a Clary, a achei muito real e determinada. Simplesmente adorei o Simon, ele é muito fofo e divertido. E é claro que eu também adorei o Jace, ele é super sarcástico, confesso que no começo achei a estória do Jace muito mal contada, mas ao decorrer da estória, o personagem vai sendo tão bem trabalhado, que percebemos o quanto ele é complexo.

O final me deixou de queixo caído e querendo jogar o livro no chão, no bom sentindo. Mesmo que já suspeitasse de algumas coisas que aconteceriam no final, não imaginava o desfecho que a Cassandra Clare daria ao livro, eu fiquei muito surpresa e querendo correr para ler o outro livro logo.

Cidade dos Ossos virou um dos meus livros favoritos e me deixou totalmente apaixonada pelos personagens. É um livro cheio de ação, momentos tristes, felizes e engraçados com personagens ótimos e uma estória envolvente. E é claro que eu super recomendo este livro e não só para quem gosta de YA, mas para todos, mesmo que pareça que você não irá gostar, dê uma chance para o livro. E apesar de já ter gostado muito deste livro, sei que os outros livros da série têm potencial para serem ainda melhor. 

19 comentários:

  1. Tô super curiosa pra ler essa série! Já li muita resenha e todo mundo fala super bem. Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do livro! Eu acho que esse estilo é mais para jovens, não é? Não tenho lido muitas coisas novas, na verdade, tenho que me focar nos clássicos, por causa da faculdade, mas gostei muito de sua resenha, super detalhada e sincera.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele! É um livro mais para jovens, mas eu acredito que qualquer pessoa e qualquer idade pode gostar do livro. E obrigado rs.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Yara! Também sou apaixonada por esta série, engraçado que achei o começo deste livro cansativo e quase abandonei, ainda bem que não fiz isso. Pode ficar preparada, a cada livro a série fica melhor.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. God Bless você curtiu !
    A tia Cassy é demais, né? <3
    linda lindal linda linda
    gosto dela com o sem clichê, e muita gente não gosta,sabia? só metem o pau nos livros, ignoro hsaudhas
    mas tudo bem
    Um beeijo!

    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm! Ai, com ou sem clichê também adorei essa série haha e eu notei que esse é o principal motivo de muita gente não gostar haha.
      Beijos!

      Excluir
  5. Quero muito ler essa série, mas ultimamente estou tentando dar um tempo, pois só leio SÉRIES. Sem contar que não sou ryca e minhas verdades financeiras estão ai HAUHAUAHU Mas Instrumentos Mortais está na minha lista de próxima séries. Quando eu acabar Fallen ou Divergente, eu começo essa.

    Ótima resenha, Yara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Tenho o mesmo problema que você! A maioria das minha leituras são de séries e o pior é que as vezes é até sem querer haha. Leia a série sim e depois me conte o que achou (:
      Beijos

      Excluir
  6. Oie Yara =D

    Eu já separei esse livro aqui para minhas próximas leituras e espero gostar tanto dele como você. Faz um bom tempo que comprei ele, mas até agora não tinha tido muita vontade de ler, mas depois que vi o segundo trailer do filme pensei: eu tenho que ler o livro rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Caramba, fiquei super curiosa!
    Parece muito original...
    Adoro quando o livro corresponde á expectativa .-.
    Está na minha listinha: Livros que necessito Ler, preciso de mais tempo, antes que a lista fique grande demais!

    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Não quis jogar o livro no chão com o final, mas quis matar a autora. Como que faz um negocio desses? Já li o próximo e gostei bastante também.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro há um tempão... Preciso reler para relembrar! rs
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Hum, ainda não o conhecia, fiquei curiosa agora :)

    ResponderExcluir
  11. aaaaaamo Os instrumentos mortais, amo amo amo <3

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com medo de ler o post inteiro e pegar algum spoiler. Eu estou na página 410 do livro e já pensou se morro na praia logo agora? rs
    Mas favoritei o post e volto aqui para comentar direito depois que terminar de ler!


    Se tiver um tempinho, passa lá no meu blog ^^/
    www.bolinhodoapocalipse.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é haha não se esqueça de voltar e falar o que achou do livro (:
      Beijos!

      Excluir
    2. Terminei o livro! rs

      Eu também tive a mesma experiência com as resenhas. Li umas que me deixaram incrivelmente animada, principalmente porque eu li e adorei as fanfics da Cassandra, quando estava no ensino médio.
      Daí que eu imaginei que ia me decepcionar, como sempre acontece quando eu crio muitas expectativas para algo.
      O que aconteceu foi um misto de sensações. Apesar de achar que ela cometeu alguns erros Homéricos, eu AMEI a porra do livro! hauahaua. Ao final, eu estava gritando no meu quarto, lendo o livro em voz alta praticamente.
      Acho a narração da Cassandra algo muito envolvente XD;

      Eu senti a mesma coisa que você, com o começo. Eu não estava amando. Daí troquei e peguei o livro em inglês e descobri que o que estava me "travando" era a tradução meio duvidosa.

      Bom, vou começar o segundo assim que terminar O Teorema Katherine :)

      www.bolinhodoapocalipse.blogspot.com

      Excluir
  13. Oi de novo Yara! Estou há semanas lendo sobre esse livro, daí como me interessou muito, eu aproveitei os descontos que o submarino deu com livros e pedi váaarios, ele está no pedido! *-*
    Hahaha, mas essa sua resenha só me fez querer ler mais ainda! Pena que por causa do feriado, só vou pagar o boleto amanhã, então as coisas não devem chegar antes de quinta feira. ;/

    Beijos!
    Carol,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir