01 maio 2013

Eragon (Ciclo da Herança #1), de Christopher Paolini

Título Original: Eragon (Inheritance Cycle #1)
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Páginas: 468



Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.





É difícil fazer uma resenha de Eragon porque ele foi um livro que me surpreendeu, positivamente, de várias formas. Eu simplesmente adoro literatura fantástica, então já sabia que iria gostar, mas Eragon se mostrou um livro tão inteligente e tão bem escrito que quando percebi, já estava completamente apaixonada por este universo criado por Christopher Paolini.

Eragon é um garoto de 15 anos que um dia encontra uma pedra oval, grande e azul, isso por acaso seria um ovo de dragão, o que daria inicio a grande aventura do livro (sou péssima em sinopse, mas pelo menos eu tentei haha). Eragon não foi uma estória que me conquistou logo de cara, na verdade, eu estava achando ela bem monótoma  assim como a escrita do Christopher Paolini, mas depois de algumas páginas, a estória começa a ficar cada vez mais intrigante e a narrativa começa a fluir de uma maneira extraordinária.

A estória é simplesmente incrível e bem criativa, é uma estória muito bem trabalhada e tem um desenvolvimento excelente. O livro é cheio de diálogos dinâmicos e reviravoltas interessantes. Eu adorei a espécies e este mundo novo que o Christopher Paolini criou, criaturas como meninos-gato, espectros, urgais etc, são descritos de uma forma muito crível. E toda a estória dos Cavaleiros de Dragões também é incrível.

A escrita do Christopher Paolini no inicio da leitura não flui muito, mas ao decorrer do livro, a escrita dele vai ficando cada vez mais madura e cada vez mais fluente. Há bastante descrições de lugares ou de objetos, o que pode prejudicar ou não agradar a vários leitores, mas isso me ajudou ainda mais a imaginar aquele mundo com mais detalhes.

"É o seu destino que o molda, disse Saphira. Todas as épocas precisam de um ícone, talvez essa condição tenha caído sobre você." 

Os personagens são muito bem construídos. O meu único problema com o livro é que eu não consegui me apegar ao Eragon como me apeguei aos demais personagens, ele é um personagem muito bem construído e tem um ótimo desenvolvimento, mas ainda assim não consegui me apegar ao personagem principal, mas acredito que isso não será um problema nos próximos livros da série.

 Eu simplesmente amei a Saphira, que é o dragão do Eragon, ela é muito inteligente e ao decorrer da leitura eu gostava cada vez mais dela e de dragões (estou louca para ler mais estória com dragões). O meu personagem favorito foi o Brom, mas também gostei muito do Solembum e do Murtagh.

Eu gostei do final, o Christopher Paolini deixou um bom gancho para o próximo livro da série. A única coisa que faltou no final – e no decorrer da estória também - foi um pouco mais de ação, também senti falta de um desfecho melhor, mas isso é compreensivo considerando que este é o primeiro livro de uma série.

Enfim, eu recomendo este livro para todos, acredito que é um livro que pode agradar a pessoas de todas as idades. Recomendo principalmente para quem gosta de literatura fantástica e dragões. Deem uma chance ao livro, a estória é ótima, super envolvente e tem dragões.

11 comentários:

  1. Oi Yara, tudo bom? (((:
    eu tenho esse livro na minha estante já tem um tempo, mas eu admito que comprei ele mais por impulso (e porque na época estava com um desconto incrível!) do que por vontade ou curiosidade. Já assisti o filme umas três vezes, e por isso fico enrolando pra começar a leitura, já que não será tão surpreendente quanto para uma pessoa que nunca viu o filme.
    Ultimamente não estou me dando muito bem com ficção, mas eu adooooro dragões, então acho que ainda vou fazer mais um esforço e ver se leio o livro ainda esse ano \o
    Espero a resenha dos próximos volumes! ^-^

    Beeeeijinhos e uma ótima quinta-feira! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tá na minha lista de livros desejados <3

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yara!
    Eu sou apaixonada por Eragon! A Saphira é o dragão dos sonhos e o laço que ela tem com o Eragon é tão cheio de ternura e carinho que eu não quero que eles se separem nunca mais.hahahah
    As coisas ficam mais agitadas nos próximos livros e acredito que você ainda vai ter muitas surpresas pela frente. ^.^
    Adorei conhecer o seu blog e já estou seguindo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Ai, como eu amo o Christopher Paolini <3 hahaha' Sim, como você disse, o livro - e escrita do autor - tem lá seus defeitos aqui e ali, mas, no geral, é muito bem escrita. Ainda mais quando você pensa que o autor começou a escrever com uns 15 anos oO

    Ás vezes eu também sentia uma falta de mais ação no livro, porém, me conformei que esse é o estilo do autor, e a história continua sendo maravilhosa! Já até reli esse primeiro livro, rsrs.

    Amei a resenha! Muito bem escrita ^^
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler essa série. A minha irmã é realmente apaixonada, mas ela falou tão mal da adaptação do livro para filme, que fiquei até com medo das decepções que me aguardavam.
    Mas inclusive já o comprei em uma promoção (9,90), talvez com a sua resenha eu finaaaalmente o resgate da estante, afinal sou mesmo uma amante de literatura fantástica. hehehehe.


    Beijos!
    Carol,
    www.caixa-a-a.com - Sorteando As Vantagens de Ser Invisível.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Eu sou louca para ler Eragon, acho as capas muito bonitas,
    e a história parece incrível, coisa que você ratificou muito bem na resenha!
    Adorei!

    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro livros assim e lembro que pelo filme eu fiquei apaixonada, então com o livro acho que não será diferente. Quanto a ter pouca ação as vezes as séries usam este livro um para introdução e deixam a desejar neste outro ponto.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Eu achava que Eragon era o dragão! haha
    Eu gosto de livros nesse estilo, mas tenho fugido um pouco deles, acho que estou em uma fase mais romântica :D Estou com sérias dificuldades para me envolver numa história que tenha muita fantasia, o que é uma pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito do livro e quando fui assistir o filme quase morri de decepção, mudaram muita coisa. Eu amo essa serie apesar de ainda não ter lido o quarto e ultimo livro. Estou esperando alguma promoção para comprar heheheheeh.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii Yaraa =DD
    Eu ainda li esse livro pq eu vi o filme e acabei não curtindo xD
    Mas todo mundo fala que o livro é beeem melhor e sua resenha ficou mto perfeita *-*
    Eu amo livros com dragões tbm e vou pegar emprestado Eragon pra ler !
    Bjoos

    ResponderExcluir