11 setembro 2013

O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman



Título Original: The Ocean at the End of the Lane 
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Desde que li o meu primeiro livro do Neil Gaiman, comecei a entender o conceito de “autor favorito de todos os tempos” e desde então, sempre que aparece algo novo do Neil Gaiman, sempre me esforço o máximo para conferir logo, em qualquer mídia. Com O Oceano no Fim do Caminho não foi diferente e a leitura deste livro foi tão encantadora como só um livro do Neil Gaiman pode ser. 

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a estória de um homem de meia idade (de quem não sabemos o nome) que, um dia, voltando de um funeral, passa na rua onde passou a maior parte de sua infância e acaba sendo levado a fazenda no fim da estrada, onde morava sua amiga Lettie Hempstock. E ai, a magica acontece e ele começa a relembrar uma grande aventura que viveu na infância com a Lettie Hempstock.

Não li muitos livros do Neil Gaiman, mas uma coisa que pude observar é que ele sempre trata seus personagens infantis de uma maneira muito especial e pensando desta forma, sempre os colocando em situações totalmente inusitadas e desconfortáveis, mas ainda assim incríveis. E mesmo assim, as crianças não são exageradas ou bobas, no final, são e só parecem crianças.


- Nada nunca é igual - respondeu ela. - Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.

O ponto em que o livro é tão encantador e magico não é só na aventura, que por sinal, é incrível, mas o livro todo carrega um clima nostálgico e magico em si, sendo assim você não só mergulha na infância do personagem principal, mas ele dá a oportunidade de você mergulhar na sua também. É um livro pessoal, mágico e tocante.
Acredito que uma das coisas mais impressionantes do livro é que o Neil Gaiman conseguiu misturar magia e realidade de uma maneira tão crível e envolvente que isso faz o leitor entrar inteiramente no livro, tudo é tratado de uma maneira tão natural e poética. 

A escrita do Neil Gaiman está ainda mais ágil e rápida, tão envolvente que nem vi as páginas passarem e quando o livro acabou, fiquei querendo imediatamente rele-lo e ainda quero. Os personagens e os diálogos são incríveis e sempre tem alguma coisa ou outra que pode nos trazer reflexões.

Ler este livro foi como voltar a minha infância de uma maneira tão linda e delicada, e sei que este é um daqueles livros que ainda vou reler muito ao longo da minha vida. Acredito que este é um livro que todos devem ler, é o tipo de livro que faz qualquer adulto se sentir uma criança novamente e que encanta o leitor de uma maneira muito singular, uma maneira muito Neil Gaiman. 


11 comentários:

  1. Eu também amo os livros do Neil Gaiman e gostaria de dizer que já li todos mas um dia eu chego lá. Normalmente eu não leio lançamentos porque espero os livros entrarem em oferta para comprar mas a Intrínseca fez uma super campanha no lançamento desse livro e vários blogs sortearam e eu felizmente ganhei um exemplar e li logo, não resisti. A história é realmente linda e tocante; principalmente o final, Gaiman amarra tudo perfeitamente e eu confesso que chorei nas últimas páginas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yara!

    Acho que sou uma das poucas pessoas que não gostou desse livro.
    Achei muito bobo... Como a propaganda prometia um livro adulto, fui cheia de expectativa! Então me decepcionei bastante. :(
    E ficou muita coisa sem explicação a meu ver... Isso também fez com que o livro perdesse vários pontos comigo.
    Mas, mesmo assim, pretendo ler outras obras do autor. :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro as resenhas que leio sobre o livro.
    Todas positivas, comentando como ele é bonito.
    A sua não foi diferente, adorei.

    Preciso urgentemente ler algo do autor.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. E eu aqui MORRENDO de vontade de ler esse livro. Sério, Gaiman arrasa! Apesar de só ter lido um livro dele, sei que o cara sabe fazer um estilo de narrativa única, daquelas que te conquistam rapidinho. <3
    Espero comprar logo esse livro, de verdade. E que ele venha logo para o Brasil de novo! Queremos o Gaiman. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?
    Estou vendo várias pessoas com esse livro, e simplesmente: adicionei na minha lista agora mesmo!
    Tua resenha ta incrível, e só mostra ainda mais o quanto eu quero ler!!!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie yara
    esta foi minha primeira experiência com Neil, e adorei o clima nostálgico, apesar de não ter aceitado certos acontecimentos.
    Quero ler de novo só para tirar a dúvida se era eu que não estava em um momento bom para ler o livro, ou se o livro que não me cativou.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Quase comprei este livro na minha última passagem pela livraria. O livro parece ser muito bom e os comentários são excelentes.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li um livro do autor e minha experiencia não foi positiva. Quero ler esse, pois todo mundo fala bem dele. Até para não julgar um autor por apenas um livro.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu estou mega curiosa quanto a essa leitura !
    A história não faz o meu estilo, mas me comprou completamente.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. O Neil viaja em algumas cenas, rs, mas o livro é mesmo mágico e dá pra refletir bastante sobre o universo, você e a origem da vida!!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir