07 novembro 2013

Extraordinário, de R. J. Palacio


Título Original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



Quando comecei a ler o livro, eu pensei que seria um livro brilhante e estava muito ansiosa e apesar de ter gostado muito do livro, no final da leitura, me senti um pouco decepcionada. Mas, ler Extraordinário foi uma experiência muito bacana porque o livro, acima de tudo, traz uma mensagem muito legal e esperançosa.

Primeiro gostaria de dizer que eu gostei bastante da escrita da R. J. Palacio, ela é muito fluida e rápida e, além disso, o livro não é narrado só pelo August, sendo assim a estória também é narrada pelo ponto de vista de seus amigos e sua irmã, a Via. O fato da estória ser contado em várias perspectivas diferentes o tornou ainda mais interessante e dinâmico.

Extraordinário é o tipo de livro que eu adorei, no entanto com pequenas ressalvas. Uma coisa que me incomodou um pouco no livro ao decorrer da leitura é que, na escola, algumas coisas parecem ter sido fáceis e felizes demais. Não digo no começo e sim um pouco depois, achei tudo um pouco utópico demais.

Eu adorei o August, ele é um personagem muito cativante e encantador, apesar de ser meio irritante ás vezes. Ele é um personagem bem crível e consegue ganhar a simpatia do leitor logo no começo. A família do August é maravilhosa e eu adorei a irmã dele, a Via, no começo ela se mostra uma personagem bem simples, mas é desenvolvida de uma forma bem real. Os amigos do August, a Summer e o Jack, são simplesmente adoráveis.

Uma coisa que é bem legal e frequente no livro é as referencias, desde alguns diálogos aos começos de capítulos, que sempre tinha alguma frase bem legal. O final é um amorzinho e não acho palavra melhor para descrevê-lo do que essa rs. Mesmo tendo terminado o livro achando que faltava algo mais e que poderia ter sido melhor, achei o final encantador e emocionante.

Enfim, é um livro que recomendo para pessoas de todas as idades, é um livro delicado, com uma estória linda, de leitura bem rápida e com uma mensagem muito bonita.

8 comentários:

  1. Oie :)

    Extraordinário foi um livro que me tocou demais, principalmente pela leveza como a autora conduz a narrativa ao longo da estória, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Yara =D

    Eu amei esse livro! Quando comecei não esperava me emocionar e me encantar tanto pelo Auggie como me encantei. Na verdade eu ainda estou completamente apaixonada por ele rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Que pena que te decepcionou um pouco. Aconteceu isso comigo em A culpa é das estrelas. Quando falam muito de um livro, a gente fica com a expectativa muito alta e as vezes acontece isso. Mas vou querer ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, também me decepcionei um pouco com A culpa é das estrelas, apesar de que ao passar do tempo, fui gostando mais dele haha. E ainda acho que foi a expectativa muito alta que foi a causa disso haha, em ambos os casos. Mas Extraordinário vale a pena a leitura e traz uma mensagem bem bacana.
      Bjs

      Excluir
  4. Ah...muitas pessoas falam super bem desse livro e vejo que você gostou bastante também. Só que não engulo essa capa de jeito nenhum, feiaaaaaaaaaaaaaaaa d+.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma! Também não curto muito a capa, mas o livro vale a pena e depois da leitura, até dá para gostar mais da capa.

      Bjs

      Excluir
  5. Quero muito ler esse livro. Está na minha listinha há tempos, e desse mês ele não passa HAHHAHA

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou muito suspeita para falar desse livro.
    O August me cativou desde o princípio, achei ele meigo e carismático.
    Eu gosto de livro que me façam refleti sobre a vida, e Extraordinário foi um desses.
    Excelente leitura, né?

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir