31 dezembro 2013

Retrospectiva Literária 2013

Oi pessoas! O ano voo! Ele já está terminando e eu gostaria de encerrar o ano com está retrospectiva literária que já é organizada há alguns anos pela Angélica, do blog Pensamento Tangencial. Essa é a minha primeira vez participando e apesar de ter sido difícil responder algumas das perguntas, eu adorei e foi bem divertido! Agora, vamos logo a Retrospectiva Literária 2013 do blog Palavras de um Livro. 



A aventura que me tirou o fôlego: Tem algumas aventuras que eu simplesmente amei acompanhar, mas consegui selecionar só três- Eragon do Christopher Paolini, O Livro das Coisas Perdidas do John Connolly e Sob a Rosa da Diana Peterfreund.

O terror que me deixou sem dormir: Eu quase não li nada de terror, o que é terrível e algo a se mudar em 2014, não senti medo com este livro, mas o melhor foi Carrie, a Estranha do Stephen King.

O suspense mais eletrizante: A Tribo do Joe Hill e Stephen King. Não li livros de suspense neste ano, mas A Tribo é um ebook muito bom e que eu gostei bastante.


O romance que me fez suspirar:  Poucos romances chamaram a minha atenção este ano, mas acho que os que se destacaram e me fizeram suspirar foi Cidade dos Ossos da Cassandra Clare e Divergente da Veronica Roth.


A saga que me conquistou: Comecei a ler várias sagas que gostei este ano, mas o que se destacaram mais foi Os Instrumentos Mortais, Divergente e Ciclo da Herança.


O clássico que me marcou: Laranja Mecânica
do Anthony Burgess. Este livro é simplesmente sensacional!


O livro que me fez refletir: A Revolução dos Bichos
do George Orwell. O primeiro livro que li este ano e eu não poderia ter começado melhor.


O livro de fantasia que me encantou: O Livro das Coisas Perdidas do John Connolly. Esse livro é mágico.

O livro que me decepcionou: Eu até gostei de Bruxos e Bruxas (por isso decidi continuar com a série) do James Patterson e Gabrielle Charbonnet, mas eu esperava muito mais do livro e ele foi uma decepção total.

O livro que me surpreendeu: Carrie, a Estranha
do Stephen King! Eu já sabia que ia gostar do livro porque eu adoro o filme, mas o livro ainda conseguiu me surpreender bastante. E outro que me surpreendeu bastante também foi Cidade dos Ossos da Cassandra Clare, não esperava que fosse gostar tanto desta história e de seus personagens.


O thriller psicológico que me arrepiou: Tony & Susan
do Austin Wright.


O livro mais criativo: O Espadachim de Carvão
do Affonso Solano. Toda a mitologia e os seres do livro me surpreenderam e me agradaram bastante. E O Mistério da Estrela - Stardust do Neil Gaiman, que é um conto de fadas muito bem escrito.


O melhor HQ:
Eu li HQs excelentes e ainda planejo fazer um post com as melhores do ano. Escolhi duas, uma nacional e uma internacional, porque não consegui escolher só uma, as melhores são Turma da Mônica – Laços do Vitor Cafaggi e a Lu Cafaggi e Retalhos do Craig Thompson.


O infantojuvenil que se superou: Odd e os Gigantes de Gelo do Neil Gaiman. 

A capa mais bonita: O Oceano no Fim do Caminho do Neil Gaiman. É uma das capas mais lindas da minha estante.

A frase que não saiu da minha cabeça:

Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos. - O Oceano no Fim do Caminho.

O(a) personagem do ano:
Charlie (As Vantagens de Ser Invisível), O Homem Torto (O Livro das Coisas Perdidas) e Jace (Cidade dos Ossos). Não consegui escolher só um.


O casal perfeito:
Clary e Jace, de Cidade dos Ossos.


O(a) autor(a) revelação:
Joe Sacco e Cassandra Clare.


O melhor livro nacional: O Espadachim de Carvão
do Affonso Solano.


O melhor livro que li em 2013:
O Oceano no Fim do Caminho do Neil Gaiman. Não tinha como ser outro livro senão este, eu adorei a história e a escrita do Neil Gaiman me leva para outro mundo.


Li em 2013
54 livros.


A minha meta literária para 2014 é:
Ler mais clássicos e terminar ou continuar algumas séries que eu parei na metade ou no primeiro volume e tentar ler 54 livros ou mais.


Bom, é isso! E obrigado muito a todos que visitaram o blog em 2013! No momento, estou viajando já faz algum tempo (por isso o blog anda tão paradão), mas já tenho ideias e posts prontos para 2014. Que em 2014 todos tenham ótima leituras e que você possa realizar todos os seus sonhos. Enfim, feliz 2014!

9 comentários:

  1. Você teve um 2013 bem diversificado na leitura, né? Vou fazer o mesmo este ano!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversificar na leitura é bem legal! Dá para ler de tudo em um ano (:
      Bjs

      Excluir
  2. Oie!

    tenho vontade de ler Eragon, assim como de ler Carrie e outros livros do S.King. Não sei como ainda não li Cidade dos ossos, espero gostar tanto quanto você.

    Ótimas leituras em 2014 pra vc também! feliz Ano Novo!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua retrospectiva, Yara!
    Sou completamente apaixonada por George Orwell, adoro a revolução dos bichos, e amo 1984!
    Estou esperando sair meu pagamento para comprar Laranja Mecânica, que já está no topo da minha lista de desejos faz um bom tempo $.$
    Morro de curiosidade de ler Carrie mas ainda não tive tempo...
    O livro nacional que eu mais gostei este ano foi O Pássaro, mas devo confessar que não li muitos, e dificilmente gosto de algum nacional.
    Vários dos que você mencionou eu ainda não li... Fiquei morrendo de vontade!
    Um dos melhores livros que eu li em 2013 foi 1Q84, do Haruki Murakami, não vejo a hora de comprar o segundo!

    Bom, você sabe que eu adoro o seu blog, estou sempre dando uma espiadinha, agora um pouco menos devido a falta de tempo, mas te desejo muita paz e sucesso em 2014, que você alcance suas metas e seja muito feliz!
    Parabéns pelos 54 livros em 2013, não li tantos assim (mas gostaria) espero que você possa er tempo para suas leituras este ano!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle!
      Só li revolução dos bichos, mas já quero logo ler outros livros do George Orwell, principalmente 1984 e espero gostar tanto quanto você. E Laranja Mecânica é um livro excelente, vale muito a pena lê-lo, assim como Carrie. Eu ainda não li 1Q84, mas sou doida para ler este livro!

      E obrigado por tudo, eu também adoro seu blog e sempre estou dando uma olhada lá. E também te desejo muito sucesso, felicidade e paz em 2014, e ótimas leituras!

      Beijos.

      Excluir
  4. Nossa, que tristeza. Descobri que não li nenhum desses livros ainda. Estou hiper atrasada com relação aos seus acontecimentos literários de 2013. Você leu muitos livros, cerca de um por semana. Acho que cheguei em um valor próximo ao seu, mas não tenho certeza pois meu caderninho onde anoto todos não está comigo |: Destes livros pretendo ler a série Sociedade Secreta da Diana Peterfreund, Carrie a estranha e As vantagens de ser invisível.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Yara, tudo bem?
    A maioria dos livros lidos citados por você eu não li. Concordo quanto a Bruxos e Bruxas, eu não consegui até hoje concluir o primeiro e estou imaginando o segundo. :(
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Oi Yara, também tem vários que eu não li ainda, mas muitos deles quero ler. Adoro essa retrospectiva, faz a gente ver como foram as leituras dos blogueiros. Quero ler algo do Neil, tenho um livro dele em casa (há tempo!).

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oie Yara
    adorei sua retrospectiva.
    Quero muito ler Laranja Mecânica. Só leio resenhas positivas.
    Bruxos e Bruxas eu li atualmente e gostei, apesar de também ter achado uma decepção. Esperava muito mais.
    O oceano no fim do caminho é lindo. Li e não sei se consegui captar perfeitamente a essência do autor, por isso minha nota pra ele foi baixa, mas quero reler tudo de novo.
    Preciso ler livros de terror bons em 2014.
    Bjos e feliz 2014
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir