02 dezembro 2013

Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood


Título Original: Six Impossible Things 
Autora: Fiona Wood 
Editora: Novo Conceito   
Páginas: 272

Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 
1. Beijar a garota. 
2. Arrumar um emprego. 
3. Dar uma animada na mãe. 
4. Tentar não ser um nerd completo. 
5. Falar com o pai quando ele liga. 
6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...  

Assim que vi a capa de Seis Coisas Impossíveis e li a sinopse, fiquei ansiosa para lê-lo. Porém, não criei nenhuma expectativa e devo dizer que Seis Coisas Impossíveis me surpreendeu positivamente e se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra seria adorável.

O livro é narrado pelo Dan e a narrativa em primeira pessoa é uma coisa que se encaixou perfeitamente no livro porque o Dan vai contando tudo o que aconteceu em sua vida de um jeito muito irônico e apesar dessa ironia às vezes ser forçada, é um alivio cômico válido.

Achei o começo do livro bem monótono, mas depois ele melhora bastante.  A escrita da autora é bem fácil e ágil, dá para ler o livro rapidinho. Uma coisa muito legal do livro é que ele tem várias estórias paralelas envolvendo personagens menores, isso o tornou mais dinâmico e nós deu a oportunidade de entrar em contato com todos os personagens.

Eu gostei do Dan e adorei a mania dele de fazer listas, mas ás vezes achei ele meio infantil e ingênuo demais. Porém, ele amadurece muito durante a estória e ao terminar o livro, eu realmente me importava com o personagem. Achei a Estelle, vizinha do Dan, muito chata em alguns momentos, mas depois de um tempo ela se mostra tão adorável quanto o Dan.

O final fica meio em aberto e é meio clichê, mas ainda assim é um final muito adequado, esperançoso e acho que irá agradar a todos. A edição está muito bonita, todos os começos de capítulos têm ilustrações e a capa, além de ter tudo a ver com a estória, é linda.

Enfim, eu recomendo muito Seis Coisas Impossíveis, é um livro sobre amadurecimento, de leitura rápida e como eu disse antes, ele é muito adorável.


5 comentários:

  1. Olá
    Que saudades de passar aqui no seu blog!
    Gostei bastante da resenha
    Ainda não conhecia o livro, mas que nem aconteceu com você, só de ver a capa e a sinopse já me deixou curiosa. Lendo sua resenha junto a vontade só aumentou.

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sabe que adoro esses livros "clichês"? No fim são uns dos melhores!
    www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  3. E aí Yara!
    Não conhecia esse livro!
    Não sei se é o tipo de livro que eu pegaria de cara numa livraria mas parece ser bom, os personagens amadurecem e esse negocio de lista parece ser interessante :D
    É bonitona a capa, né? ;)
    Um beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha parado pra ler sobre esse livro! Achei a capa muito criativa e diferente (:
    Adorei!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me chamou a tenção pois eu tinha uma listinha dessas hehehehehe. Está na minha lista de leituras.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir