01 junho 2014

O Lado Mais Sombrio (Splintered #1), de A.G. Howard

Quando comecei a ler O Lado Mais Sombrio, a única coisa que sabia do livro é que ele é inspirado em Alice no País das Maravilhas e que a protagonista é parente de Alice Liddell, e isso foi o bastante para eu começar a ler o livro bem animada. Foi bom entrar nesta história sem saber quase nada.

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. 

Já queria dizer que eu amei este livro! Quando começo a ler um livro, sempre começo querendo realmente gostar dele, mesmo que ele esteja meio chato no começo e com O Lado Mais Sombrio, eu simplesmente adorei o livro desde a primeira página. O clima do livro logo no começo me pegou e logo simpatizei com os personagens, assim fiquei presa no livro até o final.

Além de ser um livro muito bem escrito, o ritmo dele é muito bom e interessante. Assim que comecei a ler o livro, queria que a protagonista fosse logo ao País das Maravilhas, mas mesmo as partes antes disso são bem legais porque são cheias de descobertas e a apresentação dos personagens é muito boa. O começo do livro é muito útil para entendermos o motivo da Alyssa entrar na toca de coelho e conhecermos um pouco de sua mãe.

A ambientação do livro é muito boa mesmo quando Alyssa está na cidade onde mora, mas quando somos apresentados ao País das Maravilhas podemos ver quanto potencial o livro tem. O País das Maravilhas da A.G.Howard é muito sombrio, rico, perigoso e charmoso! A autora adaptou muito bem vários dos personagens já conhecidos, podemos ver todos eles nesta nova roupagem macabra que ficou bem interessante. É claro que isso não seria nada se a escrita da A.G.Howard fosse pobre, o que não é. A escrita da A.G.Howard é instigante e envolve o leitor no País das Maravilhas e na história.

Sempre reclamo de personagens YA, mas eu gostei bastante da Alyssa, achei ela diferente de outras personagens em alguns momentos, ela é determinada e eu gostei muito, muito da motivação dela para se envolver com o País das Maravilhas, que é para ajudar a mãe. O Morfeu é, sem dúvidas, meu personagem favorito do livro! Desde o momento que ele aparece, ele consegue se destacar e tudo no personagem é bem atraente, ele é aquele tipo de personagem que eu gosto mesmo que ele faça algo que não aprovo. O Jeb me irritou bastante e em vários momentos desejei que ele sumisse, mas no geral, eu gosto dele em alguns momentos e em outros eu o detesto.

O Lado Mais Sombrio é o primeiro livro da série Splintered. Eu gostei muito do final e achei ele bem fechado, de modo que eu acho que não precisaria de uma continuação, mas o universo criado pela autora é bem amplo, os personagens são carismáticos e ela ainda pode fazer muita coisa boa no próximo livro, então estou BEM ansiosa para ler o próximo livro da série e para voltar ao País das Maravilhas. 

Uma das coisas mais legais durante a leitura era que o livro tinha um clima muito parecido com os dos filmes do Tim Burton e na parte de agradecimentos, vemos que isso foi meio proposital porque, além do Lewis Carroll, o Tim Burton também foi uma das inspirações da autora. Além do conteúdo ser super legal, a edição está linda. A capa é muito bonita e tem tudo a ver com a história e em cada começo de capítulo a página é toda enfeitada.

Enfim, como vocês puderam ver, eu gostei bastante do livro e do universo criado pela autora. Eu recomendo este livro a todos, principalmente para quem gosta de fantasia.

Título: Splintered
Autora: A.G. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 
368

5 comentários:

  1. Hey
    Adoro a Alice e a proposta do livro parece ser interessante.
    Infelizmente acabei adiando a leitura, espero pegá-lo esse mês

    bjs e uma ótima terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi, Yara. Tudo bem?
    Confesso que estava ansiosa quanto a esse livro, mas vi tantas resenhas negativas que até desanimei. Adorei a sua positiva, darei uma chance para ele em breve ;)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Cara, eu sou DOIDA pra ler esse livro, mesmo. Acho a capa maravilhosa e amo a história de Alice no País das Maravilhas. Espero poder ler em breve!

    Beijos!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Yara =)

    Gostei bastante desse livro e da narrativa a autora. O fato de ser uma série de quatro livro me desanimou um pouco, mas ... que venha o Morfeu rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Olá, Yara
    Tudo bem?
    Sou apaixonada por essa capa, preciso dela na minha estante, sério *o* quanto ao livro, parece ser muito bom, pois já li várias resenhas positivas sobre ele. Sua resenha me motivou mais a comprá-lo kk
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir