13 outubro 2014

Cartas de Amor aos Mortos, de Ava Dellaira

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho. 

É horrível ler um livro que você acha que tem tudo para ser bom e ele acabar te decepcionando, e isso aconteceu comigo enquanto lia carta de amor aos mortos. Por isso, mesmo durante a leitura, tentei abaixar minhas expectativas para poder aproveitar mais da leitura, mas mesmo assim, carta de amor aos mortos é um livro que poderia ser muito melhor.

A trama de Carta de Amor aos Mortos parece ser bem legal e interessante, mas durante toda a leitura, senti que Ava Dellaira não conseguia se aprofundar em nada e isso deixou o livro bem superficial. E como eu disse, a trama parece ser interessante e podia ser ainda mais porque ela narra uma passagem e libertação da laurel, ela começando o ensino médio e isso pode ser interessante, porém além de vários outros fatores, a autora enrola tanto que a leitura foi até um pouco chata.

A escrita de Ava Dellaira não é de todo o ruim, ela é bem agradável, flui rapidamente e tem algumas frases me tocaram, porém em alguns momentos ela é bem medíocre.

"Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo."

Agora vamos falar da Laurel, que foi o meu maior problema com este livro. Laurel, que tinha tudo para ser uma personagem complexa com uma estória envolvente, mas que é uma personagem completamente sem personalidade. Em alguns momentos, ela ser do jeito que é, é compreensível de acordo com o que é apresentado, mas durante quase o livro todo ela só é uma personagem muito chata e boba. Ao decorrer da leitura, ela evoluiu bastante e no final do livro, ela está bem mais tolerável, mas até lá, ela é uma personagem desinteressante.

Por outro lado, achei os amigos dela bem mais interessantes e é divertido ver a convivência deles juntos. Eu gostei do Sky, mas achei o relacionamento dele com a Lauriel extremamente superficial! Eles mal conversam e já sentem uma paixão um pelo outro. E o pior para mim foi que ela queria fazer perguntas ou contar coisas para ele e vice-versa, mas não faz isso porque tem medo e eu acho que o tipo de trama que precisa da falta de dialogo para fazer uma estória acontecer é extremamente cansativa.


Enfim, achei Cartas de Amor aos Mortos um livro triste e algumas coisas nele mexeram comigo, porém é um livro fraco e com uma protagonista capaz de afastar o leitor. Não recomendo o livro a todos, mas se você gosta de drama e livros escritos através de cartas, acho super valido considerar a leitura de Cartas de Amor aos Mortos.

Título Original: Love Letters to the Dead
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344

5 comentários:

  1. não curto livros escreitos através de cartas,creio que não curtiria tanto esse ai http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de livros com cartas ou e-mails (Meg Cabot faz isso maravilhosamente bem!) mas acho que a vontade que eu tinha de ler esse livro, ainda continua em partes - quando pegar para lê-lo, só não vou esperar tanto - pq estavam falando muito bem, mas é muito bom conhecer outras opiniões.
    Gostei da sua resenha, viu?
    Adorei o quote :o
    Um beijo!
    Pâm - wwww.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Poxa, que pena que não conseguiu gostar tanto assim do livro. Triste quando isso acontece. Ainda não li esse livro, depois da sua resenha vou tentar abaixar um pouco as minhas expectativas para poder tentar gostar mais. Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não me diga isso. Eu tinha altas expectativas em relação a ele. Fiquei chateada agora. :(

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros escritos em forma de cartas, já li alguns e de modo geral achei interessante.
    É uma pena que esse tenha decepcionado, quando comecei a ler sua resenha achei que seria mais surpreendente!
    Beijo

    ResponderExcluir