04 outubro 2015

Eon, de Alison Goodman

Eon é um garoto de 12 anos que estuda Magia de Dragão e busca pela chance de se tornar um Dragoneye. Ok, até ai eu achava a sinopse bacana, mas tem mais! Mas na verdade, Eon é Eona e tem 16 anos! Eona consegue ver todos os dragões – os outros garotos que querem ser dragoneye só conseguem ver um – e quer ser uma dragoneye. Eona tem que fingir que é Eon porque mulheres não tem o direito de usar a Magia de Dragão e se for descoberta, Eona pode ser morta. A única pessoa que sabe de seu segredo é o seu mestre que a ajuda nos estudos.

Eu comecei a ler pensando que seria uma coisa bem infantil e Alison Goodman me surpreendeu com sua estória incrível. Eon é uma bandeja bem cheia para quem gosta de fantasia e personagens fortes. E dragões, gente, tem dragões no livro! Existem doze dragões e Eona luta para ser escolhida aprendiz do Dragão Rato.

O mundo criado por Alison Goodman é bem diferente do que costumo ler. Primeiro de tudo e o que torna o livro ainda mais interessante é que tem muita referencia da cultura asiática, fica claro a pesquisa que a autora realizou para compor o seu mundo.

O livro começa de forma lenta, apresentando o universo e os personagens aos poucos, mas desde esse começo já podemos ver os vestígios da grande estória que é. A escrita da Alison Goodman é muito sutil, mas muito forte. A escrita é simplesmente linda! Sua narrativa nos puxa para dentro desta estória incrível e é cheia de detalhes e quando se pega o ritmo, é simplesmente torturante deixar a leitura de lado.

Para quem gosta de romance: sinto em dizer que não há quase nenhum. Mas, não deixe de ler o livro por causa disso porque há uma construção de relacionamentos e o romance está lá, mas está bem sutil.

Eona já é uma das minhas personagens favoritas, mas também nutri um amor muito grande pelos personagens coadjuvantes. O mestre dela, Lady Dela e Ryko são destaques que só enriquecem a estória.



Eona é uma personagem feminina extremamente forte e com grande vontade de sucesso, tanto porque é o que ela quer para si quanto porque tem muitas pessoas que dependem do seu sucesso. A evolução dela ao longo do livro é maravilhoso, sempre dando o melhor de si e tentando entender e chegar a uma aceitação de si mesma que emociona. Claro que ao longo do livro, a mania dela em não pedir ajuda e não conversar sobre suas dificuldades irrita um pouco, mas é perfeitamente compressível devido sua posição de perigo a todo instante.

Essa sensação de perigo constante é tão contagiante que chega ao leitor. Além do perigo de ser uma mulher e se arriscar a entrar nesse mundo, Eona ainda tem problema em uma das pernas. A todo momento Eona tem dificuldades para alcançar seus objetivos e quando consegue superá-los, acontece mais alguma coisa que entra em seu caminho. Além disso, tem o seu segredo que se descoberto, causara sua morte.

Ao final, eu já estava tão envolvida na estória que tudo que queria era ler mais e mais desse mundo e desses personagens. A estória é cheia de intrigas politicas, traições, força do poder feminino e superações e tem o potencial para ser um épico incrível em sua continuação.

Eon faz parte de uma duologia e mal posso esperar para ver como a estória terminará. Eon é leitura obrigatória para quem gosta de fantasia e YA. Além desse toque incrível de Mulan, os personagens são únicos e a escrita é contagiante, Eon não é mais do mesmo.

Título Original: Eon
Autora: Alison Goodman
Editora: Galera Record
Páginas: 474

Nenhum comentário:

Postar um comentário