14 julho 2015

Corrente do Mal (2015)

É um tempo difícil para os apaixonados pelo gênero terror! Se na literatura, temos a DarkSide Books e algumas outras editoras para nos banhar com qualidade, temos muitos remakes e filmes bem ruins ou muito mais ou menos no cinema. Tendo isso em mente, Corrente do Mal é um suspiro de alivio para quem gosta do gênero. 

Corrente do Mal será lançado em 23 de Julho de 2015 aqui no Brasil e é dirigido por David Robert Mitchell.

Sinopse: Para a jovem Jay, de 19 anos, o outuno deveria se concentrar na escola, nos meninos e nos fins de semana no lago. Mas, depois de um encontro sexual aparentemente inocente, ela se vê atormentada por estranhas visões e um sentimento constante de que alguém ou algo está seguindo-a. Confrontada com este fardo, Jay, com a ajuda de seus amigos, deve encontrar uma maneira de escapar dos horrores que parecem estar a poucos passos de distância.

Sempre que a situação está muito ruim nesse gênero, surge um filme incrível que nós faz recuperar o amor ao terror. Isso aconteceu em 2012 com O Segredo da Cabana e 2013 com Invocação do Mal e até mesmo em 2014 com The Babadook, apesar de Corrente do Mal não se comparar a Invocação do Mal, esse novo filme traz um terror psicológico com certa originalidade que certamente se destaca. 

A estória é muito interessante e diferente. A Jay, depois de fazer sexo com um garoto, começa a ser seguida por uma "pessoa" que pode tomar a forma de qualquer pessoa, seja uma pessoa que ela conheça ou não, É uma especie de maldição. E para ela se livrar dessa coisa seguindo ela, ela tem que transar com outra pessoa e passar isso adiante, e essa pessoa tem que passar adiante porque se ele não passar, mata ele e volta para a Jay. 


Essa aura de perigo iminente, de que se você não passar adiante, não importa o que você faça, ele vai continuar te seguindo e talvez, um dia ele chegue até você, cria uma atmosfera de tensão do começo ao fim. O interessante dessa coisa tomar a forma que quiser, é que estamos tão perdidos quanto a protagonista. E o mais legal é que o diretor sempre está brincando com isso porque durante o filme sempre tem alguém andando ao fundo da cena, seja essa pessoa quem está seguindo a Jay ou não.

Ao mesmo tempo que gostei da premissa, também acho que ela poderia ter sido mais bem aproveitada e ter gerado um filme melhor. Talvez isso seja mais trabalhado em uma continuação que já está confirmada pelo diretor, e tal continuação não é desnecessária e torço para eles não se perderem na estória e começarem a criar regras que servem mais para serem convenientes para estórias futuras do que para evoluir a estória em si.

Maika Monroe como Jay é excelente, no começo ela mostra uma fragilidade que cai muito bem com a personagem. E em momentos de fuga e desespero, ela também se mostra excelente e entregando o desespero necessário para alguém que está sendo seguido e se sentindo impotente.

A ambientação dos 80's é um bônus e só contribui para o clima que o filme constrói. Aliás, enquanto assistia, senti uma vibe que muitas vezes sinto ao ver os filmes do John Carpenter e Wes Craven ♥. O filme não brinca muito com sustos e altos e baixos da trilha sonora. A trilha sonora permanece constantemente intrigante. Então essa trilha sonora intrigante, a atmosfera de tensão e a fotografia linda e sombria fizeram um casamento perfeito. 


O filme não subestima a inteligencia do telespectador em nenhum momento e vários momentos são meio ambíguo, mas se prestarmos atenção a o que o filme apresenta, podemos captar várias nuances. O final é bem ambíguo e abre um espaço para especulação, o que eu particularmente, achei bem interessante. 

É um filme recomendado para quem gosta do gênero terror e horror e até para quem só assiste alguns e não gosta tanto do gênero. 

Fato irrelevante, mas que eu não consigo deixar de colocar aqui: olha que lindo esse poster do filme!! Parece aqueles posters de filmes antigos que eu via na parte de terror da locadora - saudades locadora.







6 comentários:

  1. Que de mais esse filme, vai ser um lançamento e tanto *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Adoro filmes de terror e suspense, para mim é o melhor gênero. Mas hoje em dia está realmente difícil achar um belo filme de terror. Pra mim um dos melhores é O Grito, assisti a muito tempo e fiquei semanas dormindo com a minha mãe kkk vê se pode.
    Gostei da premissa desse filme e parece ser bem intrigante.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Yara!
    Tinha visto o trailer desse filme, mas fiquei um pouco receosa se realmente seria bom. Eu adoro filmes de terror e suspense! Concordo contigo quando diz que ultimamente não tem muitos filmes realmente interessantes do gênero (ainda espero encontrar algum Wolf Creek da vida por aí).
    Anotei sua dica e pretendo assistir!

    Beijos!
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Yara =)

    Não conhecia o filme, pelo simples fato de morrer de medo de qualquer coisa do gênero de terror rs...
    Pela sua resenha ela parece ser uma ótima dica para quem curte filmes do tipo, mas eu passo longe XDDD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara!
    Não sou muto ligada aos lançamentos do gênero porque morro de medo de assistir haha. Acho as histórias até interessantes, mas o medo não me deixa ver.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe já assistiu e amor, mas depois de ler seu post vou convidar ela para assistir comigo!!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir