23 janeiro 2012

A Esperança (Jogos Vorazes #3) - Suzanne Collins


Título: A Esperança (Mockingjay)
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863

Páginas: 421

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. 
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? 
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.



Contém spoilers de Jogos Vorazes e Em Chamas

Lembro-me que na resenha de Em Chamas disse que tinha certeza que A Esperança, terceiro e ultimo livro da trilogia Jogos Vorazes não iria me decepcionar, e ele não me decepcionou, não completamente. A Esperança é um livro muito bom, não me entendam mal e a Suzanne Collins sabe mesmo como maltratar seus personagens e ao mesmo tempo maltratar o leitor, porque ela nos deixa em uma agonia. E ainda mais uma coisa em que a Suzanne Collins me impressionou bastante foi que ela não perdeu o ritmo em nenhum dos três livros, a trilogia mantém um nível de qualidade alta nos três livros, sem decair.

Outro ponto excelente do livro, em minha opinião, é o desenvolvimento de alguns dos personagens, e até conhecemos a história de Haymitch e Finnick depois de eles ganharem os Jogos Vorazes, o que eu achei muito legal porque eu sempre quis saber mais sobre eles, principalmente de Haymitch. Outra coisa que foi bastante original nesse livro foi que no livro existia o triangulo amoroso Peeta, Katniss e Gale e eles não foram o foco do livro, na verdade, o foco do livro foi à revolta, a guerra e a crueldade do presidente Snow, o que eu gostei muito.

O livro já começa num clima tenso com o Peeta capturado pela Capital, com a Katniss toda confusa, mas ainda assim independente e guerreira como sempre, com a destruição do distrito 12 e com a descoberta do distrito 13. Nesse livro, Katniss toma escolhas e sofre, sofre mais do que ela sofreu nos dois livros inteiros. Aliás, falar em sofrer, eu fiquei com tanta pena do Peeta que eu lia esse livro sem parar para ver qual iria ser o desfecho da história dele. Então, eu disse no começo da resenha que esse livro não me decepcionou completamente porque só houve uma coisa que me decepcionou no livro, e esse coisa foi às perdas, não todas, algumas eu sinceramente ate achei necessárias e tudo, mas tiveram outras que eu achei a morte tão desnecessária que deu raiva haha.

A série de acontecimentos e a ação desse livro, assim como nos outros te deixa tão presa na história, é uma coisa que mexe com o leitor (os principais sentimentos foram ansiedade, tristeza, raiva etc. haha). É um livro tão real e com um desfecho tão impressionante que te faz ficar pensando nele mesmo depois de acabar a leitura. E, eu li várias resenhas falando que o final deixou a desejar, só que eu particularmente, amei o final, fechou a trilogia com chave de outro e era mais ou menos o que eu esperava e para mim foi o final ideal.

A conclusão é que a trilogia é maravilhosa, envolvente, real e comovente, a minha favorita com certeza. E é claro, super recomendada, a dica é: Quem não leu a trilogia Jogos Vorazes, leiam, vocês não vão se arrepender. É uma trilogia que deixa saudade, então o jeito agora é esperar pelos filmes.

5 comentários:

  1. Acho que o personagem mais desenvolvido e que morri de dó nesse livro foi o Finnick. Saber da história dele e tal e o fim que teve.. :/
    eu também concordo que a autora soube escrever e mesmo eu não gostando de jeito nenhum do final, eu realmente não acho que teria um final diferente. Afinal, é uma distopia, sobre guerra e tudo mais e ter um final feliz pra todo mundo não seria legal. Mas a autora também foi bastante maldosa..

    ResponderExcluir
  2. Não pude ler essa resenha pois ainda não li Jogos Vorazes!!

    Mas adorei seu blog... achei ele bem estruturado!

    Um beijo,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. OI, passando aqui pela primeira vez! :D

    Eu terminei de ler A Esperança esses dias e me revoltei muito hahaha

    Não por causa do final, eu achei que realmente tinha de terminar daquele jeito, como você disse, mas sei lá... EU nunca gostei da Katniss e acho que ela me irritou demais nesse livro hahaha

    Também fiquei morrendo de dó do Peeta, mas acho que foi o que o mais gostei nesse livro :P E, concordo plenamente, algumas mortes foram completamente desnecessárias :(

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  4. Amooooo essa série!!!!!! De todo o coração !!!!!!



    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  5. ahhhh eu sou viciada nessa serie kkkkkkkk amei a resenha!!
    beijos
    http://secretsofbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir