20 agosto 2012

A Culpa é das Estrelas - John Green



Título Original: 
The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Editora: 
Intrínseca
Páginas:  283
Nota: 4/
5


Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.




Assim que soube do lançamento de A Culpa é das Estrelas, fiquei com vontade de lê-lo imediatamente, não só por causa do John Green, mas porque a estória parecia ser excelente e porque nunca tinha lido nada sobre crianças com câncer, então não sabia o que esperar ao certo deste livro. Mas, posso dizer que certamente este livro é sem igual, quando terminei de lê-lo, apesar de querer ter mais desta estória, eu estava muito satisfeita, eu estava com um sorriso no rosto e muitas lagrimas nos olhos.

 - Eu estou - ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. - Eu estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou aoaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que havera um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.
- pág. 142 

Uma das maiores qualidades do livro é a narrativa, o John Green tem uma narrativa muito singular, muito única, é uma narrativa simples, mas é uma narrativa que consegue te envolver da primeira página até a última. Fiquei pensando por muito tempo como iria falar da estória deste livro para vocês e a única palavra que vinha à mente era sublime, a estória é sem dúvida nenhuma, linda e inesquecível, e quando estava terminando de ler o livro, não queria terminar, queria mais e mais dessa estória. A estória consegue envolver o leitor em um misto de emoções, havendo no livro vários momentos de raiva, momentos de alegria e momentos que é simplesmente inevitável chorar ou pelo menos, ficar com lagrimas nos olhos.

Eu gostei bastante dos personagens, principalmente do Augustus Waters. Teve vários momentos em que não concordei com coisas ditas ou atitudes dos personagens, mas personagens mais humanos que esses não há. Os personagens como eu disse, são muito humanos e muito bem desenvolvidos ao decorrer da estória, eles são quase reais. A protagonista, Hazel Grace é uma personagem com uma personalidade muito forte e é uma adolescente muito inteligente. O Augustus Waters, que é em minha opinião, um dos melhores personagens masculinos, é um personagem incrível e adorável, ele é um personagem completo e o mais bem construído do livro. Outros personagens que eu adorei foram os pais da Hazel e o Isaac, amigo da Hazel e do Augustus, que foram personagens ótimos e muito presentes na estória.

- Não quero nunca fazer uma coisa dessas com você - falei para ele.
 - Ah, eu não ia me importar, Hazel Grace. Seria uma honra ter o coração partido por você.  
- pág.161 

Esse é um livro que eu recomendo, e que todos, se tiverem a oportunidade, deveriam ler. Eu só não dei cinco estrelas para o livro porque apesar de eu ter gostado muito, muito da estória, ela não me encantou, sabe? Isso faz sentido para vocês? Haha. Bom, apesar disso, acho que todos deveriam ler este livro, é sem dúvida alguma, um livro muito emocionante e inesquecível. 

32 comentários:

  1. Esse foi o melhor livro que li esse ano... sublime define bem!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Estou louca pra ler esse livro!
    Só ouvi comentários positivos sobre ele!

    bjuuuus
    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre encontro muitos comentarios bem positivos desse livro
    E com essa resenha deu mais vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li essa obra. Muitos falam que é boa..outros que mais ou menos! Você teve uma visão boa do livro, mas também não achou maravilhosooo demais, digamos assim! Mais valeu a dica.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mais um alinda resenha desse livro, vocês estão querendo que eu tenha uma síncope nervosa??!!
    Não tive a oportunidade de ler ainda, mais isso não irá demorar hahaha.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. adoreia resenha!
    soh pelo trecho q vc colocou no post passado já dava pra ter uma ideia de como o livro era legal :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. esse é simplesmente o livro do ano!


    john green para presidente hahahaha!

    e como não amar o augustus, né?

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Ah, eu sei bem como é isso. A gente gosta da história, dos personagens e tudo mais, mas não consegue ficar pegando o livro pra ler trechos novamente e tal né? hehehe Acontece comigo direto!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse livro há uma semana atrás. Ele tá aqui na estante mas todos os dias eu tiro e dou uma lidinha em algumas páginas, não aguento de tanta curiosidade! hahahaha

    Ele parece mesmo ter uma história muito linda, é o que tenho lido em várias resenhas. Acho que vou gostar. =]

    Excelente resenha! Mas não entendi a parte que ele não te encantou {?} kkkkkkkk

    Beijos, beijos!
    Estou te seguindo, ok?? =]

    ResponderExcluir
  10. estou morrendo de vontade de ler esse livro, quase comprei na Bienal, mas o estande da Intrínseca estava lotado demais.
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  11. Só vejo comentários positivos e agora mais o seu. Então, acabei o colocando na lista de leituras urgentes [mas confesso que esse livros da lista urgente acabam sendo comprados só depois de um ou dois meses =/] E é uma peana quando um livro não consegue deixar a gente encantado. o.Õ

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui, pode retribuir? ;D}

    ResponderExcluir
  12. É, eu definitivamente quero muito ler, todo mundo fala bem deste autor e eu ainda não li nada dele acredita?

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  13. Cada vez mais me convenço que ainda não li um ótimo livro. Só vejo resenhas positivas e isso só aumenta mais minhas expectativas.
    Beijos

    Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Oi Yara!
    Adoro esses livros que possuem personagens bem realistas. Quando existem aqueles personagens que percebemos serem mais fantasiosos, parece que não conseguimos nos sentir completamente envolvidos nas histórias né? Pelo menos isso acontece comigo as vezes. Ainda não li este livro mas parece ótimo e emocionante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. aaaaaaaaaah oooi amoreeeeeeeeeee!
    eeu aindaa não li esse livro, mais parece ser mtmto bom!
    pretendo ter a oportunidade de ler ele! - tenho tantos livros pra ler na minha listinha e comprar :D oaskdoksadasd
    http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Também adorei o livro e não encontrei defeitos, mas só dei as quatro estrelas. A história é linda, sensível, encantadora e tem personagens incríveis, mas, ainda assim, não conseguiu chegar nos livros que dei a avaliação total. Sim, sou muito exigente. :X usahsausahsauh
    Mas, enfim, o livro é muito bom e tenho certeza que carregarei para sempre essa história comigo. *-*
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  17. Não aguento mais ler resenha desse livro. Sempre fico com MUITO mais vontade de ler do que antes. Se eu não ganhar num sorteio vou comprar mesmo. *-*
    Bjs.
    endless-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. haha, gostou muito e não se encantou? Eu aceito, mas não compreendo ;x rsrs
    Gostei do que você falou, e acho que iria me encantar por essa obra, ainda mais quando ela é tão carregada de vida, mesmo que pareça o contrário.
    Ah, adorei o quote escolhido ;D

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Oiiiii!

    Passei para avisar que indiquei vc para um selinho!

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/2012/08/selinhos-3.html

    bjoooos

    ResponderExcluir
  20. Acho que você é a primeira que não teve uma identificação direta com esse livro, pelo menos que eu tenha visto. Mas entendo sua controvérsia ali. ASHUAUHSAU
    Ainda quero muito ler esse livro, mesmo. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Apesar de ouvir críticas positivas para este livro, não estou ansiosa para comprar e ler não.
    Acho que teve mídia demais pra cima dele... sei lá, isso me deixa com uma pulga atrás da orelha, a história parece ser boa, mas não me instiga a leitura rs.
    Bjs,
    Idelmária
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  22. Yara, li sua resenha três vezes. Graças a sua postagem acerca dos quotes deste livro eu fiquei realmente interessada pela leitura. Agora com essa resenha maravilhosa, nem se fala... ahahaha. Só não entendi mesmo o pq do não encantamento. Mas, bem, isso vai de cada um, não é mesmo? Acho que histórias que mexem com a gente, que nos deixam satisfeitas, emocionadas e que não saem das nossas cabeças são suficientemente boas e merecem ser lidas. Tô louca para ter essas sensações... *-*

    Amei demais.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Concordo com a tua resenha. É um livro sublime, lindo, que deixa uma mensagem linda de superação. Também chorei muito e não quis nunca que o livro chegasse ao fim. É uma história que lerei mais muitas vezes porque simplesmente sentirei falta dos personagens. E olha que é difícil eu querer ler um livro duas vezes, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. haha!!

    Faz sentido sim gostar, mas não a ponto de dar 5 estrelas. -rs
    Já imaginava que esse livro fosse encantador, mas não imaginada o quanto ele seria. Com sua resenha, acho que pude ter uma noção do que esperar do livro. *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. O nome do livro chama muito a atenção, fez isso comigo rs.
    A resenha só despertou mais a minha curiosidade, mas fico meio deprê depois de uma história tão "pesada" como câncer. Acho que leria.
    Resenha - Cinquenta Tons de Cinza.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Ainda bem que vou ter a oportunidade de lê-lo, comprei ele na Bienal e estou super ansiosa para terminar de ler os livros que tenho emprestado pra poder lê-lo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  27. Tenho lido resenhas ótimas sobre esse livro! Mesmo que eu não tenha tido vontade de ler ele na primeira vez que o vi, tenho me interessado.
    Sei bem como é gostar de um livro, mas não se encantar, kk.
    Parabéns pela resenha! Muito boa *-*
    Beijo.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente, esse é o melhor livro que eu já li! Me fez ver a vida de outra maneira. Muito bom!

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Yara!

    Estou vendo muitas resenhas positivas desse livro. Acho que como vc disse a narrativa é ponto forte, alo isso pelos quotes que vc postou. E como não é tão grande acho que dá para ler rápido.

    beijos :D

    ResponderExcluir
  30. Sua resenha explicitou quase tudo que achei também do livro em mais palavras que escrevi na minha resenha D: hahaha' A-M-E-I o livro, nunca tinha tido a oportunidade de ler algo com crianças com câncer também e amei os personagens mais humanizados, sem aquela utopia de crianças doentes e 'coitadinhas' com câncer, o Gus me cativou MUITO, Gosh, só de pensar nele já quero chorar :///

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  31. Ei Yara!

    Ah caramba, estou louca para ler este livro! Acabei de comprar, quero que chegue logo hahaha
    Adoro livros assim, e este está sendo muito bem elogiado! É bom saber que os personagens passam essa sensação de realidade, acho isso incrível *-*
    Estou me preparando para chorar, ou ficar muito emocionada haha
    Ótima resenha!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  32. Não consegui gostar desse livro. Hazel é propositalmente genérica para que qualquer um que leia possa "se identificar", a ponto se der um personagem sem traços marcantes de personalidade. Gus é pretensioso e irreal. Por mais que sejam adolescentes que amadureceram rápido devido a consciência de que iam morrer logo por causa do câncer, os diálogos fogem muito ao que os adolescentes reais falam. Metáforas, citações e falar difícil toda hora cansa. Pelo menos, a leitura flui rápido. Mais um "crepúsculo" da vida (história que só acontece por causa do romance, personagem masculino idealizado, protagonista genérica). Vale ler pra conhecer, não pra ter na estante.

    ResponderExcluir