03 dezembro 2012

As Intermitências da Morte - José Saramago

Título Original: As Intermitências da Morte
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Páginas:  208
Nota: 4/5

"Não há nada no mundo mais nu que um esqueleto", escreve José Saramago diante da representação tradicional da morte. Só mesmo um grande romancista para desnudar ainda mais a terrível figura. Apesar da fatalidade, a morte também tem seus caprichos. Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Idosos e doentes agonizam em seus leitos sem poder "passar desta para melhor". Os empresários do serviço funerário se vêem "brutalmente desprovidos da sua matéria-prima". Hospitais e asilos geriátricos enfrentam uma superlotação crônica, que não pára de aumentar. O negócio das companhias de seguros entra em crise. O primeiro-ministro não sabe o que fazer, enquanto o cardeal se desconsola, porque "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja". Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre. Então, o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna? Ao fim e ao cabo, a própria morte é o personagem principal desta "ainda que certa, inverídica história sobre as intermitências da morte". É o que basta para o autor, misturando o bom humor e a amargura, tratar da vida e da condição humana.

Imaginem que um dia as pessoas simplesmente parem de morrer, que a morte suspendeu suas atividades, pelo menos em tal pais, bom, isso parece ser uma coisa maravilhosa de inicio, mas logo isso se torna um caos. Com este enredo e com o desfecho sensacional do livro, estou certa em dizer que o Saramago é um dos autores mais criativos que eu já li.

O livro é bem curto, mas contém parágrafos imensos e também não contém travessões para as falas ou ponto de interrogação para perguntas, mas por mais que pareça incomodo, mas o livro não é difícil de ser lido ou tão pesado assim porque apesar de tudo isso eu achei a escrita muito bem-humorada, de fácil adaptação e bem fluida.

É um livro que pode te fazer refletir e além da reflexão sobre sermos eternos, ele gera uma reflexão sobre o sentido da vida e da morte. O mais legal da estória é como ela é contada, que é de uma forma bem cômica, levantando questões filosóficas, econômicas e políticas. O livro fala da morte e da hipótese de sermos eternos de uma maneira tão racional, que é o que torna tudo tão original e genial. E além da estória sensacional, no final, temos um desfecho simplesmente incrível.

Tenho certeza que não consegui mostrar para vocês o quanto este livro é incrível porque sabe aquele negocio de “eu gostei tanto do livro que nem sei o que dizer”, então, é assim que eu me sinto haha. Para finalizar, eu só digo uma coisa, leiam este livro, vale muito a pena. É um livro super recomendado para todos.

9 comentários:

  1. Gosto de livros assim, que vão agregar pensamentos a respeito das coisas e de nós mesmos! Valeu a indicação, Yara! *-*

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha
    Mas eu não conhecia esse clássico
    E é interessante trazer esse tipo de livro aqui
    Para podermos conhecer

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    adorei o post, por que sempre quis ler e nunca li esse livro. Sempre ia adiando, e outro dia li sobre ele e a vontade de pegar e ler foi desesperadora - e aumentou ainda mais agora com este post!

    Saramago é simplesmente muito bom!

    Um beijo,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que fazem refletir, principalmente sobre a vida e a morte ^^

    ResponderExcluir
  5. É tão bom quando um livro mexe assim com a gente, que nem conseguindo descrever ele de tão bom! Eu fico assim também, muitas vezes. Me apego a todos os tipos de livros e na hora de resenhar, viiiiiiiiiiiiiiiiiish...

    Beijos, 7hings.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Saramago, ele é denso, profundo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica!
    tava querendo mesmo ler um livro do saramago!
    bjao!
    http://opinandoemtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca li nada do autor, shame on me!
    Mas pretendo ler, não vou esquecer sua dica depois de ler essa resenha!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro tem uma ideia interessante, fiquei curiosa.
    Nunca li nada do autor, mas seus livros devem ser uma ótima pedida. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir