14 janeiro 2013

Vaclav & Lena - Haley Tanner

Título Original: Vaclav & Lena
Autora: Haley Tanner
Editora: Intrínseca
Páginas: 272

Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.


Vaclav & Lena é um livro que sempre tive muita vontade de ler, mas que eu não sabia muito bem o que esperar da estória. Comecei a ler este livro ás cegas e o que encontrei foi uma estória singela contada de uma forma encantadora, o livro foi uma adorável surpresa, mas ainda assim também foi uma decepção.


Digo que o livro foi uma adorável surpresa porque eu esperava uma estória mais boba, mas na verdade, ela foi mais interessante do que aparentava ser. E digo que foi uma decepção porque ao decorrer da estória, o enredo parecia se desenvolver muito bem, mas o maior problema na estória para mim foi que alguns pontos na estória podiam ter sido bem mais explorados e mais bem trabalhados.

Se a estória me desapontou um pouco, posso dizer que a escrita da Haley Tanner me surpreendeu positivamente. A narrativa é em terceira pessoa e pelo jeito que a Haley Tanner escreve parece que a estória é infanto-juvenil, o que, em minha opinião, não é.  A escrita da Haley Tanner é simples e singela, ela tem um talento natural de contar estórias de uma forma encantadora e mesmo que eu tenha tido problemas com a estória, fiquei muito envolvida na leitura o tempo todo. Ela nos transporta para a cabeça dos personagens e conseguimos sentir seus medos, paixões e sonhos.

Os personagens são muito bem construídos, eles são muito humanos e reais. Vaclav é uma fofura, eu simplesmente o adorei! Ele é todo apaixonado pela Lena, de modo de que toda sua atenção vai para Lena e seus atos são tomados pensando em Lena, ele é apaixonante e é muito inocente, mesmo quando vai ficando mais velho. Lena é uma personagem um tanto complexa, ela é uma personagem amável, apesar de não demonstrar muito isso. Vaclav e Lena têm uma ligação muito forte, o amor entre eles é único e, de certa forma, muito inocente. E, apesar de o amor entre eles ser muito lindo, não me convenceu muito, pelo menos não muito da parte de Lena.

O final é surpreendente, mas não me emocionei ou me choquei com o final porque ao desenvolver da estória, eu meio que esperava isso. Além do mais, eu acho que isso não me chocou tanto porque eu já estava tendo certos problemas com a estória.

Vaclav & Lena é um livro que me deixou em certa contradição, mas no geral é um livro bom. O livro tem bons personagens e uma narrativa muito boa. Enfim, recomendo o livro, mas com ressalvas.

17 comentários:

  1. Não tinha ouvido falar... Mas parece ser uma história linda!

    Beijos, Lari.
    http://algumasprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Yara, este também foi um livro pelo qual me apaixonei ao vê-lo numa livraria. Porém, até hoje não o comprei, pois acabei lendo algumas resenhas dele e notei que várias pessoas criaram expectativas demais quanto a ele. Não sei mais se vou querer lê-lo :/

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar sobre o livro ainda, a estória parece ser legal, apesar desses pontos negativos que vc citou! A capa é linda!

    loucasporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa, sempre vejo tantos comentários bons sobre esse livro, é uma pena que não tenha sido tudo aquilo que era esperado. Eu tenho vontade d ler esse livro, apesar de não ser um desejo muito urgente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Percebi que você teve meio que uma relação de amor e ódio com o livro, né? Gostou e não gostou, coisa e tal.
    Interessante.
    Eu li uma resenha sobre esse livro e a mocinha gostou bastante da leitura, achou extremamente fofa a estória. Opiniões diferentes, certo?
    Eu gostaria de ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.
    Ah, a capa é tão bonita!

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o livro!
    Não conhecia!
    Vou ler sim!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa pra ler, mas acho triste quando o amor dos personagens principais não convence muito =/
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ter uma história linda. Espero ter oportunidade de lê-lo em breve e não me decepcionar. Uma pena você não ter gostado dele totalmente. :X
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  9. Oie Yara!

    Em todas as resenhas, que li desse livro todo mundo comenta que ele tem certas contadições mesmo. Desde o lançamento dele eu estou bem curiosa para ler, afinal mesmo ele não sendo "o livro" ele ainda vale apena pelos personagens e pela narrativa =D

    Adorei a sua resenha!

    bjus;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Yara, tu acredita que eu não conhecia esse livro? O_O Seríssimo!
    Achei interessante você expor esse lado contraditório da trama... faz com que os leitores mantenham se curiosos para tirar suas próprias conclusões. (: Adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Poxa...esse é um livro que incomoda e cai no gosto, né? Hum...não sei se leria. A capa e a estória não me atraíram muito. Mas...parabéns pela resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  12. Oi! Acho a capa desse livro tão linda, mas ao ler algumas resenhas me desanimei a ler. Mas que bom que a narrativa é realmente boa, e acho que só por isso vale lê-lo. Vou tentar ler ele mais por curiosidade e pra tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sempre achei essa capa bonitinha mas, como não sabia direito do que se tratava, acabei não comprando.
    Parabéns pela resenha,
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sinopse e de sua resenha, fiquei curiosa para ler, por ter gerado tanta contradição em você! Kkkk, gostar e não gostar, acho que compreendi, foi uma boa leitura, mas não emocionou ou surpreendeu tanto, né! Não gostei mto da capa, mas fiquei seriamente tentada a ler pela resenha! Bjinhos FRAN

    ResponderExcluir
  15. Yara, jura q vc nao gostou tanot do livro?
    Nossa tinha lido outras resenhas falando taao bem ;s
    Fiquei com o pé atrás agora ;s
    Beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Yara, tudo bem flor?
    Não conhecia o livro, mas por sua resenha fiquei com vontade de ler, mesmo com suas ressalvas. As vezes fico, assim como você, chateada quando o autor deixa alguns pontos abertos, mas esse livro parece ser uma boa leitura.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o livro ainda, mais pela sua resenha parecer ser bom.
    A Capa do livro tbm me chamou muito atenção eu gostei.

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir