05 março 2013

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Apesar de ter tido altas expectativas com As Vantagens de Ser Invisível, quando iniciei a leitura, eu não sabia muito bem o que esperar. As Vantagens de Ser Invisível foi um livro que eu mergulhei de cabeça e tudo que encontrei foi apenas um livro bom.


Primeiro devo dizer que adorei a narrativa, o modo como o livro é escrito, através de cartas, é sensacional. O fato de o Charlie não falar para quem envia tais cartas me deu a impressão que as cartas eram para o leitor. A narrativa do Stephen Chbosky é simples e muito inteligente, e mesmo que em alguns momentos a estória esteja um pouco lenta, ainda assim a narrativa é muito fácil e envolvente.

Apesar de ter gostado muito da narrativa do Stephen Chbosky, o que mais me decepcionou neste livro é que ele é cheio de clichês, e não me leve a mal, eu não tenho problemas com clichês, mas sim com clichês que não foram bem trabalhados, como é o caso neste livro. Outra coisa que me incomodou bastante também foi que achei várias partes muito artificiais, faltou profundidade em certas partes onde profundidade era essencial.


"Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

O personagem principal é o Charlie, um garoto de 15 anos e eu gostei muito dele e em várias partes me identifiquei muito com ele. O Charlie é um personagem muito bem construído e apesar de dele não ser um personagem forte, ainda assim é muito inteligente, inocente, adorável e tímido.Também gostei muito do Patrick e da Sam, eles são encantadores.

Uma coisa que eu adorei neste livro foi às citações a filmes, músicas e livros. O final foi uma coisa que me decepcionou bastante, entendi a intenção do autor ao fazer aquele final, mas tudo que eu pensava ao ler o final era que aquilo era desnecessário e foi este um dos momentos em que mais senti falta de profundidade no livro porque mesmo não gostando do final, acho que se o autor tivesse desenvolvido mais, o final seria mais aceitável.

Apesar de todos os pontos negativos que apontei, eu gostei do livro, o livro não mudou a minha vida, mas ele é um livro que consegue entreter e nós fazer refletir sobre algumas coisas. Resumindo, o livro não é perfeito e eu achei várias falhas, mas é um bom livro e eu recomendo, principalmente para adolescentes da mesma idade do Charlie.


18 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro apesar de que várias pessoas me falaram que o filme é melhor. Ainda não assisti e nem li, mas pelo jeito o final é bem fraco né? :s
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiana! Já assisti ao filme e também achei o filme melhor, mas acho legal as pessoas lerem o livro antes. Pelo o que eu vi, o final dividiu opiniões, alguns gostaram e outros acharam bem fraco mesmo(como eu).
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Yara, tudo bem flor?
    Eu sou dos que amaram completamente o livro, mas entendo sua opinião. Mas de fato esse livro é muito bom pra adolescentes, apesar de algumas passagens um pouco pesadas. (Mas pensando bem, tem muito adolescente hoje fazendo coisas piores.)
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler/assistir
    Sempre falam super bem e eu fico bastante curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler/assistir
    Sempre falam muito bem e a curiosidade só vai aumentando

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Por enquanto só vi o filme e gostei :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro, juro. Só não assisti ao filme porque estou esperando ler o livro. D:

    Parabéns pela resenha.
    Até mais!
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Então, ainda não li o livro e nem vi o filme. Não espero muita coisa também não, então talvez eu acabe me surpreendendo, quem sabe. Uh, odeio finais ruins, me sinto enganada (?) UAHSAUHSUAHS Adorei a reseha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Hmm... Cliches mal trabalhados me preocupam... Ainda qero ler esse liro, gostei muito da sua resenha com prós e contras, mas não vou ler tão agora não, mais pra frente rsrs
    E vu procurar ve antes do filme, claro, né? haha
    Opa, leia sim! Voce vai curtir eu acho haha
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu gostei tanto desse livro! Eu achei a forma que o autor colocou as coisas na medida exata, já que era um pouco do que se passava na cabeça do Charlie, e nem sempre pensamos algumas coisas com clareza.
    Pena que não foi tão bom pra você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hey, só para constar: você foi tagueada! confira http://bellebueno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Yara! Tudo bem? Uma pena que o livro não tenha atendido suas expectativas. Depois do burburinho que esse livro causou na blogosfera por causa do filme, fiquei com muita vontade de lê-lo, mas por outro lado tenho medo de me decepcionar. Também não sou fã de livros escritos em forma de cartas, e o que me deixa mais ansiosa pra ler mesmo é o final. Já vi tanta gente falando dele. Espero sinceramente que eu goste desse livro, pois parece ser muito bom.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Gostei da sua resenha.
    Eu já sou da turma que gostou do livro, achei bem legal ver a sua opinião por isso.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. É tão ruim quando nos afundamos de cabeça em um livro e no final ele não supera as nossas expectativas. Não li ainda, mas a Greice leu e assistiu o filme e me falou que gostou mais do filme...Depois disso eu até desanimei um pouco.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais chato que seja admitir, também achei o filme melhor.
      Beijos!

      Excluir
  14. Não li o livro, mas o filme eu vi sim, adorei! :)

    ResponderExcluir
  15. Oi quero ler e assistir ao as vantagens de ser invisivel!!!
    Bjs, e comenta por favor nesse post e me segue (se ja segue ignore) eu sigo de volta é so deixar link.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/um-gosto-de-vida.html

    ResponderExcluir
  16. Tinha uma imensa vontade de ler esse livro, por tudo que as pessoas falam e pelo filme, mas após a sua resenha vou com poucas expectativas ao ler o livro..... gostei da sua resenha, ah gosto muito quando utilizam citações principalmente quando é referente a livros, vou prestar atenção em cada uma vai que pode ser sugestões de boas leituras haha :)

    ResponderExcluir