24 junho 2013

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

Título Original: A Clockwork Orange   
Autor: Anthony Burgess 
Editora: Aleph   
Páginas: 200

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.




Laranja Mecânica é um livro diferente. É diferente desde a forma como é escrito até a sua estória sensacional. É a mistura perfeita do “perturbador” e do “fascinante”.

Neste livro, Anthony Burgess aborda a ultraviolência na juventude e critica o governo e o sistema penal de um jeito tão único e original que nós faz embarcar de cabeça em uma viagem extraordinária a mente complexa do homem. O livro, no inicio, me causou uma sensação absurda de estranheza por causa do vocabulário nadsat (uma mistura de inglês e russo), que são as gírias que Alex e seus “amigos” usam o tempo inteiro, e como estamos dentro da cabeça do Alex, o livro todo é escrito nessas gírias.

Quando li sobre isso pensei que a leitura seria difícil e teria que olhar toda hora no vocabulário nadsat (que na edição que eu li fica no final), mas na nota sobre a tradução brasileira da edição da Aleph, li que a intenção do autor era justamente deixar no leitor um sentimento de confusão ao iniciar a leitura. Então embarquei na leitura deste livro neste sentimento de estranheza e confusão, mas logo me acostumei e digo que essa sensação de estranheza é uma experiência muito boa, ler este livro é uma experiência muito boa.

O livro conta a estória do Alex, um garoto de 15 anos que é extremamente violento e tudo parecia normal na sua rotina de espancar, estuprar e roubar (coisas pelas quais ele sente prazer em fazer) quando ao invadir a casa de uma senhora, ele perde o controle e acabada matando-a, e tudo piora quando os amigos dele o traem e o deixam lá, ferido e para ser capturado.

Quando Alex está preso, como um modo de sair de lá mais rápido, ele aceita ser cobaia de um teste de um novo método do governo para torna-lo uma pessoa boa e praticar somente o bem. Só que este método não é nada do que Alex esperava e ao final deste teste encontramos um Alex totalmente transformado numa marionete.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Alex e por mais que isso me fez me sentir culpada, eu gostei do Alex, o achei carismático, mas ainda assim com um quê de psicopata. A estória é simplesmente sensacional e Anthony Burgess escreve muito bem e apesar das gírias, a estória flui rapidamente.
  
Não sei se consegui demonstrar o quanto gostei do livro, mas ele é uma obra-prima e todos deveriam ler este livro pelo menos uma vez na vida. E minha dica para quem vai ler este livro é: não leia o vocabulário nadsat até terminar o livro! Leia o livro com o sentimento de confusão que o autor queria causar, vai ser meio estranho no começo, mas depois essa sensação vai embora.  Enfim, recomendo muito este livro, é um livro chocante e sensacional.

25 comentários:

  1. MEU DEUS, MEU DEUS sua resenha só fez minha vontade de ler esse livro aumentar <3

    ResponderExcluir
  2. Estou louco para ler esse livro agora com a sua resenha kkkkkk, quero comprar a edição hardcover, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição hardcover é meio cara, mas vale a pena e é linda!

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Assisti o filme e me apaixonei, comprei a edição hardcover e estou ansiosa para ler! Adorei a sua resenha!
    Tem post novo e promoção de um Kindle! Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  4. Hum...adoroo! Os professores falavam muito desse livro na faculdade, mas nunca tive oportunidade de ler...infelizmente. Queroooooooo muito e adorei sua resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara!! Tempo que não passo aqui...Parabéns pela resenha, já conhecia o livro, mais a sua resenha foi a primeira que eu li e ela me instigou a querer ler. Vou pesquisar ver se acho mais resenhas que quem sabe ler um dia.
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  6. Juro que nunca tive muito coragem para ler esse livro, mas acho mega interessante! Sua resenha me animou um pouco mais, então, quem sabe eu leia, né? :)

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa desse filme e me interessei pela história. Já passei por isso com o protagonista de Perfume, eu gostava dele, mesmo vendo tudo de errado que ele estava fazendo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Yara! Sabe que nunca tive vontade de ler este livro, mas lendo sua resenha achei a forma como a história foi construída bem curiosa, e ao final me deu vontade de conhecer melhor. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. GENTE que divertido
    parece ser um livro bom! uma garota esse ano foi fantasiada de 'laranja mecanica' na escola, sabia? :D
    fiquei curiosa, com certeza vou buscar prabaixar ou comprar rsrs
    sim é legal mas... nao espere mt de gemma doyle hasudas
    Um beijo

    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ler este livro. É forte,anti-alienação! Acho que todos deveriam lê-lo rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive curiosidade sobre esse livro, mas sempre tive medo de ser uma grande decepção. Acho que vou alugar o o filme e se gostar tentar arranjar o livro pra eu ler. Qual a diferença da edição hardcover? É só design ou tem outras coisas?

    Lívia Neves | Livinha's Place - http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição hardcover é uma edição comemorativa, então o design é totalmente diferente, a diagramação, é capa dura e já ouvi pessoas dizendo que tem alguns extras.
      Bjs

      Excluir
  12. Oi Yara, muito legal sua resenha. Tinha lido alguns comentários sobre esse livro, mas é interessante que esse semestre eu tenha estudado criminologia e um dos teóricos seja Burgess (autor deste livro). Acho que esse livro não fugiu muito o padrão do autor, deve ser muito mais interessante lê-lo sabendo em que circunstâncias ele foi escrito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No livro tem um texto falando em que circunstâncias ele foi escrito, o que tornou a leitura ainda mais legal.
      Bjs

      Excluir
  13. Oii Yaraa =DD
    Aaiinn o Alex *___*
    Meew eu amo de mais esse livro !!
    Ele é incrível e eu conheci ele pelo meu pai =DD
    A escrita dele é brilhante e ele sabia mto bem como fazer o Alex pagar por seus crimes né??
    O Método Ludovico é assustador ><'
    Mas eu gosto mto desse livro e estou mega feliz que o meu voltou pra casa finalmente \O/
    AHUAHUAHAUA
    Bjos sua linda sz

    ResponderExcluir
  14. Fiquei querendo ler, com certeza. Parece ótimo, gosto desses personagens "ruins" que encantam, e me interessou por ser contado na visão do próprio :)
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Adorei sua resenha.
    Tenho muita vontade de ler esse livro!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Nunca li esse livro, mas na última semana encontrei outra resenha dele e fiquei bem curiosa, confesso que nunca tinha parado pra dar muita atenção a proposta da narrativa.
    Mas lendo sua resenha agora, vi que realmente é uma história bem diferente do que já li, e quero conhecer essa obra.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Sou DOIDA para ler esse livro. Um clássico que com certeza acrescentará muito em nossas experiências de leitor. Muito bacana ver que você gostou... a resenha tá ótima, e com certeza me instigou bastante. (:

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu assisti esse filme e achei muito horrorshow hahaha
    Fiquei bem curiosa para ler o livro depois, pretendo comprar em breve!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie Yara =)

    Eis um clássico que ainda não tiove oportunidade de ler =/ Assisti ao filme a muito tempo e confesse que não me lembro direito da história rs...

    Pretendo ler o livro em breve, por que me sinto uma ET quando falam dele XD epero gostar bastante como tudo mundo gosta.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  20. Oi Yara!
    Cara, eu AMO livros assim! Se não fosse essa nota da editora dizendo a intenção de deixar todo mundo confuso, acho que provavelmente eu iria largar o livro se eu não tivesse em um bom momento para lê-lo. Mas cara, levando em consideração tudo o que esse livro parece ser, agora já quero lê-lo, tipo, AGORA!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Parece muito interessante!
    Adorei a resenha...
    fiquei bastante curiosa para ler...
    Seria mais ou menos um estilo George Orwell ?? Tipo, pensei assim porque, relacionei o vocabulário nadsat com novafala do 1984, seria algo do tipo? '-'

    enfim, adorei, pretendo comprar logo!

    xoxo

    http://bellebueno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li 1984, mas eles sempre são colocados lado a lado.
      Bjs

      Excluir