02 maio 2014

Quando Tudo Volta, de John Corey Whaley


Quando recebi Quando Tudo Volta, fiquei muito feliz, pois já era um livro que eu queria ler porque já tinha visto vários vlogueiros gringos elogiarem o livro, assim como a critica. Não sabia muito sobre o livro, mas assim que li sua sinopse, eu sabia que este seria um livro diferente.

O protagonista do livro é Cullen Witte, um garoto de 17 anos que vive em Lily, Arkansas, uma cidade pequena que não acontece nada até que John Barling aparece e começa a falar que havia visto em Lily um pica-pau Lázaro, que está extinto há quase 60 anos.  Enquanto isso Benton Sage, um jovem muito religioso acaba de chegar à Etiópia, para onde foi enviado em uma missão por sua igreja. E em meio a tudo isso, Gabriel, irmão de 15 anos de Cullen, desaparece.

É muito complicado falar sobre do que se trata este livro ou sobre a estória, mas no final cheguei à conclusão que é um livro sobre pessoas, pessoas que podem e são muito reais. O livro é em primeira pessoa, e contem uma narrativa paralela incrível e muito boa. A escrita do autor é bem leve, sensível e torna tangíveis os sentimentos e complexidade dos personagens. No começo, o livro é um pouco lento e parece meio sem rumo, mas consegue se manter interessante e eu queria muito saber aonde o autor estava levando está história, até que ele começa a desenvolve-la e a partir dai não consegui mais largar o livro.

No livro todo me senti sempre muito próxima dos personagens, Cullen é um adolescente comum, tímido e que tem sua rotina na cidade, tem seu melhor amigo, o Lucas, que é totalmente o contrário de Cullen. O modo como o autor desenvolve os personagens depois do desaparecimento de Gabriel é incrível, não só o Cullen, mas como seus pais e Lucas, que também era muito amigo de Gabriel. A amizade de Cullen e Lucas, durante todo o livro, é muito bonita e sincera.
 
O modo como o autor trabalha e explora as relações humanas e os sentimentos dos personagens é algo tão bom que é raro de se ver isso em outros livros YA, os personagens são muito reais e profundos e eu pude me ver neles em certos momentos. Uma coisa que merece um destaque imenso e que, em minha opinião, é a melhor coisa do livro foi a como a história foi contada, essa cadeia de acontecimentos - que podia ter se perdido, mas que não se perde em momento nenhum – que o autor gerou é impressionante, e acompanhar o desenrolar da história e como tudo se conectou no final foi maravilhoso e tudo que eu conseguia pensar nos dias seguintes que terminei este livro era: “ESSE LIVRO É TÃO, TÃO, TÃO BOM!!”.

Outra coisa que merece destaque é a edição! A edição da Novo Conceito está linda, além da capa ser linda(ela é mais bonita pessoalmente do que na tela de um computador) e ter tudo a ver com a história, eles capricharam na diagramação e os começos dos capítulos estão muito bonitos.

Este não é um livro que irá agradar a todos, mas tem o potencial para ser o favorito ou/e o queridinho – como é para mim – de muitas pessoas. Este é um livro que eu pretendo reler várias vezes e já quero muito ler outros livros do John Corey Whaley.  Quando Tudo Volta é um livro que tem humor, pesadelos com zumbis, momentos tensos e dramáticos e muito mais, tudo isso muito bem compactado e bem construído. Enfim, este é um livro singular e eu o recomendo a todos sem hesitar.


Título: Where Things Come Back
Autores: John Corey Whaley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

6 comentários:

  1. Oi :)

    Esse livro já está na minha lista de desejados, o que mais gostei nele foi a edição, assim como você disse. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente AMEI esse livro!
    Eu tbm tinha visto muitos gringos falando bem dele e a capa me chamou muito a atenção, foi meio uma mistura de "isso lembra de algum modo tfios e tem cara de ser incrível" hahah Eu não consigo descrever o quanto esse livro foi uma surpresa maravilhosa <33 Tbm não vejo a hora de ler mais livros desse cara que curte uns zumbis hahah *-*

    ResponderExcluir
  3. OiYara, tudo bem?
    Eu estou com esse livro na fila de próximas leituras e espero que eu curta tanto quanto você. Também vi algumas resenhas em alguns canais gringos e me animei bastante. Espero conseguir ler em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  4. Oi Yara! Pretendo ler este livro até o próximo mês e tomara que eu fique no time dos que vão amar, a história tem uma boa premissa, então acredito que vá ser uma leitura agradável.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oiii Yaraaa =DD
    Nossa eu não acredito que deixei esse livro T-T
    Eu estava com ele na mão mas acabei trocando ><
    Ohh vida viiw!
    Proxima compra ele não me escapa!
    BJoos!
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir