02 setembro 2014

Se Eu Ficar, de Gayle Forman

Tinha vontade de ler este livro há um bom tempo, mesmo antes quando ele foi lançado no Brasil pela editora Rocco. Quando a editora Novo Conceito relançou o livro em agosto (perto do lançamento do filme), finalmente achei que era o momento para ler o livro.

Mia tem 17 anos e é uma violoncelista que tem uma adorável família, o namorado Adam e a melhor amiga Kim e tudo está bem e normal até que em um dia de neve, Mia e sua família vão viajar e sofrem um acidente. Mia acorda ao lado de seu corpo e descobre que está entre a vida e a morte e que a decisão de acordar ou não é inteiramente dela.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Mia e temos dois lados da estória: a de antes do acidente e a de depois do acidente. Esses flashbacks são essenciais, eles são momentos importantes para conhecermos mais a Mia e as pessoas que a cercam e para entendermos melhor as decisões da Mia. A escrita da Gayle Forman é bem simples e direta, a leitura flui de forma rápida e gostosa.

“Seu eu ficar” é um contemporâneo que tem uma proposta muito interessante e é um livro que pode fazer muitas pessoas pensarem sobre decisões e em especial, a decisão a se tomar ao se colocarem no lugar da Mia.  

Acredito que o livro funcionou muito bem para mim porque logo no inicio, me apeguei aos personagens. Logo no inicio, Gayle Forman nos apresenta os personagens e acho que a experiência do leitor pode ser definida neste começo porque além do livro ser sobre a Mia, é também sobre todos esses personagens, como a família dela e o Adam. Gayle Forman fez com que eu me importasse com esses personagens e isso tornou a leitura mais incrível.

Eu adorei todos os personagens! Gostei bastante da Mia e em vários momentos eu me identifiquei com ela. Porém, o que mais gostei neste livro foi a Mia e sua família, a relação deles é tão bonita e honesta que eu fiquei simplesmente encantada e foi o que mais me emocionou! Eu adorei a Kim, a melhor amiga da Mia, ela tem menos destaque do que os outros, mas ainda assim se mostra adorável e determinada. O romance foi algo que eu gostei bastante porque achei bem verdadeiro e o Adam é encantador e cativante. Porém, para mim, o romance foi a coisa pela qual eu menos me importei.

Apesar de ter adorado o livro, achei que ele poderia ter sido mais profundo em alguns momentos, principalmente no final, mas ainda assim é um livro que me fez rir e chorar, e eu adorei cada minuto disso.

A edição está muito boa, a capa está linda – a primeira capa com cartaz de filme que realmente gosto – e a diagramação está bonita, em todas as bordas tem símbolos musicais e ficou bem bonito isso, apesar de eu achar que tinha símbolos demais. Só o que tenho a reclamar de verdade da edição é a revisão, que está bem medíocre, achei vários erros ao decorrer da leitura.

Enfim, apesar da revisão não estar boa, eu recomendo o livro. É um bom drama contemporâneo que fala sobre amor e perdas. É um livro delicado que recomendo muito a todos.

Título Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

8 comentários:

  1. Oi Yara, tudo bem?

    Se Eu Ficar é um do livros que eu realmente não sei se quero ou não. Sabe quando você fica indeciso? Ainda estou pensando... Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel! Então, Se Eu Ficar é um livro curtinho e tem um belo drama, recomendo que o leio quando estiver em um clima de ler mais livros assim (:

      Beijos

      Excluir
  2. Eu quero muito mesmo ler "Se eu Ficar", mas atualmente já estou lendo "Eleanor & Park" e "Quem é você, Alasca?", então me complica. Adoro romances dramáticos desse jeito, sou apaixonada <3
    Beijoos || Caramelos Encantados (◕‿◕✿)

    ResponderExcluir
  3. Oi Yara, tudo bem?

    Não sabia que o livro já havia sito publicado pela Rocco. Com certeza ele deve ter uma capa melhor. Sou contra capas de filmes =P Mas to doida pra ler o meu. Quero ler antes de assistir ao filme

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu quero muito ler este livro, parece ser super bom!
    Adorei o post.
    all-aboutourworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro, é lindo demais <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da leitura, fiquei encantada com a Mia e seu sofrimento foi comovente, estou ansiosa para ler o segundo livro, espero ser ainda melhor!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Livro impressionante! Atrai a atenção do leitor completamente, o que torna a leitura muito mais prazerosa.
    Parabéns pela sua resenha, está muito bem aplicada, vejo que você não perdeu parte nenhuma da história.

    ResponderExcluir