12 janeiro 2015

Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor

Comecei a ler este livro sem conhecer muito da história e bem desanimada com series literárias porque adoro várias, mas estava muito desapegada com elas e quando comecei a ler a trilogia Feita de Fumaça e Osso, ela deu um UP na minha vida literária e foi como se apaixonar ainda mais pela leitura de novo.

Pode parecer exagero falar que me apaixonei ainda mais pela leitura com esse livro, mas eu acredito que não seja porque eu estava lendo vários livros antes e adorando muitos, mas eram todos livros stand alone e eu sentia falta de acompanhar personagens com os quais eu me importava e foi só com esse que eu experimentei um carinho e amor pelos personagens como quando eu lia Academia de Vampiros ou Harry Potter.

Tentei e tentei escrever uma sinopse decente para este livro, mas ficava tão animada que acabava saindo alguns spoilers, então aqui está a sinopse do skoob:
Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Quando li essa sinopse, eu a achei super estranha e foi exatamente isso que me fez ler o livro, e mesmo que isso não atraia a todos, sempre gosto de ler livros dos quais sei bem pouco da estória porque gosto de ser surpreendida. Tudo que eu sabia desse livro é que ele tinha anjos e quimeras. E que a personagem principal tem cabelo azul, o que foi um super atrativo para mim porque eu tinha parte do cabelo azul.

No começo, eu estranhei o livro porque a mitologia e as criaturas eram muito estranhas e confusas, mas ao decorrer do livro eu abracei e adorei essa estranheza e a confusão passou a ser completamente natural porque a autora consegue inserir o leitor dentro desse mundo de serafins e quimeras, explorando muito bem a mitologia.

A mitologia criada pela Laini Taylor é bem estranha, mas não é tão incomum assim, ela é muito criativa e interessante. O livro tem um clima bem sombrio no começo e um dos principais fatores para isso é pelas criaturas desconhecidas e pelos lugares em que se passa – ele se passa mais em Praga, e em alguns momentos em Marrakech. Os locais descritos no livro, tanto em Praga quanto em outros lugares é fantástico, a autora realmente te insere naquele lugar com aqueles personagens.

A Laini Taylor escreve de uma maneira bem simples e agradável. A escrita dela flui de uma maneira prazerosa e bem rápida. A única coisa que me incomodou no livro foram alguns diálogos que foram meio superficiais e que poderiam ser mais do que isso. Eu o li em apenas dois dias porque eu estava completamente presa na história e tão envolvida com os personagens que não conseguia mais largar o livro. O livro tem alguns clichês, mas eles são muito bem trabalhados e na metade para o final, eles desaparecem e só o que resta é a criatividade incrível da Laini Taylor.

Eu amei os personagens! A Karou é uma ótima personagem feminina, ela é forte e divertida.  Achei o Akiva um personagem muito interessante, no começo ele parece ser uma coisa e ao decorrer do livro, mais camadas vão sendo relevadas e seus atos e pensamentos começam a fazer um novo sentido ao final do livro. Outra personagem incrível é a Zuzana! Ela é a melhor amiga da Karou e é super divertida, toda vez que ela aparecia eu ficava super feliz porque os diálogos entre as duas sempre são divertidos. Tem um momento em especial em que Zuzana, Karou e Akiva se encontram e eu tive que fechar o livro e tentar me acalmar de tanto que estava rindo.

Os personagens são super legais e funcionam muito bem juntos, vários dos relacionamentos retratados neste livro são muito bem construídos. Um dos que merecem destaque é o relacionamento da Karou e do Brimstone, o dono da loja sombria citada na sinopse.

Amei a Karou. Adorei o Akiva. E amo a Karou e o Akiva juntos, um dos ships eternos da vida. Às vezes o romance é doce demais e me parecia forçado, um pouco como Romeo e Julieta, mas isso não me incomodou muito e logo o romance se desenvolve e começa a soar mais natural.

Assim que comecei a ler o livro, queria entender o porquê deste titulo e fiquei com medo de isso ser esquecido, mas a explicação aparece e ela envolve a mitologia criada pela autora e quando a entendi, fiquei fascinada.


O livro é ótimo, mas foi uma introdução – e uma ótima de uma introdução, por sinal - a uma história maior e ainda melhor que irá se desenvolver nos próximos livros. Esse é aquele tipo de livro que ou você ama ou odeia e isso pode ser decidido bem no começo da leitura, mas recomendo a todos que leiam este livro, que dêem uma chance a estória criada pela Laini Taylor porque ela só tende a melhorar.

E o final, gente. Aquele final. O final, o desfecho e tudo o que aconteceu nas ultimas 50 páginas parecia que era um soco no estomago. Eu amei o final e o achei muito bem colocado! Tanto que assim que terminei o livro, não conseguia parar de pensar nele! Eu não conseguia ler outro livro e tive que começar a ler o segundo livro da série logo em seguida porque queria voltar para este mundo criado pela Laini Taylor e saber o que aconteceria com os meus personagens queridos.

Enfim, eu amei esse livro, ele foi uma das melhores leituras de 2014 e sei que os outros livros da trilogia farão parte do time de melhores de 2015. A autora ainda tem muito a explorar, tanto do mundo criado quanto dos personagens. A trilogia só tende a evoluir. É uma fantasia urbana excelente e acredito que ira agradar a todos os fãs do gênero. A estória é bem rica e os personagens incríveis e encantadores, sem dúvida é um livro que recomendo a todos.

Título Original: Daughter of Smoke & Bone
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Páginas: 384

10 comentários:

  1. Oi, td bom?

    Essa capa é linda, né? Ultimamente tenho estado atraída por as capas dessa série haha
    Acho que é normal quando entramos num livro de fantasia que de início estranhemos as figuras propostas pelo autor, o bom é quando saímos do livro acreditando que elas existem realmente *.* haha

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu tô com esse livro em casa há mais e um ano! Uma outra adm do blog fala que é excelente, mas eu estava esperando lançar o último pra saber se o final valia a pena (depois de Divergente e A Seleção fiquei com os dois pés atrás com trilogias). Mas, pelo que ouvi dizer, o final é muito bom! Ele é o próximo da minha lista de leituras *-*

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Laini, que nome bem diferente da personagem no sentido de escrita: Karou. É até estranho olhar a escrita assim, dá agonia rs.
    Se bem que Avika também é algo bem incomum. Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre a obra e, claro, mais sobre essas duas personagens

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Olha, minha relação com esse livro é a seguinte: sempre ouvi ótimos comentários sobre ele, sempre mesmo! Mas nunca peguei para ler (apesar de me interessar pela história).. Espero ler, sem falta, em 2015.

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa se apaixonar por uma série de cara, né Yara!
    Não conhecia esse trilogia ainda, mas achei a capa linda e super curiosos os nomes dos personagens... Karou, Zuzuana, Akiva... mto mitológico mesmo :)
    Beijos
    Débora
    http://www.introducingyouabook.com/

    ResponderExcluir
  6. Poxa.. Eu vi um dia esse livro na promoção mas não comprei... Agora quero ler RSRS
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre fico com pé atrás quando se trata de mitologias, como vc disse, ou ama ou odeia. Pelo que entendi da história, acho que fico com amor hahaha, parece ser mt bom. E eu ando sentindo tanta falta de boas séries, acho que vou dar um chance pra esse livro.

    P.s.: Blog lindo, estou seguindo.
    Beijo :*
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro e adorei a originalidade presente na obra, porém ainda não dei continuidade para a série e nem sei se vou conseguir dar. São muitas pra acompanhar!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é extremamente linda <3 Tenho bastante interesse em lê-lo ^^

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro na minha estante a um tempão, mas por alguma razão, sempre que eu penso em ler algo ele acaba passando despercebido. Agora que a editora lançou os três talvez eu pegue para ler. Ainda não li resenhas negativas sobre ele o que me deixa bem empolgada.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir