17 fevereiro 2015

A Morte é Legal, de Jim Anotsu

Há uns dois anos eu li uma resenha de A Morte é Legal – que me convenceu logo no titulo afinal “A Morte é Legal” é um título muito legal para se ignorar – e fiquei louca para ler o livro. Desde então procurei o livro, sem sucesso até que finalmente consegui ler o livro pelo Kindle Unlimited!

Só conhecia a escrita peculiar do Jim Anotsu através de alguns contos, tinha gostado muito e fiquei curiosa para ler um de seus romances. E fico feliz em dizer que não me decepcionou em nada.

Em A Morte é Legal acompanhamos as estórias individuais dos irmãos Andrew e Amber, eles perderam a mãe e moram em Dresbel, que é uma cidade que atrai várias coisas sobrenaturais, o que me lembrou muito a Hellmouth de Buffy e apesar de isso poder ser coincidência, me deixou muito feliz. Andrew só fica em seu quarto ouvindo música, lendo livros e quer ser escritor, e é apaixonado por sua melhor amiga. Já Amber é uma garota cheia de atitude que quer ser uma grande rapper e que corre atrás de seus sonhos.

A parte da estória de Amber trás um drama muito real, no qual ela e Jonas, seu melhor amigo, fazem suas musicas, porém enquanto isso Jonas está sofrendo com bullying e Amber tenta se estabelecer como rapper em sua cidade e ganhar respeito de rua. Enquanto isso o mundo de Andrew é virado de cabeça para baixo quando ele conhece a Ive, a Princesa do Fim Inevitável e a filha mais nova da morte que tem mechas verdes no cabelo e a coelha Prozy, que é a guia espiritual da Ive e a coelha mais mal-humorada e engraçada que já conheci!

Ive está atrás dos três nomes do gato, que é a criatura mais importante do universo, e oferece um desejo a Andrew caso ele a ajude. Como Andrew está desesperado de amor por sua melhor amiga, ele aceita e eles partem atrás dos nomes. Mas como não poderia ser diferente, eles não são os únicos atrás dos três nomes.

O livro segue essas duas estórias e no começo, achei que mais pareciam dois livros diferentes, mas elas se conectam muito, principalmente no final e não só pelo fato dos dois serem irmãos.

A escrita do Jim Anotsu é muito gostosa! A escrita é leve e divertida e cheia de metáforas incríveis, mas ainda assim navega em um mar de assuntos mais sérios muito bem e de maneira sutil. A estória é cheia de referencias a cultura pop, muito humor negro e também tem romance. O legal é que no começo de cada capitulo tem algumas frases que podem parecer nonsense, mas eu as achei estranhamente poéticas e elas têm tudo a ver com o capitulo em questão.

A narrativa do Jim Anotsu é em terceira pessoa e passa pela visão de todos os personagens, o que nos dá a oportunidade de conhecer muito bem cada um e seus motivos, intercalando muito bem os capítulos de cada personagem. A ambientação é ótima, sempre há um clima frio presente e eu adorei isso, li o livro no calor desejando desesperadamente ir para Dresbel.

Uma das coisas que mais amei nesse livro é o quanto os personagens são complexos! Todos têm um objetivo que pretende atingir no livro e o que cada um faz para que isso aconteça pode facilmente cruzar a linha tênue que o leitor tenha de mau ou bom. Mas isso não faz o tal personagem realmente mau. É um assunto difícil de falar sem revelar nenhum spoiler, mas em vários momentos, me peguei realmente em duvida para quem eu estava torcendo. O Jim trabalhou e explorou muito bem os personagens, tanto os que estavam envolvidos na busca pelos nomes do gato quanto o drama de Amber e Jonas.


Um livro sempre tem alguns personagens que são bons e outros não, mas A Morte é Legal é um dos únicos que li que dá atenção a cada um de seus personagens. A estória deste livro é rica de muitas maneiras e me lembrou muito alguns vídeo games, mas foram os personagens e suas trajetórias que realmente me encantaram.

Eu achei o final tão bem encaixado! Ele não é um final muito hollywoodiano nem nada, mas é tão singelo que me agradou muito. Porém, tem uma coisa que me desagradou muito nesse livro e isso foi a revisão! A revisão – no ebook, pelo menos – está cheia de erros gramaticais e de concordância.

A Morte é Legal é uma ótima fantasia urbana e acredito que todos que gostem de fantasia vão se deleitar muito com o livro. É um livro muito bem escrito, divertido, com personagens ótimos e cheios de ótimos momentos nonsense.

Título Original: A Morte é Legal
Autor: Jim Anotsu
Editora: Draco
Páginas: 320

15 comentários:

  1. Oi! Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas já me interessei muito só pelo nome e pelas suas impressões. A premissa também é legal e gosto da ideia de vários personagens serem bem construidos. Acho que vou dar uma chance a ele sim!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Adorei a resenha. A capa é suuuper fofa =)
    Queria aproveitar e agradecer por ter comentado lá no blog. E, por isso, decidi te taguear em uma TAG que postei hj. Espero que goste.
    Beijos

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2015/02/tag-materias-literarias.html

    ResponderExcluir
  3. Oie
    eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa tão fofinha, e a história parece ser uma delícia de ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. AI MEU DEUS, esse livro tá na minha estante de desejados no Skoob há teeeeeeeeempos *O* É lindo ler uma resenha sobre ele em um blog que acompanho, por que, por mais interessante que o livro é só pelo título e sinopse, é sempre bom saber a opinião de alguém que confiamos nas resenhas.rs Gostei de saber dos personagens, que a narrativa é boa pra ler e que não é nada superficial. Com certeza quero esse livro na minha estante, uma pena ele estar tão caro :'(

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A capa é linda, a história parece ser bacana, só não curti muito o título, rsrs. Mas adorei tudo e já fiquei curiosa pra conhecer.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai nan muito caro, mas espero que valha a pena. Adorei o título ha ha. Adorei a capa e principalmente saber que a história não é superficial. Virou desejado.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  7. Oie Yara =)

    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa por causa do titulo. Fiquei bastante curiosa!
    Dica anotada ;)

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    eu não conhecia o livro, mas lendo sua resenha me peguei um pouco confusa, pois falou de duas historias que se encaixam depois. Como assim duas histórias?
    Vou dizer que por causa desta pergunta fiquei mais curiosa co o livro e como elas vão se cruzar e fazer tudo ter um sentido.
    Alem que você mencionou sobre o autor dar importância a todos os personagens, e mostrando que eles tem um objetivo, e cada um de sua maneira corre atras disso, em realizar este objetivo.. O que é interessante pois a verdade é: Que nós - os reais - também temos e de uma maneira tentamos alcança-los. Meio que o autor fez uma historia para nos mostrar algo, não é?
    Uma pena a revisão estar péssima, eu não sou fã disso e me pego bastante braba quando estou lendo e encontro isso. Mas sera que minha curiosidade vai deixar passar? Acho que não.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    SA Revista

    ResponderExcluir
  9. Eu já li Annabel e Sarah que é do mesmo autor e gostei demaaais. Logo que a Amazon lanou este A Morte é Legal eu baixei, mas até hoje não li ainda acredita, na verdade nem lembrava que tinha ele, mas tô achando que vou ler logo hein, eu adorei a escrita do autor.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Awww, que capa linda! E é uma história baseada bem na realidade né, nada de muito fantasioso. E isso dos personagens terem objetivos, expectativas, dá sempre uma energia a mais, a gente torce pra que eles consigam trilhar o caminho até alcançar né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Eve & Adam", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas me interessei bastante pela trama. kkk A capa é tão fofa que no fundo não combina muito com o título (visto através de uma primeira impressão). É tão bom quando personagens mexem conosco, né? Ainda melhor quando amamos cada um e nos identificamos.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi Yara! Eu não conhecia o livro, mas só pelo título eu fiquei afim de ler, e com os pontos positivos apontados na resenha você me convenceu.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e se olhasse apenas para a capa, não imaginaria que seria tão profundo, apesar do título transmitir isso. Achei interessante e a dica está mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a capa dele me atraiu muito e sem falar que a premissa dele me deu a impressão de ser aquelas histórias fofas que você precisa ler.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não me parecer ser um livro tão adulto, o fato de ser uma fantasia urbana já me ganhou. E, além disso, a premissa parece ser excelente.
    Vou conferir o livro, sem dúvidas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir