15 junho 2015

Me and Earl and the Dying Girl, de Jesse Andrews


Me and Earl and the Dying Girl é o YA mais diferente, único e perspicaz que eu já li e que você vai ler também – se você o ler, é claro. Me and Earl and the Dying Girl é aquele tipo de livro que ou você ama muito ou não. Me and Earl and the Dying Girl foi o livro que eu mais desejei que nunca acabasse porque eu adorava tanto meu tempo de leitura com ele que eu não me importaria se ele tivesse o triplo de páginas. E agora que acabou, mal posso esperar para rele-lo.

Este é um livro simples, já começando pelo titulo. Me and Earl and the Dying Girl é narrado pelo ponto de vista de Greg Gaines e a estória começa quando a mãe do Greg pede para ele fazer amizade com a Rachel porque recentemente foi descoberto que ela está com leucemia. Mesmo relutante Greg se torna amigo de Rachel. Então Greg e Earl, que é o amigo de Greg, decidem fazer um filme para a Rachel quando ela decide parar o tratamento. Esse filme é um filme que vai mudar tudo para eles e vai acabar se tornando o Pior Filme Já Feito.



Antes de falar de quantos sentimentos esse livro me deu, preciso falar dos personagens! Sabe aquelas pessoas na sua antiga escola que são meio estranhas? Então, esses são o Greg, o Earl e a Rachel. Greg é um garoto com cara de bolacha que é mais ou menos amigo de todo mundo, mas que não quer ser realmente amigo de ninguém na escola. O Earl é um garoto que fala muito palavrão, tem um temperamento ruim, é agressivo e gosta de falar mal das coisas que está comendo. Rachel é uma garota quieta, tem uma risada estranha e gosta do Hugh Jackman – quem não gosta, não é mesmo?


O que eu mais gostei nesses personagens é que eles são muito diferentes entre si, mas funcionam muito bem. Cada personalidade é única e tem um diferencial, são personagens marcantes. E o melhor: eles são adolescentes tão reais! E não só no quesito de inseguranças, duvidas e o modo de agir, mas também nos diálogos! MEU DEUS, OS DIALOGOS! Eles são rápidos, inteligentes e às vezes muito engraçados de tão nonsense e idiotas.



Uma coisa importante a se dizer é que Me and Earl and the Dying Girl é o livro mais engraçado que eu já li! Eu ria tanto e tão alto que pessoas ao meu redor ficavam assustadas. E o melhor é que o humor varia muito, às vezes ele é meio idiota e às vezes ele é um humor mais inteligente e ágil. É um humor negro muito bem colocado e além de um humor de situação, há muitos jogos de palavras.

Uma das coisas que uniram o Greg e o Earl e que o fizeram ficar amigos por tanto tempo é o amor de ambos por cinema. Além de amar cinema e assistir vários filmes juntos, eles também fazem seus próprios filmes. Eles fazem remakes de seus filmes favoritos e os seus próprios filmes. E OS FILMES DELES SÃO SENSACIONAIS! Tem um capitulo só com as sinopses desses filmes e era tanto filme estranho que só imaginando o quão bizarro e cult devia ser, eu ria de forma descontrolada.



Além da estória e dos personagens serem diferenciados, o modo como o Jesse Andrews escreve é mais único e divertido ainda! O jeito como o Greg se dirige ao leitor, quebrando sempre a quarta parede e fazendo comentários sarcásticos sobre a leitura, a estória e o leitor. Em muitas partes os diálogos ou certas situações são narrados em formato de roteiros e listas.

A edição em inglês hardcover é simplesmente linda e é uma daquelas edições que quero ter pela vida toda. O nível de inglês do livro é fácil, a leitura flui rapidamente, principalmente pela narrativa envolvente e gostosa do Jesse Andrews. O que pode, talvez, dificultar um pouco a leitura são algumas gírias e trocadilhos, porém isso também torna a leitura mais interessante.






Acho que não passei nem metade do meu entusiasmo com o livro porque eu realmente amei esse livro, ele me pegou de surpresa com sua criatividade e tom provocativo. Os personagens são únicos e com personalidades bem fortes, e não são feitos para agradar ao leitor, eles estão lá porque acabaram envolvidos naquilo e estão lidando com isso.

Me and Earl and the Dying Girl não é mais um livro YA, nem mais uma estória sobre o câncer e muito menos sobre um romance. Me and Earl and the Dying Girl é um livro divertido, realista e honesto. Recomendo a todos esse livro! Sério. Vocês tem que ler esse livro.

E é bom que o Senhor Jesse Andrews escreva outro livro logo porque, sinceramente, eu leria até a lista de compras dele. 



Resumindo, ao final e durante a leitura, eu variava entre essas três reações:







* Se interessou pelo livro, mas não sabe inglês? Não temas! A editora Rocco está lançando o livro agora, com um preço bem bacana e com a mesma capa. O nome do livro aqui no Brasil ficou como "Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer" 

* Mais uma razão para todos lerem o livro é que logo logo sai o filme. O filme será dirigido por Alfonso Gomez-Rejon e o próprio  Jesse Andrews participou na produção do filme. Além disso, o trailer está incrível e o filme é o grande vencedor de Sundance 2015! Pelo trailer, o filme está BEEEM fiel ao livro e eu estou MALUCA querendo ver o filme e revendo o trailer todos os dias. Enfim, assista ao trailer:





Título Original: Me and Earl and the Dying Girl
Autor: Jesse Andrews 
Editora: Amulet Books
Páginas: 304

5 comentários:

  1. Oi, Yara!

    Quando vi que a Rocco iria lançar este livro, não me empolguei ao ponto de querer lê-lo imediatamente, apesar de ter achado a sinopse bem bacana. Porém, vejo que a história, apesar de abordar temas comuns, tem um diferencial e é muito divertida. Fiquei curiosa para ler!
    Aliás, adorei que a editora manteve a capa original! É tão bonita.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa essa edição está perfeita mesmo. pena que não sei ler em inglês hehe. Mas que bom que vai ser lançado aqui, me interessei bastante pela história. Não se preocupe, deu para sentir seu entusiasmo sim hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie Yara =)

    Estou lendo muitas resenhas positivas desse livro, e confesso que estou bem curiosa. Espero ficar encantada como você, com a história *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito linda essa versão. Parece ser um livro sensacional. Infelizmente nunca tinha ouvido falar, obrigada pela dica. kkkkkk EU ri aqui quando você disse que riu alto lendo o livro. Deve ser demais. Fiquei muito interessada.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara,

    Não conhecia o livro e nem o filme! ótima resenha! E fotinhos que tirou do livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir