17 abril 2013

Carrie, a Estranha, de Stephen King

Título Original: Carrie 
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
Páginas: 140


Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. 


Carrie, A Estranha é um livro sobre uma adolescente reprimida e sua mãe, uma fanática religiosa. Neste livro, Stephen King me provou ainda mais o quanto é talentoso. Ler Carrie, A estranha foi uma experiência incrível, é o tipo de livro que sei que lerei de novo no futuro.

O livro já começa superinteressante com um prefacio que nós conta que quando o Stephen King escreveu o livro, logo em seguida o jogou no lixo porque o tinha achado ruim, mas Tabitha King achou o manuscrito no lixo, leu e incentivou o King a continuar a estória. E depois que li isso, eu agradeci eternamente por terem salvado está obra-prima. No prefacio, o autor também nós conta sobre duas ex-colegas de colégio que serviram de inspiração para a Carrie.
“É a última vez que magoam Carrie”
Desde que terminei a leitura deste livro, fiquei me perguntando como faria essa resenha, é difícil resenhar um livro que se gostou muito. Apesar de Carrie, A Estranha ser um livro mais antigo, pode-se dizer que é um livro bem atual porque não é um só sobre uma garota que tem o dom da telecinese, é também um livro sobre bullying. E é isso que move a estória, bullying e vingança. A estória em si é bem simples, mas a forma como ela é contada e desenvolvida é brilhante. E um tema de polemica que o livro trata muito bem é que na estória, a telecinésia é um fato cientifico que é muito bem explorado por sinal.

A narrativa do Stephen King nesse livro está inacreditável de tão boa, é leve e bem direta. A narrativa é em 3ª pessoa mostrando acontecimentos atuais e da infância da Carrie, sendo que os acontecimentos da infância são sempre do ponto de vista de outras pessoas, como por exemplo, dos vizinhos. O Stephen King deu um incrível aspecto jornalístico à estória, ela é contada de muitas formas, por revistas, testemunhas, livros, vitimas etc. Dá uma sensação de que tudo é real, o que torna a estória ainda mais intrigante.

A personagem principal, Carietta White ou simplesmente Carrie, se tornou uma das personagens que eu mais gosto. Criei uma simpatia tão grande pela Carrie que tem partes em que até me senti culpada por torcer por sua vingança. A Carrie é uma personagem complexa, que sofre de todas as formas possíveis. Uma adolescente reprimida, que só desejava ser como as outras, e eu não acho que ela era estranha, ela era apenas uma vítima do fanatismo religioso da mãe. A minha conclusão sobre a Carrie é que ela não era nem uma vilã e nem uma mocinha.

Uma coisa muito interessante no livro também é que ao decorrer da estória, a narrativa vai nos contando sutilmente quem irá sobreviver ou não no final, mas isso não estraga em nada a experiência de ler a parte final. Agora se você não sabe o final e não quer saber, recomendo que pule para último parágrafo. A narrativa já vai nos falando aos poucos como será o final do livro e quando finalmente acontece o King não poupa crueldade, a destruição que a Carrie causa na cidade é imensa, um trecho do final do livro ilustra isso muito bem:

“A impressão geral é a de uma cidade aguardando a morte chegar. Atualmente, é pouco dizer que Chamberlain jamais será a mesma. O mais exato seria dizer que Chamberlain simplesmente nunca mais existirá.”

Resumindo, o livro é muito, muito bom, é um livro dinâmico, instigante e muito prazeroso de se ler. O livro te prende te mostrando a mente atormentada de Carrie. E não se preocupem quem tem medo de estórias de terror porque o livro não dá medo, então deem uma chance ao livro. Super-recomendado.

15 comentários:

  1. Cara, preciso MUITO ler esse livro! Tem o filme e estão fazendo um remake! OMG! :O

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. Ei Yara, eu sempre leio comentários ótimos sobre os livros do autor, mas ainda não criei coragem para ler nada dele, porque parecem todos histórias de terror e, bom, sou medrosa ;x rsrs
    Ainda assim, tenho que concordar que a história parece ótima, ainda mais se o autor consegue nos fazer torcer por uma personagem que vai contra o que muitos de nós acredita ser o certo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia! Acho que esse é um bom livro para começar a ler livros do autor porque, como eu disse na resenha, mesmo quem é meio medroso pode ler porque o livro não dá medo.
      Beijos

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar do livro
    Mas não sou muito de ler livros policiais
    Tenho que começar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Ainda não li o livro, mas óbvio que já assisti as adaptações.
    E pretendo assistir a nova!

    Me identifico com a Carrie HAHAHAHAHA em termos...
    E no meu ponto de vista a mãe dela é a grande vilã de tudo.

    A gente sabe, tudo começa em casa!

    Abs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você! Para mim, a mãe dela é mesmo a grande vilã!
      Beijos

      Excluir
  5. Yara!
    Tenho medo de livros assim kkkkkkkkk!
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti aquela adaptação antiga há alguns anos e desde então quero muito ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade. Na verdade, eu quero muito ler algum livro do Stephen King pra conferir se ele é isso tudo mesmo que falam, ao menos parece que sim!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. King é amor! Mas Carrie não li ainda... gosto muito do filme, e quero ver se consigo ler antes de ver o remake.

    ResponderExcluir
  8. Oi Yara do autor eu li outros, este não tive oportunidade, mas gosto da escrita dele, prende e nunca é cansativa. Carrie é muito diferente do que pensei, e fiquei super afim de conhecer a história. Eu rcecomendo dele Saco de Ossos e Rose Madder.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Esse foi o meu primeiro livro d King e até hoje não consigo fazer uma resenha dessa obra, pois não sei achar palavras pra dizer o quanto adorei essa estória.
    Para mim a frase mais marcante é "sangue de porco para uma porca", SENSACIONAL!

    http://youngamilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Yeeey Yara !
    Nossa eu amo esse livro *-*
    Alias sou fã da maioria dos livros do Stephen King!
    Já viu o filme do Carrie ??
    Vai sair uma nova versão agora mas acredite a primeira é mto mara !
    Apesar é claro do livro ser sempre melhor !
    E eu morro de pena da Carrie =//
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O autor é sem comentários. É muito difícil achar alguém que não gosta. Já li vários livros dele e esse é um dos que eu não li ainda. Achei o tema interessante. Vou achar alguém pra me emprestar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii!!
    Sou louca pra ler algum livro do King! *O*
    A narrativa é em 3 pessoa, já gostei...
    Adoro esse gênero de leitura!
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir