01 maio 2015

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (Millennium #1), de Stieg Larsson


Antes mesmo de saber que era um livro, vi a adaptação sueca de 2009 de Os Homens que não Amavam as Mulheres e adorei! O filme estava na locadora – saudades de locadoras! – na sessão de lançamentos e com Lisbeth Salander em primeiro plano na capa. Ai em 2011, antes de eu poder ler o livro, saiu a adaptação americana de Os Homens que não Amavam as Mulheres. Eu já sabia tudo da estória e já amava Lisbeth Salander, agora era a hora de finalmente ler a trilogia e fico feliz que fiz isso porque Stieg Larsson me apresentou um livro intenso e com personagens únicos.

Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.

Como eu já vi os filmes, já sabia o final, então o que me interessava a principio era o modo como Stieg Larsson conduziria a estória a tal final. Estou mais acostumada e gosto mais de ler livros de fantasia, então entrar neste livro, para mim, foi uma experiência interessante e digo desde já que não poderia ser melhor. Os Homens que não Amavam as Mulheres é um livro vibrante e que emana mistério e despertou minha curiosidade já nas primeiras páginas.

No começo fiquei preocupada porque a estória tem uma grandeza de detalhes e muitos personagens de nomes com os quais não estou acostumada, mas não, logo no inicio da leitura já me senti envolvida na estória. Achei a escrita do Stieg Larsson bem fluida e fácil, mesmo nos momentos mais lentos da trama. E isso é um ponto para se ressaltar, que mesmo nos momentos mais lentos, a trama ainda assim é intrigante.

A estória dos personagens e a trama central do assassinato de Harriet são envolventes e muito interessantes, uma vez que você está imerso na estória, é difícil largar o livro. A estória se passa na Suécia e isso deu um clima ao livro muito favorável e frio, bem condizente com a estória.

E os personagens! Mesmo se a estória fosse mediana, – o que não é! - Stieg Larsson está de parabéns pelos personagens cheios de falhas, únicos e tão reais que criou. Mesmo os personagens coadjuvantes têm uma forte presença.



Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander são extremos opostos e fazem um trabalho em equipe incrível. Mikael Blomkvist é um jornalista ético e cheio de carisma. Já Lisbeth Salander é uma hacker cheia de problemas, com histórico de abusos e com desconfianças enormes pela policia, e que utiliza métodos de natureza questionáveis para obter informações, tanto na investigação quanto para outros assuntos.

Todos os personagens são complexos e incrivelmente bem escritos, principalmente Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. Lisbeth Salander é a minha personagem favorita porque além de ela ser uma personagem fascinante e muito bad ass, ela é intensa e cheia de camadas.

O interessante da leitura é que além da trama cheia de mistérios, Stieg Larsson faz várias criticas a sociedade sueca e fala sobre conflitos éticos e morais, e abrange muito bem a violência a mulher.


É uma leitura fascinante, intensa, cheia de mistérios e cenas fortes. O livro começa de um jeito e vai tendo um crescimento e amadurecimento gradualmente incrível. É um livro obrigatório para quem gosta de thrillers e personagens complexos.

Título Original: Män som hatar kvinnor
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 522

3 comentários:

  1. Oie Yara
    Eu li esse livro no lançamento, então tem bastante tempo. lembro de ficar extasiada em terminar um livro tão longo em apenas 2 dias. Stieg era sensacional.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. PARA TUDO! Eu amo essa trilogia, eu li os três livros muito rápido, lembro até hoje da sensação: inverno, edredom, chocolate quente e eu não saindo do quarto por nada no mundo por causa da trilogia iusiausi
    Um beijo, ótima resenha.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Mistérios, cenas forte e personagens bem desenvolvidos... fiquei tentado a ler esse livro. parece ser bom, anjo! Curiosaa...
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir