02 junho 2015

Por Isso a Gente Acabou, de Daniel Handler

Seja como Daniel Handler ou Lemony Snicket- que é o pseudônimo do Daniel Handler – na capa, eu vou querer ler o livro. Li poucos livros do Daniel Handler, mas a narrativa dele é sempre interessante e diferenciada, ela parece um emaranhado de pensamentos meio desconexos que foram encaixados em um livro e que deu certo. Ai você me pergunta: isso é bom? Bom, às vezes sim, é uma narrativa estranha, rápida e informal que me atrai.

Por Isso a Gente Acabou é uma carta enorme que a Min escreve para o Ed Slarteron despois que eles terminam. A carta conta a estória de como se conheceram e seu relacionamento até o termino. A carta é entregue numa caixa junto com vários itens que Min guardou ao longo do relacionamento como brincos que ela ganhou do Ed, uma camisa e ingressos para o cinema.

A edição da Companhia das Letras é um diferencial a mais, que além de ser linda, é cheia de ilustrações dos itens citados pela Min ao longo do livro.

Não vou mentir, Por Isso a Gente Acabou é o livro que me deixou com o sentimento mais confuso após a leitura. Durante a leitura eu estava amando o livro, e ao chegar ao final do livro, fui pensando mais sobre ele e encontrando defeitos aonde não queria. Por Isso a Gente Acabou é, apesar de tudo, um livro bom, não me entendem mal. Por Isso a Gente Acabou é um livro que explora um relacionamento entre dois adolescentes ao máximo e por mais defeitos que o livro possua, não tinha como ficar indiferente ou não se identificar com alguns pontos da estória.

"Foi por isso que a gente acabou, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos."
Eu adorei o modo como a Min Green e o Ed Slarteron se conheceram e como eles parecem que se atraíram para o fato do quanto eles eram diferentes. A Min gosta de café e assistir a filmes antigos e o Ed é um aluno popular da escola e co-capitão do time de basquete. O fato de eles serem tão diferentes e saírem tanto de sua zona de conforto para fazer o relacionamento dar certo é interessante.

Um exemplo é quando a Min compra um café para o Ed – que até o momento odiava café – e ele adora e fala que vai se lembrar dela sempre que o tomar. O fato de eles saírem da zona de conforto e conhecer coisas novas é bem real, porque o relacionamento pode acabar, mas coisas pequenas como essas ficam e podem até vir a fazer parte do nosso cotidiano sem percebemos.


A Min é adorável, inteligente e a sinceridade e intensidade que ela coloca na carta é admirável. É complicado falar do Ed porque o vemos através dos olhos da Min e mesmo não achando ele uma pessoa tão legal, ele é um personagem interessante. Pode parecer exagero, mas eu adoraria ler essa estória pelos olhos do Ed também. O Al - mellhor amigo da Min - é um amorzinho e a todo momento eu me divertia com o jeito dele.

Um dos pontos negativos do livro foram alguns monólogos da Min, alguns eram ótimos e davam mais poder para a personagem, mas alguns chegavam a ficar meio chatos. Às vezes o livro parecia se contradizer, mas tampando o sol com a peneira ou não, atrelei isso ao fato da Min estar escrevendo a carta pouco tempo após o termino e de coração partido.


Outra coisa meio chata são as referencias a filmes da Min. Gente, eu estou chocada porque uma das coisas que mais amo em livro são referencias então, por favor, fique tão chocado quanto eu. Admito que as referências deram um charme a estória, mas tinha hora que era muita referencia a filmes que eu nunca vi e isso foi um pouco chato. 

Mesmo com os pontos negativos, separo Por Isso a Gente Acabou como um dos livros mais legais sobre relacionamento e sobre términos. Além de relacionamentos, o livro também fala sobre sexo, amizade, escola e autoestima. Mesmo não sendo ótimo, é um bom livro e recomendo a todos que gostam de YA a conhecer a estória de Min Green e Ed Slarteron. 


* Li algumas noticias há algum tempo que Por Isso a Gente Acabou iria ter uma adaptação cinematográfica, só que nunca mais vi nada sobre isso. Porém, um filme seria legal, então estou torcendo para esse filme acontecer.

* O incrível Daniel Handler tem o why we broke up project - Projeto Por Isso a Gente Acabou - no tumblr onde os leitores podem contar a estória de algum termino. Eu mesma já fiquei horas lendo alguns relatos e adorei. E o melhor, tem relatos de algumas pessoas bem incríveis como, sei lá, Neil GaimanMatthew Quick, David LevithanHolly Black e mais outros. ENTÃO NÃO É POUCA COISA! Então mesmo que não tenha curtido a trama do livro, clica aqui e conheça o projeto porque é bem legal!!


Título Original: Why We Broke Up
Autor: Daniel Handler
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 368

9 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem interessante apesar dos apesares, vou arriscar ler qualquer dia ora ver se gosto. Gostei da sua resenha.

    Beijos:*
    Dani - http://www.escritasnachuva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Leia sim porque apesar dos pesares, é um livro bem legal. E fico legal que gostou (:

      Beijos!

      Excluir
  2. Adoro a capa desse livro e já tinha esquecido o quanto queria lê-lo!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yara!
    Eu sempre tive curiosidade com esse livro e tô em uma onda ultimamente que quero ler esse tipo de história. Acho que ele vai voltar para o meu carrinho de compras UAHSUAHSUAHS
    Ao contrário de você, acho que não me incomodaria com as referências a coisas que eu não conheço, porque quando eu gosto do personagem eu adoooro conhecer as coisas que ele ama. E essa seria uma ótima oportunidade, além de uma hora para conhecer mais fiiiilmes :P
    Continuo querendo ler :3

    bjs
    www.blogsomaisum.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bibs! Então, eu também adoro referências, mas era tanto que incomodava e algumas nem existem HUAHAUSUS
      Mas é sempre legal conhecer as coisas que seus personagens favoritos gostam, isso até amplia a experiencia da leitura haha

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu amei esse livro, a Min foi uma personagem que eu amei conhecer, as vezes me sentia um pouco sufocada com a intensidade de suas emoções, mas achei bem crível, já que o momento pedia. Meu único problemas a referências, é quando elas de filmes, músicas, livros que não existe, vontade de puxar a orelha do autor.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Também gostei muito da Min. Eu me irritava com ela as vezes, mas como você disse, é muito crível porque o momento pedia por isso, então eu entendia o porquê das ações dela.
      Vontade de puxar a orelha do autor por causa da referências é uma coisa que eu não esperava. mas é verdade haha

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Yara, já vi algumas resenhas desse livro, sempre fico divido entre lê-lo ou não... rsrs, mas confesso que ele tem uma premissa que me chama bastante atenção.

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir