14 novembro 2014

A Máquina de Contar Histórias, de Maurício Gomyde

Sempre quis ler algo do Maurício Gomyde porque sempre via muitas resenhas positivas de seus livros, por isso quando comecei a ler A Máquina de Contar Histórias, queria muito gostar do livro, mas infelizmente esse livro não deu certo comigo.

Neste livro, conhecemos Vinícius Becker, ele é um famoso escritor, best-seller mundial que está lançando um livro novo, que é o livro mais aguardado do ano. Mas, no dia do lançamento de seu livro, Vinícius recebe a noticia que sua esposa Viviana, depois de anos lutando contra a leucemia, morreu sozinha em um quarto de hospital. Vinícius então volta para casa para o enterro da mulher e para a vida das filhas Valentina, de 16 anos e Vida, de 4 anos.

Vinícius tem um relacionamento inexistente com as filhas porque ele sempre esteve muito ocupado com a carreira. E então decide reconstruir seu relacionamento com as filhas e ser um pai melhor.

Quando li a sinopse do livro, o achei muito interessante, não leio muitos dramas familiares, mas quando leio, adoro e queria começar a ler mais dramas. Porém, desde o começo, o livro começou a me desagradar em vários aspectos. A escrita do autor é boa, mas em vários momentos ela me pareceu muito arrastada. A estória é bonita e tinha tudo para ser bem emocionante, mas simplesmente não funcionou para mim, em vários momentos tudo me parecia muito forçado.
"A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou lista de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão do lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença."

Porém meu maior problema com o livro foram os personagens! Eu gostei da Valentina e da mãe, Viviana, mas mesmo gostando delas, não consegui me conectar com nenhum personagem. A Valentina é inteligente e eu gostava bastante dos diálogos dela com o pai. O Vinícius é um bom personagem, mas em nenhum momento eu consegui acreditar completamente em sua redenção.

Achei que no final, a Valentina tem uma mudança brusca de pensamento e de atitude, e essa é uma mudança que eu gostaria de ter visto sendo feita gradativamente. Mas, mesmo eu não conseguindo me conectar com os personagens, o livro conseguiu me emocionar em alguns momentos e eu lhe dou credito por isso. A edição está muito linda e a capa é incrível, cheia de elementos da estória.

Eu recomendo o livro para quem gosta de dramas e de leituras que possam vir a te emocionar, o livro não funcionou muito bem comigo, mas deu e pode dar muito certo com outros leitores.

Título Original: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas
Páginas: 192

11 comentários:

  1. Olá :D
    Sofro dessa mesma curiosidade em relação aos livros do Maurício! Acompanho ele nas redes sociais e sempre vejo altos elogios às narrativas dele, por isso a curiosidade só aumenta. Mas é sempre bom ver outro lado das opiniões, até porque nenhum livro agrada todo mundo né?
    Gostei da sua resenha e dos pontos que não te conquistaram tanto (eu tenho sérios problemas quando os personagens não me conquistam! Não importa quão boa seja a história, se soa forçado, eu desisto completamente da leitura e_e)
    Espero poder ler em breve para tirar minhas impressões, para parabéns pelo texto :)

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É um livro que eu iria gostar muito justamente porque me emociono facilmente com algumas histórias. Já li muitas resenhas, mas nunca li o livro. Inclusive acompanho o autor pelas redes sociais. Espero um dia ter a oportunidade.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar desse autor, mas fiquei curiosa pela história desse livro (que aliás, é seu primeiro dele, né?). A capa também incentiva muito a isso! kkk
    Beijao!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Esse não é o primeiro livro dele não, ele já lançou vários, como Ainda não te disse nada, O Mundo de Vidro e outros.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Yara! Foi o terceiro livro dele que li, embora tenha gostado muito dos dois primeiros, este aqui não me deixou satisfeita, não acreditei também no arrependimento do protagonista, eu sentia que a situação era muito forçada, leia outros dele publicados anteriormente, acredito que vão agradar mais.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara,
    Eu tenho esse livro aqui guardado em algum lugar e eu nunca o peguei pra ler, porque achei que ele não seria tão bom quanto eu pensava, mas sua resenha me fez olhar pra ele de um jeito diferente, acho que vou dar uma chance pra ele.
    Beijo Lari ^-^

    -Vitamina de Pimenta-

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela prudência em destacar que aquilo que não dá certo pra nós pode dar para outras pessoas.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  7. oie Yara
    que pena que o livro não funcionou para você.
    Eu gostei muito, amo os livros do Mauricio, e esse foi o meu favorito.
    bjs
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já não me interesso muito por dramas familiares, não é uma leitura que me interessa logo de cara, mas também sou curiosa em ler algo do Mauricio, sempre leio resenhas boas sobre os livros dele. Tenho esse em casa, só esperando a leitura, espero não me decepcionar tanto assim e gostar de alguns personagens também.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei encantada com a capa.
    Mesmo assim, não me interessou muito a leitura.
    :(

    Seguindo você!
    :D


    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi muito sobre esse livro e estou cada vez mais interessada nele.

    Beijos e abraços!
    https://diario-noturno.blogspot.com/

    ResponderExcluir